III Fórum de Extensão

III Fórum de Extensão

Compartilhando Saberes e Cidadania: Os Desafios da Curricularização da Extensão 

07 e 08/11/2018 

Apresentação

Com o objetivo de possibilitar a troca de experiências e a divulgação dos impactos sociais das ações extensionistas, a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) estará promovendo nos dias 07 e 08 de novembro de 2018 o III FORUM DE EXTENSÃO DA UNICAP.

A realização deste Fórum faz parte do esforço que vem sendo empreendido há algum tempo para a consolidação da Extensão na UNICAP, por considerá-la indissociável da própria identidade de nossa Universidade enquanto instituição comunitária.

Os trabalhos apresentados durante o Fórum deverão tratar de programas, projetos e ações de extensão em conformidade com as áreas temáticas estabelecidas para a extensão universitária: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.

Os trabalhos poderão ser apresentados na modalidade de Relato de Experiência ou de Pôster, conforme as normas dispostas no edital, que poderá ser acessado no link da Extensão/UNICAP.

Esperamos contar com a adesão de todos vocês – colegas professores e estudantes – à nossa proposta! E que, ao viabilizar o compartilhamento dos projetos e ações de Extensão desenvolvidas na UNICAP e em outras IES, este Fórum descortine as inúmeras possibilidades de práticas extensionistas, além de que possa favorecer o diálogo entre a universidade, instituições, organizações e comunidade, contribuindo para a construção de novos conhecimentos, comprometidos com a ética e a cidadania ativa.

1. JUSTIFICATIVA:

A importância da extensão no âmbito da UNICAP está expressa na visão de futuro norteadora do agir institucional, no período 2017-2022, a seguir descrita: “Ser Referência como Universidade Comunitária no Brasil, forte no ensino e pesquisa, exemplo de excelência na extensão, alinhada com as demandas do desenvolvimento regional e nacional; comprometida com a transformação social; organizada em padrões modernos e sustentáveis por uma comunidade acadêmica consistente e inovadora, movida pela capacidade de sonhar, projetar e realizar”.

No intuito de alcançar tais objetivos e consolidar a Extensão como dimensão estratégica de cunho sociopolítico que efetiva a mediação entre a Unicap e a sociedade, caracterizando-se como ação de um sujeito coletivo (universidade), numa perspectiva ética e comprometida com os direitos humanos, foi criado o Comitê Gestor da Extensão o qual vem propor a realização desse III Fórum de Extensão da Unicap.

A realização desse Fórum representa a consolidação do esforço que vem sendo empreendido há algum tempo para institucionalizar esta área por considerá-la indissociável da própria identidade de nossa universidade enquanto instituição comunitária.

Os trabalhos apresentados durante o Fórum deverão tratar de programas, projetos e ações de extensão em conformidade com as áreas temáticas estabelecidas para a extensão universitária: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho. Os inscritos poderão apresentar seus trabalhos na forma de comunicação oral e pôster.

O evento justifica-se, primeiramente, por abrir espaço a docentes e discentes que desenvolvem ações extensionistas e que desejam compartilhar experiências, divulgando o impacto social produzido por estas ações. Em segundo lugar, explicitando o sentido de troca e parceria, próprios da Extensão, o Fórum deverá estimular a que docentes e discentes de outras instituições de Ensino Superior venham apresentar seus projetos e ações de extensão. Por fim, irá ampliar a interlocução entre ensino, pesquisa e extensão e com diversos setores da sociedade/comunidade – grupos, associações, empreendedores, etc. – de modo a que estes, participando das diversas atividades do evento, possam inspirar a elaboração de ações de extensão pela comunidade acadêmica.

2. OBJETIVOS

GERAL: Discutir a concepção de Extensão, com ênfase na curricularização e as diversas possibilidades de práticas extensionistas de modo a fortalecer a institucionalização da Extensão na UNICAP.

ESPECÍFICOS:

  • Ampliar a compreensão acerca das possibilidades de desenvolvimento de ações extensionistas junto à comunidade acadêmica.
  • Possibilitar a troca de experiências e a divulgação dos impactos sociais das ações extensionistas já desenvolvidas na UNICAP e outras IES.
  • Estimular a discussão sobre os modos de articulação entre ensino, pesquisa e extensão na Universidade, visando à produção de conhecimento e à formação acadêmica e cidadã dos envolvidos.
  • Dialogar diversas ações extensionistas entre a universidade, instituições, organizações e comunidade, com vistas à curricularização.

3. ESTRUTURA DO EVENTO

  • Período: dois dias – 07 e 08/11/2018 (quarta e quinta-feira):

Programação e Resultado

07/11/18 (quarta-feira)

 APRESENTAÇÃO ORAL

Horário: das 14h às 17h

Local: sala 507 – Bloco G4 – 5º andar

 

Projetos de Extensão:

. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – Prof. Vicente Francisco

. Robótica Aplicada ao Ensino Fundamental: uso do NAO para o ensino do Inglês – Prof. Robson Lins

. Grupo de Convivência de Sujeitos Afásicos (GCA) e Grupo de Estudos a Atendimento à Gagueira (GEAG) – Nadia Pereira;

. Serviço de Atenção ao Idoso (SAI) – Profª Cirlene Francisca;

 

07/11/18 (quarta-feira)

TEMA:

III FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNICAP: Compartilhando Saberes e Cidadania: Os Desafios da Curricularização da Extensão

Abertura Oficial

Horário: das 18h30 às 21h

Local: Anfiteatro – Bloco G4 – 3º andar

 

PALESTRA DE ABERTURA:

A EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: OS DESAFIOS DA CURRICULARIZAÇÃO.

Pró-Reitor de Graduação e Extensão

Prof. Degislando Nóbrega de Lima

Coordenação Geral de Extensão

Profª Odalisca Cavalcanti de Moraes

Palestrante: Wanderley Chieppe Felippe

 

08/11/18 (quinta-feira)

 III Mostra Extensionista:

PÔSTERES DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA UNICAP E OUTRAS IES

Horário: das 14h às 17h

Local: Hall da Biblioteca

 

08/11/18 (quinta-feira)

 APRESENTAÇÃO ORAL

Horário: das 14h às 17h

Local: sala 507 – Bloco G4 – 5º andar

 

Projetos de Extensão:

 . Terapia Manual na Comunidade – Prof. Paulo Veiga;

. AtelierVivo – Prof. Luiz Ricardo;

. Casula: da Pesquisa à Extensão – Profª Ana Rolim

. Leitura e Interpretação de Textos Filosóficos – Prof. Danilo Vaz-Curado

 

APRESENTAÇÃO ORAL

 Horário: das 14h às 17h

Local: sala 508 – Bloco G4 – 5º andar

 

Projetos de Extensão:

. Cine Filosofia – Prof. Ricardo Pinho

. Liga Acadêmica de Neurocirurgia – Prof. David Plácido

. Liga Acadêmica de Pediatria – Prof. José Vilarim

. Vivenciando a Física – Prof. Antônio Cruz

 

 APRESENTAÇÃO ORAL

Horário: das 18h30 às 21h

Local: Sala 507 – Bloco G4 – 5º andar

 

Projetos de Extensão:

 .  Contando e Aprendendo com História – Profª Graziela Brito;

LudEduc em Saúde – Profª Shalom Pôrto;

. Liga Acadêmica de Síndrome Metabólica – Profª Marise Carvalho;

ReconstRua: saúde na rua – Profª Leila Karina;

Jogos Lúdicos para Idosos – Prof. José Argemiro;

 

 

Atividades

Atividades

  • Palestras, rodas de diálogos, mostra de pôsteres de projetos de extensão, oficinas ministradas por docentes e discentes da graduação e pós-graduação da UNICAP.
  • Apresentações culturais.

Modelo de Pôster

Baixe o arquivo (pptx)