IV Semana de Computação

P R O G R A M A Ç Ã O

Dia 04/05/2015 – 2ª feira

Noite

Minicurso: Introdução Agentes Inteligentes para ambientes de simulação.

Em ambientes de simulação complexos, para uma devida experiência imersiva, o usuário precisa interagir com agentes artificiais que consigam se passar por agentes reais. Nesse sentido, o estudo de Agentes Inteligentes Artificiais e seu desenvolvimento é uma área completamente correlata a realidade virtual e aumentada.

Esse minicurso introduzirá os conceitos relacionados a modelagem e desenvolvimento de Agentes Inteligentes Artificiais e aplicará esses conceitos em um ambiente de simulação de batalhas chamado Robocode.

Instrutor: Antonio Luiz de Oliveira Cavalcanti Júnior, professor do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco.

Dia 05/05/2015 – 3ª feira

Noite

Minicurso: Introdução Agentes Inteligentes para ambientes de simulação.

Dia 06/05/2015 – 4ª feira

Oficina: Introdução à programação em Python com Realidade Aumentada

Diogo B. Henriques (Doutorando em Ciência da Computação da UFPE)

Palestra: Realidade Virtual e Aumentada

Profa. Dra. Veronica Teichrieb (Centro de Informática da UFPE)

Dia 07/05/2015 – 5ª feira

Palestra: Uso de Realidade Virtual e Aumentada na Educação

Prof. Anderson Souza – Ensina Aqui Learning Tools.

Palestra: Sistemas baseados em localização

Lizandro Nunes da Silva

Dia 08/05/2015 – 6ª feira

Oficina: Introdução à programação em Python e Realidade Aumentada

Diogo B. Henriques (Doutorando em Ciência da Computação da UFPE)

Palestra: Computação paralela utilizando GPU

Prof. Dr. Tiago Alessandro Espínola Ferreira (UFRPE)

Palestra: Áudio em Aplicações de Realidade Virtual

Com a popularização dos Head-Mounted Displays (HMDs), a área de Realidade Virtual hoje está na mira de grandes empresas. A criação de ambientes de Realidade Virtual naturalmente exige muito da área de Computação Gráfica, mas agora percebe-se o quão importante são os efeitos sonoros para a criação de uma experiência completamente imersiva. Nessa palestra, falaremos do estado-da-arte de algumas das técnicas mais importantes da área, como: Espacialização, Auralização, Foley, Sincronização e PBS (Physically-Based Sound).

Palestrante: Rafael Marinheiro é graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco. Ele tem dois anos de experiência em grupos de pesquisa em Computação Gráfica e Realidade Virtual. Na sua última experiência, Rafael trabalhou com Aúdio e Realidade Virtual no Laboratório de Computação Gráfica e Visão Computacional da Universidade de Cornell nos EUA.