P R O G R A M A Ç Ã O
Dia 04/05/2015 – 2ª feira |
|
Noite |
|
18h às 22h |
Minicurso: Introdução Agentes Inteligentes para ambientes de simulação. Em ambientes de simulação complexos, para uma devida experiência imersiva, o usuário precisa interagir com agentes artificiais que consigam se passar por agentes reais. Nesse sentido, o estudo de Agentes Inteligentes Artificiais e seu desenvolvimento é uma área completamente correlata a realidade virtual e aumentada. Esse minicurso introduzirá os conceitos relacionados a modelagem e desenvolvimento de Agentes Inteligentes Artificiais e aplicará esses conceitos em um ambiente de simulação de batalhas chamado Robocode. Instrutor: Antonio Luiz de Oliveira Cavalcanti Júnior, professor do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco.
|
Dia 05/05/2015 – 3ª feira |
|
Noite |
|
18h às 22h |
Minicurso: Introdução Agentes Inteligentes para ambientes de simulação. Em ambientes de simulação complexos, para uma devida experiência imersiva, o usuário precisa interagir com agentes artificiais que consigam se passar por agentes reais. Nesse sentido, o estudo de Agentes Inteligentes Artificiais e seu desenvolvimento é uma área completamente correlata a realidade virtual e aumentada. Esse minicurso introduzirá os conceitos relacionados a modelagem e desenvolvimento de Agentes Inteligentes Artificiais e aplicará esses conceitos em um ambiente de simulação de batalhas chamado Robocode. Instrutor: Antonio Luiz de Oliveira Cavalcanti Júnior, professor do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco.
|
Dia 06/05/2015 – 4ª feira |
|
Tarde |
|
16h30 às 18h30 |
Oficina: Introdução à programação em Python com Realidade Aumentada Diogo B. Henriques (Doutorando em Ciência da Computação da UFPE) |
Noite |
|
19h às 21h |
Palestra: Realidade Virtual e Aumentada Profa. Dra. Veronica Teichrieb (Centro de Informática da UFPE) |
Dia 07/05/2015 – 5ª feira |
|
Noite |
|
19h às 20h20 |
Palestra: Uso de Realidade Virtual e Aumentada na Educação Prof. Anderson Souza – Ensina Aqui Learning Tools. |
20h30 às 21h50 |
Palestra: Sistemas baseados em localização Lizandro Nunes da Silva |
Dia 08/05/2015 – 6ª feira |
|
Tarde |
|
16h30 às 18h30 |
Oficina: Introdução à programação em Python e Realidade Aumentada Diogo B. Henriques (Doutorando em Ciência da Computação da UFPE) |
Noite |
|
19h às 20h20 |
Palestra: Computação paralela utilizando GPU Prof. Dr. Tiago Alessandro Espínola Ferreira (UFRPE) |
20h30 às 21h50 |
Palestra: Áudio em Aplicações de Realidade Virtual Com a popularização dos Head-Mounted Displays (HMDs), a área de Realidade Virtual hoje está na mira de grandes empresas. A criação de ambientes de Realidade Virtual naturalmente exige muito da área de Computação Gráfica, mas agora percebe-se o quão importante são os efeitos sonoros para a criação de uma experiência completamente imersiva. Nessa palestra, falaremos do estado-da-arte de algumas das técnicas mais importantes da área, como: Espacialização, Auralização, Foley, Sincronização e PBS (Physically-Based Sound). Palestrante: Rafael Marinheiro é graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco. Ele tem dois anos de experiência em grupos de pesquisa em Computação Gráfica e Realidade Virtual. Na sua última experiência, Rafael trabalhou com Aúdio e Realidade Virtual no Laboratório de Computação Gráfica e Visão Computacional da Universidade de Cornell nos EUA. |