EMENTAS DAS ATIVIDADES DA XXIV SEMANA DE ESTUDOS DOCENTES E DO IX FÓRUM DE FUNCIONÁRIOS – 2014
1. Painel: ENADE em ritmo de comunicação: das políticas públicas às práticas institucionais – 40 VAGAS
– O ENADE como política pública – Prof. Hélio Pereira Lima
– O ENADE no contexto da Unicap – Prof. Cezar Augusto Cerqueira
– O ENADE nos Cursos de Graduação: experiência de Engenharia Civil – Prof. Joaquim Teodoro Romão de Oliveira
Coordenação: Profa. Aline Maria Grego Lins
Local: sala 305G
Estudo do Exame Nacional de Avaliação do Estudante – ENADE, como um dos componentes básicos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, focalizando os resultados e as suas repercussões no contexto da Unicap e dos cursos de graduação.
Obs.: Atividade destinada, preferencialmente, aos Diretores de Centro, Coordenadores de Cursos, Assessores Administrativos e Secretarias de Centro. Dia 31.01.2013 – das 9 às 12h.
2. Oficina: A psicologia do trabalho no acolhimento e na saúde mental do trabalhador
Coordenação: Profa. Regineide Marques Simões – 30 VAGAS
Local: sala 306G
Entendimento sobre os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, compreendendo e atuando nos processos relativos ao trabalho, explorando, analisando e oferecendo ferramentas para lidar com as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, os grupos, e os problemas organizacionais ligados à gestão de pessoas.
3. Oficina: Acessibilidade e Inclusão: o que você sabe sobre isso?
Coordenação: Profa. Clarice Travassos Sobrinha – 40 VAGAS
Local: sala 307G
O sentido da acessibilidade e da inclusão numa instituição de Ensino Superior socialmente responsável.
4. Oficina: Agenda Socioambiental da Unicap: o início da caminhada
Coordenação: Prof. José Edson Gomes de Souza – 40 VAGAS
Local: sala 308G
Apresentação dos resultados da avaliação realizada junto à comunidade universitária sobre o seu posicionamento a respeito das questões socioambientais, tendo como meta a implantação, em 2014, da Agenda Socioambiental da Unicap. Discussão sobre as formas de implementar, efetivamente, ações sustentáveis nos diferentes segmentos eleitos pela comunidade (Energia, Água, Gestão de Resíduos e Educação Ambiental).
5. Oficina: Avaliação Institucional: o que estamos avaliando? O que estamos fazendo com os resultados das avaliações?
Coordenação: Profa. Maria da Conceição Bizerra e Profa. Maria Helena Costa Carvalho – 40 VAGAS
Local: sala 309G
Estudo do Projeto e análise das práticas de autoavaliação institucional vividas no interior da Católica, com o objetivo de captar subsídios visando à reelaboração do citado Projeto e à implantação de mudanças na sistemática de avaliação interna da Universidade.
Obs.: Atividade destinada, preferencialmente, aos Diretores de Centro, Coordenadores de Cursos, Assessores Administrativos e, pelo menos, um representante do Núcleo Docente Estruturante de cada Curso.
6. Oficina: Caminhos da Pós-graduação na Unicap
Coordenação: Profa. Maria Cristina L. de A. Amazonas – 40 VAGAS
Local: sala 310G
Apresentação geral da Pós-graduação stricto e lato sensu da Universidade Católica de Pernambuco – cursos oferecidos, avanços obtidos e desafios a serem superados. Planejamento para o triênio 2013/2014/2015.
7. Oficina: Como preparar slides em power point para as aulas?
Coordenação: Prof. Fernando Israel Fontanella – 40 VAGAS
Local: sala 311G
Noções gerais de planejamento e design de slides para aulas. O slide, como ferramenta visual, articulada com o conteúdo da disciplina. Função motivacional para o docente e o discente. Regras para a produção de slides de qualidade: forma e fundo, cor, texto e imagens. Interatividade com os alunos: compartilhamento do slide, publicação e feedback. Qualidade do slide, como diferencial profissional para o docente.
8. Oficina: Como se expressar com clareza, objetividade e correção linguística durante uma entrevista
Coordenação: Daniel França e Luca Pacheco (ASSECOM) – 20 VAGAS
Local: sala 510A
Demonstração teórica e prática de como participar de entrevistas no rádio, TV, jornal e Internet. A maneira de como lidar com o jornalista/repórter, as necessidades da imprensa durante o processo da entrevista, a comunicação colaborativa e a importância da mídia espontânea na consolidação e manutenção da imagem institucional da Unicap.
9. Oficina: Conheça a Divisão de Programação Acadêmica – DPA
Coordenação: Profa. Arminda Saconi Messias – 40 VAGAS
Local: sala 402G
Apresentação das atividades que a Divisão de Programação Acadêmica – DPA realiza, sobretudo, no relacionamento com professores.
10. Oficina: Conhecendo e aprendendo sobre os canais de comunicação da Unicap
Coordenação: Elano Lorenzato e Paula Losada (ASSECOM) – 40 VAGAS
Local: sala 403G
Apresentação geral dos canais de comunicação existentes na Universidade Católica de Pernambuco, suas características e possibilidades de potencializar os resultados comunicacionais, por meio deles.
11. Oficina: Conhecendo os caminhos do controle escolar da Unicap
Coordenação: Teresa Peretti (Diretoria de Gestão Escolar – DGE) – 40 VAGAS
Local: sala 404G
Apresentação das atividades realizadas pelos diversos setores (Admissão, Protocolo, Serdae e Serd) ligados à Diretoria de Gestão Escolar – DGE, órgão responsável pelo controle escolar dos cursos de graduação da Unicap.
12. Oficina: Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade: a experiência do Curso de Tecnologia em Eventos
Coordenação: Prof. Frederico Vasconcellos – 40 VAGAS
Local: sala 405G
O que são interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Formas de se trabalhar esses aspectos intercursos. Exigências para bom reconhecimento ou reclassificação de cursos pelo MEC. Experiências do docente: cursos de eventos e turismo da Unicap; experiências em outras instituições.
13. Oficina: Moda e Trabalho: o que seu estilo fala de você
Coordenação: Prof. Dario Brito Rocha Júnior – 40 VAGAS
Local: sala 406G
Reflexões sobre a expressão profissional através da vestimenta. Discussão sobre os conceitos de autoimagem, linguagem das roupas, descoberta de estilo, dicas para tipos físicos específicos e orientações sobre sistema de moda, numa espécie de convite à redescoberta da imagem pessoal.
Dia 30.01.2013 – das 14 às 17h
14. Oficina: O uso de blog como ferramenta educacional de comunicação e interação
Coordenação: Carlos Alberto Pinheiro Vieira (Instituto Humanistas Unicap) – 30 VAGAS
Local: Laboratório 3 – Espaço Loyola – 1º andar, bloco G
Análise da relevância da utilização de um blog e seus recursos pedagógicos como ferramenta de comunicação e interação. Construção e configuração de um blog para utilizá-lo de maneira pedagógica.
15. Oficina: Pró-reitoria Administrativa – por dentro dos nossos procedimentos: dos gargalos à eficiência
Coordenação: Pró-reitor Administrativo – Prof. Luciano José Pinheiro Barros – 40 VAGAS
Local: sala 407G
Diálogo aberto com as chefias da Pró-reitoria Administrativa, a partir de situações ou problemas experimentados, que demandam compreensão, esclarecimento e superação, em vista do êxito dos cursos, atividades e projetos desenvolvidos pela Unicap, oportunizando a atualização e redimensionamento dos nossos procedimentos.
16. Oficina: Pró-reitoria Comunitária: conhecendo o Programa de Intercâmbio Estudantil e o Instituto Humanitas Unicap
Coordenação: Profa. Elizabeth Angélica Santos Siqueira (Intercâmbio) e José Maria da Silva Filho (Instituto Humanitas Unicap) – 40 VAGAS
Local: sala 408G
Apresentação do Programa de Intercâmbio Estudantil e do Instituto Humanitas Unicap: objetivos, projetos e atividades.
17. Oficina: Uso das redes sociais como ferramenta de trabalho e de comunicação
Coordenação: Prof. Breno José Andrade de Carvalho – 40 VAGAS
Local: sala 409G
Apresentação geral do fenômeno das redes sociais virtuais, sobretudo no que diz respeito ao fluxo de informações, propiciado pelas tecnologias da comunicação, como ferramenta facilitadora do processo da comunicação, destacando as potencialidades das redes sociais Facebook.