XXIV Semana de Estudos Docentes e IX Fórum de Funcionários

24 semana docente 2014 banner site

Programação

programacao-semana-docente

Inscrição

Para inscrever-se, clique no link abaixo.

[stextbox id=”info”]Inscrição[/stextbox]

Ementas

EMENTAS DAS ATIVIDADES DA XXIV SEMANA DE ESTUDOS DOCENTES E DO IX FÓRUM DE FUNCIONÁRIOS – 2014

 

1. Painel: ENADE em ritmo de comunicação: das políticas públicas às práticas institucionais 40 VAGAS

– O ENADE como política pública – Prof. Hélio Pereira Lima

– O ENADE no contexto da Unicap – Prof. Cezar Augusto Cerqueira

– O ENADE nos Cursos de Graduação: experiência de Engenharia Civil – Prof. Joaquim Teodoro Romão de Oliveira

Coordenação: Profa. Aline Maria Grego Lins

Local: sala 305G

Estudo do Exame Nacional de Avaliação do Estudante – ENADE, como um dos componentes básicos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, focalizando os resultados e as suas repercussões no contexto da Unicap e dos cursos de graduação.

Obs.: Atividade destinada, preferencialmente, aos Diretores de Centro, Coordenadores de Cursos, Assessores Administrativos e Secretarias de Centro. Dia 31.01.2013 – das 9 às 12h.

 

2. Oficina: A psicologia do trabalho no acolhimento e na saúde mental do trabalhador

Coordenação: Profa. Regineide Marques Simões – 30 VAGAS

Local: sala 306G

Entendimento sobre os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, compreendendo e   atuando nos processos relativos ao trabalho, explorando, analisando e oferecendo ferramentas para lidar com as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, os grupos, e os problemas organizacionais ligados à gestão de pessoas.

 

3. Oficina: Acessibilidade e Inclusão: o que você sabe sobre isso?

Coordenação: Profa. Clarice Travassos Sobrinha – 40 VAGAS

Local: sala 307G

O sentido da acessibilidade e da inclusão numa instituição de Ensino Superior socialmente responsável.

 

4. Oficina: Agenda Socioambiental da Unicap: o início da caminhada

Coordenação: Prof. José Edson Gomes de Souza – 40 VAGAS

Local: sala 308G

Apresentação dos resultados da avaliação realizada junto à comunidade universitária sobre o seu posicionamento a respeito das questões socioambientais, tendo como meta a implantação, em 2014, da Agenda Socioambiental da Unicap. Discussão sobre as formas de implementar, efetivamente, ações sustentáveis nos diferentes segmentos eleitos pela comunidade (Energia, Água, Gestão de Resíduos e Educação Ambiental).

 

5. Oficina: Avaliação Institucional: o que estamos avaliando? O que estamos fazendo com os resultados das avaliações?

Coordenação: Profa. Maria da Conceição Bizerra e Profa. Maria Helena Costa Carvalho – 40 VAGAS

Local: sala 309G

Estudo do Projeto e análise das práticas de autoavaliação institucional vividas no interior da Católica, com o objetivo de captar subsídios visando à reelaboração do citado Projeto e à implantação de mudanças na sistemática de avaliação interna da Universidade.

Obs.: Atividade destinada, preferencialmente, aos Diretores de Centro, Coordenadores de Cursos, Assessores Administrativos e, pelo menos, um representante do Núcleo Docente Estruturante de cada Curso.

 

6. Oficina: Caminhos da Pós-graduação na Unicap

Coordenação: Profa. Maria Cristina L. de A. Amazonas – 40 VAGAS

Local: sala 310G

Apresentação geral da Pós-graduação stricto e lato sensu da Universidade Católica de Pernambuco – cursos oferecidos, avanços obtidos e desafios a serem superados. Planejamento para o triênio 2013/2014/2015.

 

7. Oficina: Como preparar slides em power point para as aulas?

Coordenação: Prof. Fernando Israel Fontanella – 40 VAGAS

Local: sala 311G

Noções gerais de planejamento e design de slides para aulas. O slide, como ferramenta visual, articulada com o conteúdo da disciplina. Função motivacional para o docente e o discente. Regras para a produção de slides de qualidade: forma e fundo, cor, texto e imagens. Interatividade com os alunos: compartilhamento do slide, publicação e feedback. Qualidade do slide, como diferencial profissional para o docente.

 

8. Oficina: Como se expressar com clareza, objetividade e correção linguística durante uma entrevista

Coordenação: Daniel França e Luca Pacheco (ASSECOM) – 20 VAGAS

Local: sala 510A

Demonstração teórica e prática de como participar de entrevistas no rádio, TV, jornal e Internet. A maneira de como lidar com o jornalista/repórter, as necessidades da imprensa durante o processo da entrevista, a comunicação colaborativa e a importância da mídia espontânea na consolidação e manutenção da imagem institucional da Unicap.

 

9. Oficina: Conheça a Divisão de Programação Acadêmica – DPA

Coordenação: Profa. Arminda Saconi Messias – 40 VAGAS

Local: sala 402G

Apresentação das atividades que a Divisão de Programação Acadêmica – DPA realiza, sobretudo, no relacionamento com professores.

 

10. Oficina: Conhecendo e aprendendo sobre os canais de comunicação da Unicap

Coordenação: Elano Lorenzato e Paula Losada (ASSECOM) – 40 VAGAS

Local: sala 403G

Apresentação geral dos canais de comunicação existentes na Universidade Católica de Pernambuco, suas características e possibilidades de potencializar os resultados comunicacionais, por meio deles.

 

11. Oficina: Conhecendo os caminhos do controle escolar da Unicap

Coordenação: Teresa Peretti (Diretoria de Gestão Escolar – DGE) 40 VAGAS

Local: sala 404G

Apresentação das atividades realizadas pelos diversos setores (Admissão, Protocolo, Serdae e Serd) ligados à Diretoria de Gestão Escolar – DGE, órgão responsável pelo controle escolar dos cursos de graduação da Unicap.

 

12. Oficina: Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade: a experiência do Curso de Tecnologia em Eventos

Coordenação: Prof. Frederico Vasconcellos – 40 VAGAS

Local: sala 405G

O que são interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Formas de se trabalhar esses aspectos intercursos. Exigências para bom reconhecimento ou reclassificação de cursos pelo MEC. Experiências do docente: cursos de eventos e turismo da Unicap; experiências em outras instituições.

 

13. Oficina: Moda e Trabalho: o que seu estilo fala de você

Coordenação: Prof. Dario Brito Rocha Júnior – 40 VAGAS

Local: sala 406G

Reflexões sobre a expressão profissional através da vestimenta. Discussão sobre os conceitos de autoimagem, linguagem das roupas, descoberta de estilo, dicas para tipos físicos específicos e orientações sobre sistema de moda, numa espécie de convite à redescoberta da imagem pessoal.

Dia 30.01.2013 – das 14 às 17h

 

14. Oficina: O uso de blog como ferramenta educacional de comunicação e interação

Coordenação: Carlos Alberto Pinheiro Vieira (Instituto Humanistas Unicap) – 30 VAGAS

Local: Laboratório 3 – Espaço Loyola – 1º andar, bloco G

Análise da relevância da utilização de um blog e seus recursos pedagógicos como ferramenta de comunicação e interação. Construção e configuração de um blog para utilizá-lo de maneira pedagógica.

 

15. Oficina: Pró-reitoria Administrativa – por dentro dos nossos procedimentos: dos gargalos à eficiência

Coordenação: Pró-reitor Administrativo – Prof. Luciano José Pinheiro Barros – 40 VAGAS

Local: sala 407G

Diálogo aberto com as chefias da Pró-reitoria Administrativa, a partir de situações ou problemas experimentados, que demandam compreensão, esclarecimento e superação, em vista do êxito dos cursos, atividades e projetos desenvolvidos pela Unicap, oportunizando a atualização e redimensionamento dos nossos procedimentos.

 

16. Oficina:  Pró-reitoria Comunitária: conhecendo o Programa de Intercâmbio Estudantil e o Instituto Humanitas Unicap

 

Coordenação: Profa. Elizabeth Angélica Santos Siqueira (Intercâmbio) e José Maria da Silva Filho (Instituto Humanitas Unicap) – 40 VAGAS

Local: sala 408G

Apresentação do Programa de Intercâmbio Estudantil e do Instituto Humanitas Unicap: objetivos, projetos e atividades.

 

17. Oficina: Uso das redes sociais como ferramenta de trabalho e de comunicação

Coordenação: Prof. Breno José Andrade de Carvalho – 40 VAGAS

Local: sala 409G

Apresentação geral do fenômeno das redes sociais virtuais, sobretudo no que diz respeito ao fluxo de informações, propiciado pelas tecnologias da comunicação, como ferramenta facilitadora do processo da comunicação, destacando as potencialidades das redes sociais Facebook.