EDITAL USUÁRIOS 2013 Jovem Aprendiz

fe-e-alegria

 

 

 

 

FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA BRASIL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO (INSCRIÇÃO/SELEÇÃO) PARA OS USUÁRIOS

PROJETO AMIGOS DO SABER 2013

 

A Fundação Fé e Alegria do Brasil – Unidade Pernambuco, no uso de suas atribuições resolve tornar públicos os critérios de inscrição e seleção para usuários que desejam participar das atividades do Projeto Amigos do Saber, no ano letivo de 2013.

1. DO PROJETO AMIGOS DO SABER (apresentação das atividades)

1.1 – O Projeto Amigos do Saber é um conjunto de ações que visa contribuir para a inclusão e a promoção social de usuários/a e suas famílias, visando o usufruto de direitos e melhoria de sua qualidade de vida, a partir das ações socioassistenciais. O projeto é voltado para troca de experiências, para o reconhecimento de necessidades e potencialidades, numa perspectiva integralizadora. Os candidatos deverão ter renda per capta, máxima, de até um salário mínimo e está estudando ou já ter concluído os estudos em escola da Rede Pública de Ensino ou Rede privada, quando bolsistas 100%. Para o ano de 2013 são propostas as seguintes ações:

1.1.1 – Jovem Aprendiz: Assistirá o total de 90 (noventa)usuários, com faixa etária entre 18 (dezoito) anos a 22 (vinte e dois) anos e 06 (seis) meses, e que não tenham nenhum registro na carteira profissional, com o objetivo de aproximar os usuários com o mundo do trabalho a partir de atividades socioeducativas desenvolvidas no campus da UNICAP. Os jovens serão contratados por empresas, no formato da Lei da Aprendizagem Nº 10.097/00, com carga horária de 20 (vinte) horas semanais, sendo 12 (doze) horas de prática nas empresas (de quarta a sexta feira) e 8 horas de formação teórica (na segunda e terça feira), das 08h às 12h ou das 13h às 17h.

2. ETAPAS DO PROCESSO

2.1 – O processo de seleção será constituído a partir das seguintes etapas:

a) As inscrições serão realizadas pela internet no site: www.unicap.br/FeAlegria;

b) Seleção dos candidatos inscritos nas ações: CataVento, Jovem Aprendiz, Grupos Culturais e Grupo Horizonte;

c) Divulgação dos candidatos pré-selecionados (Sede da Fundação Fé e Alegria/PE) para a efetivação do cadastro nas ações mencionadas no item “b”;

d) Entrega da documentação e análise do perfil socioeconômico pelo(a) assistente social da Fundação Fé e Alegria;

e) Entrevista com os candidatos e/ou responsáveis;

f) Divulgação da listagem final dos candidatos (Sede da Fundação Fé e Alegria/PE) que irão participar das atividades socioassistenciaisno ano de 2013.

3. DA INSCRIÇÃO

3.1 – As inscrições serão realizadas no site da UNICAP (http://www.unicap.br/FeAlegria/), onde cada candidato deverá fazer a opção pela ação que pretende participar, no período de 23 de janeiro a 15 de fevereiro de 2013, exceto, para os candidatos do Jovem Aprendiz que serão encerradas no dia 01 de fevereiro de 2013. Para aqueles que não têm acesso à internet, na sede da Fundação Fé e Alegria (Rua do Príncipe, 526, Bloco B, Sala 505 – Boa Vista), estarão disponíveis funcionários que irão auxiliar no período de inscrição de cada ação, no horário das 08h30 às 11h e das 13h30 às 16h30;

3.2 – No ato da inscrição os candidatos serão informados sobre as datas que deverão comparecer à referida sede da Fundação para concluir o preenchimento da ficha socioeconômica e apresentar documentação comprobatória.

4. DA SELEÇÃO

4.1Jovem Aprendiz:

a) Participação na oficina de ambientação organizacional (04 ou 05 de fevereiro de 2013);

b) Entrevista nas empresas parceiras (06 a 20 de fevereiro de 2013);

c) Divulgação do resultado das entrevistas (até 25 de fevereiro de 2013);

d) Entrega da documentação comprobatória (25 de fevereiro a 01 de março de 2013);

e) Início das atividades (04 de março de 2013).

5. ANÁLISE DOCUMENTAL E ENTREVISTA

5.1 – Após período de inscrição o usuário deverá comparecer em período determinado no item 4 (quatro), para apresentar as seguintes cópias da documentação de todos os membros da família que residem com o candidato. Não serão aceitas cópias ilegíveis. Todos os documentos solicitados devem ter datas recentes:

I – Carteira de identidade (para os maiores de 18 anos);

II – CPF (para os maiores de 18 anos);

III – Certidão de nascimento (menores de idade);

IV – Contra cheque, se trabalhar com carteira assinada;

V – Extrato do Banco, se aposentado ou receber pensão;

VI – Declaração de matricula escolar ou ficha 19 para os concluintes do ensino médio;

VII – Caso seja proprietário de empresa com CNPJ: DECORE (numerada e assinada por contador inscrito no CRC) ou uma declaração dizendo a atividade e renda assinada pelo declarante e por duas testemunhas com RG ou CPF (com firma reconhecida); Bloco completo da última Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF, referente ao ano anterior;

VIII – Se do lar, desempregado ou trabalho informal: a Carteira Profissional aberta das páginas que contém foto, qualificação civil, último contrato de trabalho e a última alteração salarial; uma declaração dizendo ser do lar, desempregado ou com atividade informal;

IX – Comprovante de residência;

X – Comprovante ou recibo do pagamento, se pagar aluguel ou tiver casa/apartamento financiado;

XI – Extrato e cartão Bolsa Família, se receber;

XII – Comprovante de separação ou divórcio dos pais, ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar do grupo;

XIII – Laudo médico atualizado, quando o candidato possuir alguma deficiência, e em caso de doença grave na família.

5.2 A Comissão responsável por esse processo poderá solicitar outros documentos complementares que julgar necessário.

6. CRITÉRIOS PARA A EFETIVAÇÃO DO CADASTRO NAS AÇÕES

Somente participarão do Projeto Amigos do Saber 2013 os candidatos que atenderem, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

a) Participar e respeitar os prazos expostos no calendário de todas as etapas do processo seletivo de acordo com a ação escolhida, conforme descrito no item 4;

b) Apresentar a documentação comprobatória completa, exigida neste edital, na Fundação Fé e Alegria, em horário comercial e no período indicado no calendário. Não serão aceitas cópias feitas em fax;

c) Ter renda per capta até um salário mínimo;

d) Caso o candidato tenha participado das ações do projeto em anos anteriores será feito uma avaliação com as respectivas coordenações das ações e Equipe Gestora para saber se o usuário está dentro dos critérios exigidos pelo Projeto.

e) O resultado dos candidatos selecionados estará disponível na sede da Fundação.

f) O desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:

  1. Menor renda familiar;

  2. Ordem de inscrição no processo seletivo;

  3. Moradia não própria;

  4. Despesas com doenças graves.

6.2 O processo seletivo encerra-se no início de março de 2013, em virtude do início das atividades do Projeto Amigos do Saber 2013.

7. DA DENÚNCIA

7.1 – O candidato que falsificar os documentos ou informações será imediatamente desligado das atividades.

7.2 – As denúncias formalizadas serão encaminhadas à Equipe Gestora que procederá a uma análise prévia da denúncia, convocando o responsável/candidato para depoimento pessoal em local, data e horário pré-definido.

7.3 – A Comissão poderá, após o depoimento pessoal, dispor de outros mecanismos capazes de constatar a veracidade, sendo possível, inclusive a realização de visitas domiciliares.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 – O responsável pelo/a candidato/a, ao preencher sua Ficha Socioeconômica, declara está ciente e de acordo com todas as normas deste processo.

8.2 – Mudanças na legislação vigente implicarão em alterações no conteúdo do edital.

8.3 – Os dados constantes da Ficha Socioeconômica, assim como a documentação integram o banco de dados do processo e terá caráter sigiloso, sendo o seu acesso à Equipe Gestora.

Recife, 22 de janeiro de 2013.

ass

Catarina de Santana Silva

Coordenadora da Fundação Fé e Alegria Brasil – Unidade Pernambuco

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