Seminário:
A FAMÍLIA E AS INSTITUIÇÕES INFANTIS COMO CONTEXTOS ECOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Docente: Drª Lília Iêda Chaves Cavalcante (Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará – PPGTPC/UFPA)Carga horária: 15 horas
Créditos: 01 crédito Horário: 9 às 13 horas e 15 às 18 horas |
Objetivos:
- Apresentar os conceitos básicos, propósitos e perspectivas da Teoria da Ecologia do Desenvolvimento Humano para Urie Bronfenbrenner;
PROGRAMAÇÃO:
Dia 08 de novembro de 2012: Ecologia do Desenvolvimento Humano.
9 às 13 horas:
- Introdução à Ecologia do Desenvolvimento Humano
15 às 18 horas:
- A família como contexto primário do desenvolvimento
- As instituições infantis como contextos do desenvolvimento humano
- A creche e a pré-escola como contexto do desenvolvimento na primeira infância
Dia 09 de novembro de 2012: Bioecologia do Desenvolvimento Humano.
9 às 13 horas:
Introdução à Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
15 às 18 horas:
- O Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (LED-UFPA): teoria e pesquisa
Leitura Recomendada:
Bronfenbrenner, U. (1996). A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. (M. A. Veronese, Trad.). Porto Alegre: Artmed (trabalho original publicado em 1994).
Bronfenbrenner, U. (2011). Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. (A. Carvalho-Barreto, Trad.). Porto Alegre: Artmed (trabalho original publicado em 2005.
Bronfenbrenner, U & Ceci, S. J. (1994). Nature-nurture reconceptualized in developmental perspective: A bioecological model. Psychological Review, 101(4), 568-586.
Bronfenbrenner, U. (1995). The bioecological model from a life course perspective: reflections of a participant observer. Em: Moen, P, Elder Jr, H & Luscher, K. (Org.). Examining Lives in Context: Perspectives on the Ecology of Human Development. Washington, DC: Americam. Psychological. Association. p. 599-618.
Koller, S. H. (2004) (Org). Ecologia do desenvolvimento humano: Pesquisa e Intervenção no Brasil. São Paulo: Casa do psicólogo.
Lordelo, E. R., Carvalho, A. M. A. e Koller, S. H. (Orgs.). (2002). Infância brasileira e contextos de desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo: Salvador, Bahia: Editora da Universidade Federal da Bahia.
Rogoff, B. (2005). A Natureza cultural do desenvolvimento humano. Porto Alegre: artmed.
Vasconcelos, M. J. E. (2002). Pensamento sistêmico: novo paradigma da ciência. São Paulo: Papirus.