Inscrições abertas para II Jornada do Laclife

Programação | Inscrição

9h – ABERTURA

Profa. Dra. Cristina Amazonas- Coordenadora dos Programas de Pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco.

Profa. Dra. Carmem Barreto- Coordenadora do Programa de Pós-graduaçao em Psicologia Clínica.

Profa. Dra. Ana Lucia Francisco- Coordenadora da Linha de Pesquisa Práticas Psicológicas Clínicas em Instituições.

10h às 12 h e das 14 às 18 horas – SEMINÁRIO.

Psicologia e políticas públicas: atuação, formação e produção de conhecimento.

10h às 12hs

Conferência – Políticas públicas: atuação e formação do psicólogo.

Prof. Dr. João Leite Ferreira Neto.

14h às 18h-

Produção de conhecimento: aspectos teóricos e metodológicos de pesquisas de abordagem psicossocial.

14h às 15h – Aspectos teóricos

O conceito de subjetividade: Leitura discutida de FERREIRA NETO, J. L. Subjetividade e território: para além da interioridade. In: Psicologia, políticas públicas e o SUS. São Paulo: Escuta, 2011, p. 51-76.

Prof. Dr. João Leite Ferreira Neto.

15h às 18h – Aspectos metodológicos

Roda de conversa sobre metodologia de pesquisa nas abordagens psicossociais.

Fala inicial de 40’, seguida de conversa com os pesquisadores em formação.

Bibliografia básica sugerida:

FERREIRA NETO, J. L. (2008) A experiência da pesquisa e da orientação: uma análise genealógica. Fractal: Revista de Psicologia da UFF, v. 20(2).

RIBEIRO, R. J. A universidade e a vida atual: Fellini não via filmes. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

Complementar:

POUPART et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2010.

Baixe aqui os textos de referência:

Pesquisa_e_orientação

RIBEIRO_-_Não_há_piorinimigo