VIII Colóquio de História – 3, 4 e 5 de novembro

 

Cais da Alfandega - entre os seculos XX-XXI - publicada

Programação

Clique para baixar a  Programação em PDF

Apresentação

Apresentação

Neste ano de 2014 o VIII Colóquio de História da UNICAPCidades Visíveis: histórias e perspectivas sobre os espaços urbanos – pretende refletir sobre os espaços urbanos, seus sujeitos, suas histórias, suas transformações e suas possibilidades para o futuro.

Frente aos desafios citadinos contemporâneos, este evento acadêmico almeja compartilhar reflexões e pesquisas sobre as cidades e seus processos históricos, propondo Minicursos, Palestra, Simpósios Temáticos e Roda de Diálogos. Abordaremos temas sobre Educação, Patrimônio, Religião, Cinema Documentário, Projetos Urbanos, Luta e Resistência, Arquivos Municipais e Espaços Punitivos.

O título deste evento vem fazer uma referência ao encantador romance do escritor italiano Ítalo Calvino, As cidades Invisíveis. Neste, Calvino extrapola os fatos possíveis e imagina um diálogo fantástico entre “o maior viajante de todos os tempos” – o mercador veneziano Marco Polo – e o famoso imperador Kublai Khan, de Cambaluc, atual Pequim. Sua obra nos inspira a transcender fronteiras e a dar grandes saltos imaginativos. Estimula-nos a pensar nossos espaços urbanos como lugares da memória de forma histórica e poética.

 “A cidade não conta o seu passado, ela o contém como as linhas da mão, escrito nos ângulos das ruas, nas grades das janelas, nos corrimãos das escadas, nas antenas dos para-raios, nos mastros das bandeiras, cada segmento riscado por arranhões, serradelas, entalhes, esfoladuras” (Ítalo Calvino)

O evento o ocorrerá entre os dias 3 e 5 de novembro de 2014, na UNICAP, CTCH, bloco B. As inscrições e as informações detalhadas se encontram neste site, ou pelo email, 8coloquiohistoria@gmail.com. Todos serão bem-vindos para embarcar nesta viagem histórica.

Beatriz de Miranda Brusantin

Coordenação do Curso de História

Clique aqui para preencher e enviar, on line, o formulário de inscrição.

STs

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

 ST1: EDUCAÇÃO E SOCIABILIDADES URBANAS

Coordenador: André Gustavo Ferreira da Silva (UFPE)

 ST2: PRIMEIRA REPÚBLICA E ANOS VARGAS: IGREJAS E OCUPAÇÃO DO ESPAÇO URBANO

Coordenador: Luiz Carlos Luz Marques (UNICAP)

 ST3: AS CIDADES E OS SEUS MÚLTIPLOS ESPAÇOS DA TRANSGRESSÃO

Coordenadores: Flávio José Gomes Cabral (UNICAP) e Beatriz Brusantin (UNICAP)

 ST4: CRIMES E ESPAÇOS PUNITIVOS DA CIDADE

Coordenador: Tiago da Silva César (UNICAP)

 ST5: EXPRESSÕES DO CATOLICISMO NO NORDESTE DO BRASIL

Coordenadores: Newton  Darwin de Andrade Cabral (UNICAP) e Zuleica Dantas Pereira Campos (UNICAP)

 ST 6: PATRIMONIO CULTURAL E MEMÓRIA SOCIAL

Coordenador: Ricardo de Aguiar Pacheco (UFRPE)

 Clique aqui para preencher e enviar, on line, o formulário de inscrição.

Normas de Publicação

Normas para a Publicação dos Textos Integrais

nos Anais do VIII Colóquio de História da UNICAP

 

1. Resumos para Apresentação no VIII Colóquio de História

 

  1. Para a apresentação de trabalho nos Seminários Temáticos, exige-se que seja, no mínimo, graduando de curso superior.
  2. Cada inscrito poderá apresentar apenas 1 (um) trabalho em apenas 1 (um) Seminário Temático. Aceitaremos trabalhos em co-autoria.
  3. A avaliação, o aceite e a eliminação de trabalhos são da responsabilidade do(s) Coordenador(es) de cada Simpósio Temático.
  4. É preciso enviar o resumo (máximo de 10 linhas) da proposta de comunicação oral até a data limite do dia 29 de outubro. O resumo deve seguir o seguinte padrão:

 

  • Na primeira linha, número e nome do Simpósio Temático no qual a comunicação pretende se apresentar em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples.
  • Abaixo, título do Resumo, centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples.
  • Abaixo do título, alinhado à direita, nome (s) dos autor (es) – no máximo 2 co-autores. Em seguida do nome (s), entre parênteses, grau de instrução e instituição de ensino. Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples.
  • Conteúdo do resumo, máximo 10 linhas, contendo: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Palavras-Chaves (máx. 3). Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples.

 

2. Texto Completo

 

Para a publicação do Texto Completo nos Anais eletrônicos do VIII Colóquio de História, os autores devem seguir as seguintes instruções:

  1. O texto deve conter de 8 a 15 páginas.
  2. Os arquivos deverão ser salvos na extensão “doc” ou “rtf”, digitados em programa editor de texto no padrão do Microsoft Office Word.
  3. Fonte Times New Roman 12 e espaçamento 1,5, justificado;
  4. Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm;
  5. A autoria (nome completo) deverá vir abaixo do título, à direita, em caixa alta. Em nota de rodapé (asterisco) deve ser colocada a Instituição de origem, Titulação e Agência financiadora, quando for o caso;
  6. Os textos não deverão conter tabulação, colunas ou separação de sílabas hifenizadas;
  7. O tamanho máximo de arquivo aceito é de 3MB. Caso seu trabalho contenha imagens estas deverão ser escaneadas em 300 dpi no formato TIF ou JPG, dimensionadas no formato de aproximadamente 5×5 cm e gravadas no próprio documento;
  8. As tabelas devem ser digitadas seguindo a formatação padrão do programa editor de texto;
  9. As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências devem indicar entre parênteses nome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e páginas (SILVA, 1993:11-14);
  10. As citações a partir de quatro linhas devem ser em Times New Roman 10, itálico, com recuo esquerdo de 4 cm. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima;
  11. O uso de notas de rodapé deve ter apenas o caráter explicativo/complementar. Devem ser numeradas em algarismos arábicos seqüenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.) na fonte Times New Roman 10 e espaçamento simples;
  12. As referências bibliográficas deverão ser colocadas no final do texto e de acordo com as regras da ABNT, dispostas em ordem alfabética por autor.
  13. As páginas devem ser numeradas (margem superior direita), com exceção da primeira.

 A data limite para o envio é 15 dezembro de 2014.

Minicursos e Palestra

Minicursos e Palestra:

Minicurso 1: A pesquisa histórica e o projeto urbano

Proponente: MAGNA MILFONT (Historiadora, Doutora em Desenvolvimento Urbano em Urbanismo e integrante do Laboratório de Técnicas e Tecnologia para as Cidades – LATTICE – UFPE)

Datas: 3, 4 e 5 de novembro (2ª, 3ª e 4ª)

Horário: das 13h30 às 14h30

Total de horas: 9 horas

Proposta: O curso trata das questões teóricas e metodológicas que envolvem o ato da pesquisa histórica e os diversos campos disciplinares que se cruzam no domínio da História e fora dela, em disciplinas especificas como a do Projeto Urbano sob a influência da Arquitetura e Urbanismo. O objetivo geral do curso é compreender como a pesquisa histórica pode colaborar com o projeto urbano. Os objetivos específicos se concentram em: a) ver a pesquisa histórica como uma parte necessária e integrante do projeto urbano; b) mostrara possibilidade de aproximação do método histórico com as ações do projeto urbano

 

Minicurso 2: Documentário Militante e Espaço Urbano

Proponente: VINÍCIUS ANDRADE DE OLIVEIRA (Jornalista, mestre em Comunicação pela UFPE, membro do coletivo Coque Vive/Coque Resiste)

Datas: 3, 4 e 5 de novembro (2ª, 3ª e 4ª)

Horário: das 18h30 às 21h00

Total de horas: 9 horas

Proposta: O minicurso propõe recuperar e analisar os diversos momentos históricos em que documentaristas brasileiros se colocaram ao lado de uma causa, grupo ou problema social na qual estavam implicadas questões acerca da vida no espaço da cidade. A trajetória envolve desde o chamado período moderno do cinema brasileiro, época do surgimento do cinema novo, até os dias atuais, propondo uma historiografia das imagens produzidas em manifestações populares, greves, mobilizações e protestos e dos sujeitos no limiar das crises enfrentadas no ambiente urbano.

 

Palestra

DIA 5/11/2014 –  das 16h30 às 18 horas, Anfiteatro Bloco B, UNICAP.

Prof. Ms Severino Ribeiro (Coordenador do Programa Estadual de Criação de Arquivos Públicos Municipais– APEJE, Secretaria Estadual de Educação e Esportes de Pernambuco)

Preservação e Salvaguarda da História Documental: programa de criação de arquivos  públicos municipais”

 O Arquivo Público Municipal é um importante centro de pesquisa e de guarda da história  documental de um povo. O Estado de Pernambuco até o ano de 2011 só possuía apenas um Arquivo Público Municipal e através de um Programa desenvolvido pelo Arquivo Estadual Jordão Emerenciano – APEJE criou quatro arquivos municipais e estão previstos para inaugurar mais dez, até dezembro de 2014.