Fé e Alegria está com inscrições abertas para grupos culturais, horizonte e apoio pedagógico

 

Apresentação

A Fundação Fé e Alegria do Brasil – Pernambuco está com inscrições abertas – gratuitas – para o Apoio Pedagógico (até dia 24/02), Grupos Culturais (até dia 24/02) e Grupo Horizonte (até dia 10/02) para o ano de 2012 nos turnos manhã e tarde. As referidas inscrições deverão ser realizadas exclusivamente [Aqui]. (Detalhes ler o Edital).

Informações: (81) 2119-4448

Edital

 FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA OS USUÁRIOS

PROJETO AMIGOS DO SABER

A Fundação Fé e Alegria Brasil-Pernambuco, no uso de suas atribuições resolve tornar públicos os critérios de inscrição e seleção para usuários que desejam participar das atividades do Projeto Amigos do Saber, no ano letivo de 2012.

1. DO PROJETO AMIGOS DO SABER (apresentar as atividades)

1.1 – O Projeto Amigos do Saber é um conjunto de ações que visa contribuir para a inclusão e a promoção social de usuários/a e suas famílias, visando o usufruto de direitos e melhoria de sua qualidade de vida, a partir de ações socioassistenciais. O projeto é voltado para troca de experiências, para o reconhecimento de necessidades e potencialidades, numa perspectiva integralizadora. Para o ano de 2012 são propostas as seguintes ações:

1.1.1 – Pré-universitário: Assistirá a 350 (trezentos e cinquenta) usuários, sendo 100 (cem) do 1º ano e 250 (duzentos e cinquenta) do 3º ano ou que já tenham concluído o Ensino Médio, com faixa etária entre 16 e 60 anos ou mais, que pretendem se preparar para ingressar em cursos superiores. Os interessados devem estar matriculados no 1º ou 3º ano do Ensino Médio na Rede Pública de Ensino ou na Rede Privada de Ensino quando bolsistas 100%, ou pessoas que já concluíram o Ensino Médio. As atividades sociopedagógicas do Pré-Universitário acontecerão no Campus da Universidade Católica Pernambuco – UNICAP, sendo 02 (duas) turmas no horário das 7h40min às 12h10min, 05 (cinco) turmas no horário das 13h30min às 17h50min, de segunda a sexta feira e eventualmente aos sábados, das 8h às 12h, com duração de 11 (onze) meses (fevereiro a dezembro).

1.1.2 – Apoio Pedagógico: Assistirá 100 (cem) usuários do 9º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 12 e 16 anos, que tenham interesse em se preparar para cursos técnicos. Os cadidatos devem estar matriculados no 9º ano da Rede Pública de Ensino ou Rede privada, quando bolsistas 100%. Teremos 04 (quatro) turmas, com 25 (vinte e cinco) usuários, de segunda a sexta feira, sendo segunda, quarta e sexta realização de atividades sociopsicopedagógicas (Língua Portuguesa e Matemática) e terças e quintas atividades socioculturais, no turno da tarde, das 12h30min às 16h, com duração de 10 (dez) meses (março a dezembro).

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1.1.3 – Grupos Culturais: Assistirá 50 (cinquenta) usuários, com idade entre 09 (nove) e 60 (sessenta) anos ou mais, que estudam ou concluíram os estudos em escolas da Rede Pública de Ensino ou bolsistas 100% na Rede Privada. Os encontros acontecerão aos sábados, das 08h às 10h ou 10h às 12h, durante 11 (onze) meses (fevereiro a dezembro). Contaremos com a participação de 25 (vinte e cinco) usuários na atividade de dança popular e 25 (vinte e cinco) na de música, violão e flauta.

1.1.4 – Jovem Aprendiz: Assistirá 50 (cinquenta) usuários, com faixa etária entre 18 (dezoito) anos a 23 (vinte e três) anos e 11 (onze) meses, que estejam cursando ou já tenham concluído o nível médio de ensino em escolas da Rede Pública de Ensino ou bolsistas 100% na Rede Privada e que não tenham nenhum registro na carteira profissional, com o objetivo de aproximar os usuários com o mundo do trabalho a partir de atividades socioeducativas desenvolvidas no campus da UNICAP. Os jovens serão contratados por empresas, no formato da Lei da Aprendizagem Nº 10.097/00, com carga horária de 20 (vinte) horas semanais, sendo 12 (doze) horas de prática nas empresas (de quarta a sexta feira) e 8 horas de formação teórica (na segunda e terça feira), das 08h às 12h.

1.1.5 – Grupo Horizonte: Assistirá 100 (cem) usuários, com faixa etária entre 11 (onze) e 40 (quarenta) anos, portadoras de deficiências, que estejam cursando ou já tenham concluído o nível médio de ensino em escolas da Rede Publica de Ensino ou bolsistas 100% na Rede Privada, com intuito de desenvolver atividades de inclusão digital e social. As atividades socioeducativas acontecerão de segunda a sexta feira, com turmas no

horário das 08h às 12h e das 14h às 18h, com duração de 11 (onze) meses (fevereiro a dezembro), desenvolvidas nas dependências do campus da UNICAP.

2. ETAPAS DO PROCESSO

2.1 – O processo de seleção será constituído a partir das seguintes etapas:

a) As inscrições serão realizadas pela internet;

b) Seleção dos candidatos inscritos nas ações Pré-Universitário, Apoio Pedagógico, Jovem Aprendiz, Grupos Culturais e Grupo Horizonte;

c) Divulgação dos candidatos pré-selecionados para a efetivação do cadastro nas ações mencionadas no item “b”;

d) Entrega da documentação e análise do perfil socioeconômico pela assistente social;

e) Entrevista com os candidatos;

f) Divulgação da listagem final dos candidatos que irão participar das atividades socioassistenciais no ano de 2012.

3. DA INSCRIÇÃO

3.1 – As inscrições serão realizadas no site da UNICAP (www.unicap.br/FeAlegria), onde cada candidato deverá fazer a opção pela ação que pretende participar, no período de 05 a 25 de janeiro de 2012. Para aqueles que não têm acesso a internet, na sede da Fundação Fé e Alegria estarão disponíveis funcionários que irão auxiliar no período de inscrição de cada ação, no horário das 8h30min às 11h e das 14h30min às 17h;

3.2 – Após período de inscrição será divulgada uma lista, no site da UNICAP e na sede da Fundação Fé e Alegria (Rua do Príncipe, 526, Bloco B, Sala 506), com os candidatos pré-selecionados, estes devem ficar atentos às datas que deverão comparecer à referida sede para concluir o preenchimento da ficha socioeconômica e apresentar documentação comprobatória;

4. DA SELEÇÃO

4.1 – Pré-Universitário:

a) Verificação de conhecimentos prévios nas áreas de Linguagem e Matemática (30 ou 31 de janeiro de 2012);

b) Divulgação do resultado dos 440 (quatrocentos e quarenta) candidatos, sendo 100 (cem) do 1º ano e 340 (trezentos e quarenta) do 3º ano e concluintes do Ensino Médio, pré-classificados para a segunda etapa (06 de fevereiro de 2012);

c) Entrega da documentação comprobatória (07 a 10 de fevereiro de 2012);

d) Participação no processo de nivelamento dos 440 (quatrocentos e quarenta) candidatos (08 de fevereiro a 02 de março de 2012);

e) Efetivação do cadastro dos 100 (cem) usuários classificados do 1º ano do Ensino Médio (05 de março de 2012);

f) Verificação de conhecimentos adquiridos no processo de nivelamento para os 340 (trezentos e quarenta) candidatos do 3º ano e concluintes do Ensino Médio (29 de fevereiro de 2012);

g) Divulgação do resultado dos 250 (duzentos e cinquenta) usuários classificados do 3º ano e concluintes do Ensino Médio (02 de março de 2012);

h) Efetivação do cadastro dos 250 (duzentos e cinquenta) usuários classificados do 3º ano do Ensino Médio (05 de março de 2012);

i) Início das atividades (06 março de 2012).

4.2 – Apoio Pedagógico:

a) Verificação de conhecimentos prévios nas áreas de Linguagem e Matemática (28 de fevereiro de 2012);

b) Divulgação do resultado dos 100 (cem) candidatos pré-selecionados-

(02 de março de 2012);

c) Entrega da documentação comprobatória (05 a 08 de março de 2012);

d) Entrevista com a assistente social (05 a 08 de março de 2012);

e) Efetivação do cadastro dos 100 (cem) usuários classificados (09 de março de 2012);

f) Início das atividades (10 de março de 2012).

4.3 – Jovem Aprendiz:

a) Participação na oficina de ambientação organizacional (01 ou 02 de março de 2012);

b) Entrevista nas empresas parceiras (05 a 09 de março de 2012);

c) Divulgação do resultado das entrevistas (16 de março de 2012);

d) Entrega da documentação comprobatória (19 a 21 de março de 2012);

e) Entrevista com a assistente social e psicóloga (19 a 21 de março de 2012);

f) Efetivação do cadastro dos 50 (cem) usuários classificados (23 de março de 2012);

g) Início das atividades (02 de abril de 2012).

4.4 – Grupo Horizonte:

a) Entrevista com a assistente social e a pedagoga (13 a 27 de fevereiro de 2012);

b) Entrega da documentação comprobatória (13 a 27 de fevereiro de 2012);

c) Divulgação do resultado dos 100 usuários classificados (29 de fevereiro de 2012);

d) Efetivação do cadastro dos 100 (cem) usuários classificados (02 de março de 2012);

e) Início das atividades (05 de março de 2012).

4.5 Grupos Culturais

a) Nivelamento dos cinquenta usuários (25 de fevereiro de 2012);

b)Entrega da documentação comprobatória (28 de fevereiro a 01 de março de 2012);

c) Efetivação do cadastro dos 50 (cem) usuários classificados (02 de março de 2012);

d) Início das atividades (03 de março de 2012).

5 ANÁLISE DOCUMENTAL E ENTREVISTA

5.1 – Após período de inscrição o usuário deverá comparecer em período determinado no item 4 (quatro), para apresentar as seguintes cópias da documentação de todos os membros da família que residem com o candidato. Não serão aceitas cópias ilegíveis. Todos os documentos solicitados devem ter datas recentes:

I – Carteira de identidade e CPF (para maiores de 18 anos);

II – Certidão de nascimento (menores de idade);

III – Contra-cheque, se trabalhar com carteira assinada;

IV – Extrato do Banco, se aposentado ou receber pensão;

V – Caso seja proprietário de empresa com CNPJ: DECORE (numerada e assinada por contador inscrito no CRC) ou uma declaração dizendo a atividade e renda assinada pelo declarante e por duas testemunhas com RG ou CPF (com firma reconhecida); VI – Bloco completo da última Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF, referente ao ano anterior;

VI – Se do lar, desempregado ou trabalho informal: a Carteira Profissional aberta das páginas que contém foto, qualificação civil, último contrato de trabalho e a última alteração salarial; uma declaração dizendo ser do lar, desempregado ou com atividade informal (em anexo pelo no edital);

VII – Comprovante de residência;

IX – Comprovante ou recibo do pagamento, se pagar aluguel ou tiver casa/apartamento financiado;

X – Extrato e cartão Bolsa Família, se receber;

XI – Comprovante de separação ou divórcio dos pais, ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar do grupo;

XII – Laudo médico atualizado, quando o aluno possuir alguma deficiência, e em caso de doença grave na família.

4.2 – A Comissão responsável por esse processo poderá solicitar outros documentos complementares que julgar necessário.

6 – CRITÉRIOS PARA A EFETIVAÇÃO DO CADASTRO NAS AÇÕES

Somente participarão do Projeto Amigos do Saber 2012 os usuários que atenderem, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

a) Participar de todas as etapas do processo seletivo de acordo com a ação escolhida, conforme descrito no item 4;

b) Apresentar a documentação comprobatória, exigida neste edital, na Fundação Fé e Alegria, em horário comercial e no período indicado no calendário. Não serão aceitas cópias feitas em fax;

c) Ter renda per capta até um salário mínimo;

d) Respeitar os prazos expostos no calendário em anexo;

e) Caso o usuário tenha participado das ações do projeto em anos anteriores será feito uma avaliação com as respectivas coordenações das ações e Equipe Gestora para saber se o usuário está dentro dos critérios exigidos pelo Projeto.

f) O resultado dos candidatos selecionados estará disponível pela internet no site da UNICAP ou em listagem na sede da fundação.

g) No caso de índices idênticos, o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:

1. menor renda familiar;

2. desempenho escolar;

3. moradia não própria;

4. despesas com doenças graves;

5. proximidade de residência;

4.3 – O processo seletivo encerra-se no final de fevereiro de 2012, em virtude do início das atividades do Projeto Amigos do Saber.

5 DA DENÚNCIA

6.1 – O responsável que falsificar os documentos ou informações será imediatamente desligado das atividades.

6.2 – As denúncias formalizadas serão encaminhadas à Equipe Gestora que procederá a uma análise prévia da denúncia, convocando o responsável pelo usuário para depoimento pessoal em local, data e horário pré-definido.

6.3 – A Comissão poderá, após o depoimento pessoal, dispor de outros mecanismos capazes de constatar a veracidade, sendo possível, inclusive a realização de visitas domiciliares.

6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 – O responsável pelo/a usuário/a, ao preencher sua Ficha Socioeconômica, declara-se ciente e de acordo com todas as normas deste processo.

7.2 – Mudanças na legislação vigente implicarão em alterações no conteúdo do edital.

7.3 – Os dados constantes da Ficha Socioeconômica, assim como a documentação integram o banco de dados do processo e terá caráter sigiloso, sendo o seu acesso à Equipe Gestora.

Recife, 05 de janeiro de 2012.

Glauco Filho

Coordenador da Fundação Fé e Alegria Brasil – Pernambuco 

 


Inscrições

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Programa

PRÉ-UNIVERSITÁRIO

PROGRAMA DE MATEMÁTICA

01. PROBLEMAS COM AS QUATRO OPERAÇÕES.
02. OPERAÇÕES E PROBLEMAS COM FRAÇÕES.
03. EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM NÚMEROS REAIS.
04. DIVISÕES EM PARTES DIRETAMENTE E INVERSAMENTE PROPORCIONAIS.
05. REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA.
06. MÉDIAS (ARITMÉTICA SIMPLES E PONDERADA, HARMÔNICA).
07. POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO.
08. EQUAÇÕES ALGÉBRICAS DE 1º E 2º GRAUS.
09. SISTEMAS LINEARES DO 1º E 2º GRAUS, COM DUAS OU MAIS EQUAÇÕES A DUAS INCÓGNITAS.
10. RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO.
11. ÁREAS DAS FIGURAS PLANAS (RETÂNGULO, TRIÂNGULO, QUADRADO, PARALELOGRAMO, LOSANGO, TRAPÉZIO E CÍRCULO).
12. PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM.

PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA

01. COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.
02. COERÊNCIA E COESÃO TEXTUAIS.
03. NORMAS CULTAS E VARIEDADES LINGUÍSTICAS.
04. ORAÇÃO COMPOSTA POR COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO.
05. FIGURAS DE LIGUAGEM LITERÁRIA.

PRÉ-SERIADO

PROGRAMA DE MATEMÁTICA

01. PROBLEMAS COM AS QUATRO OPERAÇÕES.
02. OPERAÇÕES E PROBLEMAS COM FRAÇÕES.
03. EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM NÚMEROS REAIS.
04. DIVISÕES EM PARTES DIRETAMENTE E INVERSAMENTE PROPORCIONAIS.
05. REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA.
06. MÉDIAS (ARITMÉTICA SIMPLES E PONDERADA, HARMÔNICA).
07. POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO.
08. EQUAÇÕES ALGÉBRICAS DE 1º E 2º GRAUS.
09. SISTEMAS LINEARES DO 1º E 2º GRAUS, COM DUAS OU MAIS EQUAÇÕES A DUAS INCÓGNITAS.
10. RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO.
11. ÁREAS DAS FIGURAS PLANAS (RETÂNGULO, TRIÂNGULO, QUADRADO, PARALELOGRAMO, LOSANGO, TRAPÉZIO E CÍRCULO).

PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA

01. COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.
02. COERÊNCIA E COESÃO TEXTUAIS.
03. NORMAS CULTAS E VARIEDADES LINGUÍSTICAS.
04. CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL.
05. REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL.
06. DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO.

PRÉ-TÉCNICO

PROGRAMA DE MATEMÁTICA

01. PROBLEMAS COM AS QUATRO OPERAÇÕES.
02. MÁXIMO DIVISOR COMUM E MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM.
03. OPERAÇÕES E PROBLEMAS COM FRAÇÕES.
04. EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM NÚMEROS REAIS.
05. DIVISÕES EM PARTES DIRETAMENTE E INVERSAMENTE PROPORCIONAIS.
06. REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA.
07. MÉDIAS (ARITMÉTICA SIMPLES E PONDERADA, HARMÔNICA).
08. SISTEMAS LINEARES DO 1º GRAU, COM DUAS OU MAIS EQUAÇÕES A DUAS INCÓGNITAS.
09. ÂNGULOS (CONCEITO, CLASSIFICAÇÃO E MEDIDAS).
10. PROBLEMAS COM ÂNGULO.

PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA

01. COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.
02. ACENTUAÇÃO. 03. PONTUAÇÃO.
04. ORTOGRAFIA USO DAS LETRAS (X, CH, S, Z, J, G).
05. SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS (SINONÍMIA E ANTONÍMIA).