Mauro Mota

relações de um imortal na ditadura e o exercício da memória pela imprensa

DOI:

Palavras-chave:

Intelectuais, instituições e memória, História do jornalismo impresso, Academia Brasileira de Letras

Resumo

Formado pela Faculdade de Direito do Recife, Mauro Mota (1911-1984) foi um importante intelectual de Pernambuco no século 20. Ligado ao sociólogo Gilberto Freyre, sua obra é dinâmica e perpassa temas como questões sociais, poesias e reflexões sobre comunicação. Eleito em 1970, na cadeira ocupada por Gilberto Amado, o pernambucano contou com uma ampla rede de relacionamento para conquistar a imortalidade. Nosso artigo objetiva mostrar essas relações, renegadas em biografias, por meio da análise de três publicações nacionais brasileiras: O Estado de S. Paulo, O Globo e O Jornal, exercitando o poder de memória dos jornais.

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

• Tércio de Lima Amaral, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestre em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui graduações em História pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Atua, principalmente, nos seguintes temas: história da imprensa em Pernambuco na primeira metade do século 20, suplementos literários e cadernos especiais. Como jornalista, tem matérias e entrevistas publicadas nos jornais Correio Braziliense, Estado de Minas, Diario de Natal (extinto), Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio (do Rio, também extinto), veículos do grupo Diários Associados.

• Aline Maria Grego Lins, Universidade Católica de Pernambuco - Unicap

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em audiovisual : televisão, história da imprensa, projetos experimentais, comunicação e cidadania, comunicação na escola e produção telejornalística. Autora do livro A Alfabetização do Olhar (1998) e faz parte dos Grupos de Pesquisa de Cultura e Mídia Contemporânea, da Unicap, e do Centro de Estudos em Crítica Genética, da PUC de São Paulo. Também participa como autora de capítulos nos livros Síndrome da Mordaça: mídia e censura no Brasil, A Sociedade do Telejornalismo, Telejornalismo: a nova praça pública, e Guel Arraes um inventor no audiovisual brasileiro.

Referências

ALFAIATE apronta fardões “imortais”. O Jornal, Rio de Janeiro, p.10, 3 jun. 1970.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CAVALCANTI, Paulo. Homens e ideias do meu tempo. Recife: Nordestal, 1993.

CUNHA, Diogo. Intelectuais conservadores, sociabilidade e práticas da imortalidade: a Academia Brasileira de Letras durante a ditadura militar (1964-1985). História Unisinos, São Leopoldo, RS, v.18, n.3, p.544-577, set./dez.2014.

DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.

DUARTE, Jodeval. Agitação cultural: o suplemento e Mauro Mota. Recife: Comunigraf, 2001.

JORNAL em poucas palavras. O Jornal, Rio de Janeiro, p.2, 24 jan. 1970.

LORIGA, Sabina. O pequeno x: da biografia à história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

MAURO Mota depõe no MIS. O Jornal, Rio de Janeiro, p. 2, 6 nov. 1971.

MAURO Mota eleito para Academia no 1º escrutínio. O Globo, Rio de Janeiro, p.2, 9 jan. 1970a.

MAURO Mota espera entrar na Academia. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 8, 10 out. 1969.

MAURO Mota, o novo imortal. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 9, 9 jan. 1970b.

MAURO toma posse como novo imortal. O Jornal, Rio de Janeiro, p.3, 28 ago. 1970c.

MELO NETO, João Cabral. [Correspondência]. Destinatário: Mauro Mota. Recife. 9 set. 1968. Carta pertencente à coleção de Mauro Mota doada à FUNDAJ.

MORAES, Márcio André Martins de. A importância do sentimento religioso para a interiorização do integralismo em Pernambuco nos anos 1930: o caso do município de Garanhuns. Paralellus: Revista Eletrônica em Ciências da Religião – Unicap, v.5, n.9, 2014. Disponível em: http://www.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/pdf. Acesso: 10 jun.2019.

MOTA, Mauro. Amigo firme e leal. O Jornal, Rio de Janeiro, p. 4, 9 jun. 1970.

MOTTA, Roberto. Mauro Mota, Memória, Data e Festa. Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, Recife, n. 65, 2012.

NILO dará fardão a Mauro. O Jornal, Rio de Janeiro, p. 11, 11 jan. 1970.

O QUE eles pensam, dizem, fazem. O Jornal, Rio de Janeiro, p. 3, 22 fev. 1957. Segunda Secção.

PEREIRA, Nilo. Mauro Mota e seu tempo. Recife: Associação da Imprensa de Pernambuco, 1987.

PERNAMBUCANO Mauro Mota o novo imortal. O Jornal, Rio de Janeiro, p. 2, 9 jan. 1970.

POETA recebe condecoração. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 1, 19 abr. 1966.

REVISTA DO ARQUIVO PÚBLICO. Recife: Associação da Imprensa de Pernambuco, v. 1, n. 1, jan./jun. 1987.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

VALENTE, Waldemar. As diabruras de Mauro Mota. Recife: Edições Pirata, 1986.

2021-12-29

Como Citar

AMARAL, Tércio de Lima; LINS, Aline Maria Grego. Mauro Mota: relações de um imortal na ditadura e o exercício da memória pela imprensa. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 8, n. 16, p. 261–270, 2021. DOI: 10.25247/hu.2021.v8n16.p261-270. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1919.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 261

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.