TEMPO DA GRAÇA: LENDO ANTÔNIO VIEIRA À LUZ DE INÁCIO DE LOYOLA

Autores

  • Maria Aparecida Rodrigues Abrão Programa de Pós Graduação em Teologia UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.25247/2237-907x.2016v6n1.p199-215

Resumo

A leitura do passado na experiência cristã é mais do que uma análise objetiva da evolução e da sucessão dos acontecimentos. Sem prescindir dos tecidos sociais, econômicos e culturais nos quais está enraizado, aquele que crê exercita-se nessa tessitura a discernir a comunicação, a solicitude de Deus para com os seres humanos. De modo mais radical, trata-se de reconhecer como a circulação do amor divino permeia o tempo e, nele, as evidências que o habitam. Com esta finalidade, o presente artigo pretende fazer um esboço da percepção do tempo em sua dimensão teológica na reflexão do Pe. Antônio Vieira SJ, englobando no caminho desse entendimento a fonte inspiradora singular que deu origem à Companhia de Jesus: Inácio de Loyola.  Sua experiência e o legado de sua maneira de ajudar outros a distinguir a graça – universo no qual o ser humano vive e se move – permitem alargar o campo de compreensão e melhor penetrar na atuação de Vieira. Simultaneamente, torna possível visitar o caminho de uma fé que desposa as realidades do seu tempo para ser fiel ao seguimento de Jesus Cristo e à vivência do evangelho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida Rodrigues Abrão, Programa de Pós Graduação em Teologia UNICAP

    Doutora em Teologia pelo Centre Sèvres, Facultés Jésuites de Paris (2012). Professora de teologia sistemática do Curso de Graduação e de Pós-Graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco.

Downloads

Publicado

05-12-2016

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE / FREE SUBJECT

Como Citar

ABRÃO, Maria Aparecida Rodrigues. TEMPO DA GRAÇA: LENDO ANTÔNIO VIEIRA À LUZ DE INÁCIO DE LOYOLA. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 1, p. 199–215, 2016. DOI: 10.25247/2237-907x.2016v6n1.p199-215. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/813.. Acesso em: 5 dez. 2025.