OS ATRIBUTOS DO CAVALEIRO DA FÉ EM SØREN KIERKEGAARD

Autores

  • Evanildo Costeski Universidade Federal do Ceará
  • José da Cruz Lopes Marques Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.25247/2237-907x.2015v5n1.p249-269

Resumo

O presente artigo tenciona discutir um dos conceitos centrais do pensamento do filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard: a noção de cavaleiro da fé. A análise terá como foco Temor e tremor e outros textos do pensador de Copenhague que abordam a temática da fé. A categoria do cavaleiro da fé, como na obra acima referida, será contrastada pela figura do herói trágico. O contraste será feito a partir dos conceitos de sofrimento, resignação, solidão e silêncio, ambos atributos do cavaleiro da fé. Ao mesmo tempo, será destacado que a mera resignação enquanto renúncia não implica em fé. Donde se deduz que, mesmo que a postura resignada seja condição para a fé, o cavaleiro da resignação e o cavaleiro da fé devem ser entendidos como categorias distintas. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Evanildo Costeski, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Filosofia pela Pontificia Universidade Gregoriana, Roma, Itália.

    Pós-doutor pelo Centro de História e Cultura da Universidade Nova de Lisboa e pelo Instituto Eric Weil da Universidade Lille 3, França.

    Professor do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará.

     

  • José da Cruz Lopes Marques, Universidade Federal do Ceará
    Graduação em Filosofia (UFPA). Mestranda em Filosofia da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

31-12-2015

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE / FREE SUBJECT

Como Citar

COSTESKI, Evanildo; MARQUES, José da Cruz Lopes. OS ATRIBUTOS DO CAVALEIRO DA FÉ EM SØREN KIERKEGAARD. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 5, n. 1, p. 249–269, 2015. DOI: 10.25247/2237-907x.2015v5n1.p249-269. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/591.. Acesso em: 6 dez. 2025.