IMPASSES AO ENSINO RELIGIOSO ECUMÊNICO SEM O REAL DIÁLOGO MULTIRRELIGIOSO [IMPASSES TO ECUMENICAL RELIGIOUS EDUCATION WITH NO REAL MULTIRELIGIOUS DIALOGUE]

Autores

  • Luiz Alencar Libório

DOI:

https://doi.org/10.25247/2237-907x.2014v4n1.p29-50

Resumo

O Ensino Religioso brasileiro basicamente só conheceu o modelo catequéticocatólico por ser o catolicismo a religião do Estado Brasileiro. Após a separaçãoIgreja-Estado (1891), outros modelos começaram a ensaiar os primeirospassos. Apesar das radicalizações de católicos e de protestantes (evangélicos)no que concerne à interpretação da Bíblia e à doutrina, hoje surgem atitudese movimentos em prol do diálogo ecumênico e multirreligioso. O EnsinoReligioso Ecumênico, como instrumento nobre do Ecumenismo, tenta daros primeiros passos apesar dos dogmatismos e da desconfi ança sistêmica deambos os grupos religiosos (católicos e protestantes), entre outros impasses.O objetivo deste artigo é trazer uma refl exão mais realista sobre os impassesque impedem e atrapalham a evolução do sonho ecumênico. A metodologiaconsta de bibliografi a e de uma pesquisa de campo com pastores (batistas epresbiterianos) e seminaristas batistas, presbiterianos e da Assembleia de Deusdo Recife (PE) que declaram o que pensam sobre o diálogo ecumênico coma Igreja Católica Romana. Os resultados não são bons por causa das feridasdo passado (e presente) e problemas de aspectos teológico-doutrinários,soteriológicos, eclesiológico (infalibilidade do papa) e do culto a Maria e aossantos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Alencar Libório
    Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (2001). Mestreem Psicologia pela Pontifícia Universidade Salesiana (1997) de Roma. Professor daUniversidade Católica de Pernambuco, Recife, PE. E-mail: laliborio@terra.com.br.

Downloads

Publicado

16-12-2014

Como Citar

LIBÓRIO, Luiz Alencar. IMPASSES AO ENSINO RELIGIOSO ECUMÊNICO SEM O REAL DIÁLOGO MULTIRRELIGIOSO [IMPASSES TO ECUMENICAL RELIGIOUS EDUCATION WITH NO REAL MULTIRELIGIOUS DIALOGUE]. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP (Descontinuada), Recife, PE, Brasil, v. 4, n. 1, p. 29–50, 2014. DOI: 10.25247/2237-907x.2014v4n1.p29-50. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/theo/article/view/440.. Acesso em: 6 dez. 2025.