ESPIRITISMO
O Espiritismo surgiu na França, em 1857, com a publicação do Livro dos Espíritos (Le Livre des Esprites), organizado por Allan Kardec, pseudônimo de Hyppolite Leon Denizard Rivail, um pedagogo e escritor. O espiritismo tem origem nos fenômenos denominados de “mesas girantes” que consistiam em reuniões de grupo de pessoas que se uniam em torno de uma mesa e esta parecia ganhar vida e se movimentava, executando ordens, como: “vá para direita”, “dê três voltas” etc. Essa suposta manifestação inteligente suscitou aos participantes aprimorar a comunicação, estabelecendo um código através de batidas, onde, depois de inquirida, a “mesa” era orientada a responder, através de batidas, determinadas perguntas feitas pelos presentes. Cada batida representava uma letra do alfabeto, em uma espécie de código Morse, formando frases e estabelecendo ideias.
Foi através deste método que Allan Kardec soube pelas próprias mesas, que por trás deste fenômeno estavam os espíritos, almas das pessoas que tinham morrido, mas que continuavam vivas no mundo espiritual. Com o desenvolvimento do método, Kardec classificou os assuntos revelados pelos espíritos para formar uma doutrina de caráter filosófico, científico e religioso. No seu aspecto filosófico, o espiritismo dá uma interpretação da vida, respondendo questões como o problema do ser, do destino e da dor. Responde as perguntas inquietantes “de onde eu vim”, “o que faço no mundo”, “para onde irei depois da morte”.
Como Ciência, o espiritismo estuda, à luz da razão e dentro de critérios científicos, os fenômenos mediúnicos, isto é, fenômenos provocados pelos espíritos e que não passam de fatos naturais. Para o espiritismo não existe o sobrenatural. Como religião o espiritismo tem por objetivo a transformação moral do homem, revivendo os ensinamentos de Jesus Cristo, na sua verdadeira expressão de simplicidade, pureza e amor. É uma religião sem culto externo, sem sacerdócio organizado, sem cerimônias de qualquer natureza, sem intermediários entre a criatura e o Criador, podendo ser considerada como uma religião cósmica tendo como o amor e a caridade como ideal maior. Para o espiritismo Jesus não é Deus, mas o espírito mais puro enviado por Deus como modelo e guia.
Os princípios básicos do espiritismo são:
1) A Existência de Deus: Para o espiritismo Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom.
2) A imortalidade da alma ou espírito: O espírito é o princípio inteligente do Universo, criado por Deus, para evoluir e realizar-se individualmente pelos seus próprios esforços. A reencarnação: O espírito nasce simples e ignorante e é ele quem decide e cria o seu próprio destino. O homem é dotado de livre arbítrio, ou seja, tem a capacidade de fazer escolhas boas ou más. Tem a capacidade de evoluir e se aperfeiçoar para se tornar cada vez mais perfeito. Essa evolução requer aprendizado, e o espírito só pode alcançá-la encarnando no mundo e reencarnando, quantas vezes necessárias, para adquirir mais conhecimento, através das múltiplas experiências de vida. O progresso adquirido pelo espírito não é somente intelectual, mas, sobretudo, o progresso moral. As diferenças entre os indivíduos se explicam pelo maior ou menor grau de desenvolvimento moral e intelectual, porque tiveram mais experiências reencarnatórias ou aproveitaram bem as oportunidades do progresso.
3) A comunicabilidade dos espíritos: O homem é um espírito imortal que não desaparece com a morte orgânica. Continua sendo como era quando encarnado: bom ou mal, trabalhadores ou preguiçosos, cultos ou medíocres, verdadeiros ou mentirosos. Eles estão por toda parte. Através dos denominados médiuns, o espírito pode se comunicar conosco, se puder e se quiser. Existem diversas maneiras de comunicação: a psicografia (o médium escreve a mensagem do espírito), a psicofonia (o espírito fala através do médium) e mesmo através de equipamentos eletrônicos, transcomunicação instrumental.
4) A pluralidade dos mundos habitados: Os diferentes mundos estelares e planetários constituem as inúmeras moradas aos Espíritos que neles se encarnam. As condições desses mundos diferem quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridades dos seus habitantes.
5) Para o espiritismo, a caridade é preceito fundamental para que o espírito atinja a perfeição, já que todos os seres humanos são irmãos e devem se ajudar mutuamente.
Para o espiritismo a fé deve ser raciocinada, sem a racionalidade não passa de uma crendice ou mesmo de uma superstição. Para Allan Kardec, “Fé inabalável é aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade”. Para compreender o espiritismo em sua totalidade é imprescindível ler as obras de Allan Kardec, tais como: o Livro dos Espíritos, o Evangelho Segundo o Espiritismo, o Livro dos Médiuns, o Céu e o Inferno, a Gênese e a Revista Espírita.
A Federação Espírita Pernambucana está situada à Avenida João de Barros, 1629, Espinheiro, Recife (PE). CEP: 52.021-180. Fones: (81) 3241-2157 (PABX), 3427-6904 e 3426-3615
Boa explicação
O texto não deixa de ser uma reflexão : aprofundamento para um entendimento.
Título : REENCARNAÇÃO
“– Segundo eu li, Alzira, a ideia da reencarnação é mais ou menos assim: condução da matéria que o espírito encarnou à perfeição para atingir o seu aprimoramento espiritual. No entanto, no meu humilde *abesullar, às vezes, resulta em tragédia: reproduz traumaticamente experiência vivida.”
Como faço pra descobrir se tenho algo com os espíritos por conta de que meu sexto sentido não falha
Tenho uma dúvida em qual religião seguir, sempre carreguei um esvaziamento neste sentido…
Maria, religião você pode seguir qualquer uma que quiser, ou, então, não seguir nenhuma. Mas o Espiritismo NÃO é uma religião, mas sim uma ciência e, como tal, pode ser estudado por qualquer interessado. Estude a Revista Espírita. Já no primeiro ano – 1858 – encontrará uma face do Espiritismo bastante diferente dessa que apresentam hoje…
Uma correção importantíssima: o Espiritismo NÃO é uma religião, como Kardec sempre frisou. É uma ciência, desenvolvida como tal. A questão é que o Movimento Espírita se transformou numa religião, afastando-se da ciência e do método.
Prezados(as) que desejarem se aprofundar no tema ou ter uma boa leitura sobre o Espiritismo, conheça a Agenda Espírita Brasil.
Contamos com aproximadamente 3 mil textos espíritas escritos por colunistas de todo o Brasil.
Acesse já: https://www.agendaespiritabrasil.com.br/
O q preciso para abrir uma cada de oração kardecista?
Por onde começar, após a construção do prédio? Onde reconhecer a casa espírita perante a lei dos homens?
Li todo o texto acima. Vivemos num mundo cheios de fantasias e enganos. Num mundo que o religiosismo predomina. Mas, existem um que sobre sai aos demais. Existem um que está a acima de todas as religiões que o próprio Jesus Cristo. Esse sim. Esse nasceu duma virgem, com a idade se 30 anos iniciou o seu ministério aqui na terra, pregou por três anos e meio o seu evangelio (boas novas, boas notícias) entre os homens. Foi preso por causa dos seus ensinamentos, foi condenado a morte injustamente, foi crucificado no lugar dos homens pecadores, morreu, foi sepultado, ao terceiro dia RESSUSCITOU dentre os mortos (não encarnou, pois, segundo a BÍBLIA não existem reencarnação), passou 40 dias na terra entre os seus discípulos dando as últimas instruções, foi assunto aos céus e está assustado há direita do Pai (DEUS) intercedendo por nós. Essa é a verdade que deveríamos continuar PREGANDO, ANUNCIANDO, FALANDO PARA AS PESSOAS. E não um conto de fadas qual as religiões contam dos seus fundadores. Todo os ensinamentos que for ensinados sobre Deus e o homem, sobre salvação e fé tem que está avalizado nas santas escrituras de nosso Senhor Jesus. Na bíblia. Respeitando-o os seus contextos, a sua exegese e a hermenêutica. Espero que o que escrevi seja democraticamente respeitado pela comunidade espírita.
O Espiritismo é a ciência da alma.
O ESPIRITISMO INCOMODA MUITO E EU ACHO ISSO UM BOM SINAL, PORQUE UMA DOUTRINA SEM VALOR NÃO INCOMDA NINGUEM.
Muito impressionante como cada entidade espírita constrói a sua própria lista dos 5 princípios básicos do espiritismo. Com todo o respeito à questão da caridade (fundamental na existência humana), esta lista ignora o principal princípio básico no qual se apoia a doutrina, que é a pluralidade das existencias, popularmente conhecida como REENCARNAÇÃO.
Hoje,estou com noventa anos,fui criado na religião Catolica,seguindo quase todos os seus ensinamentos,pois com o
decorrer dos anos começamos a nos perguntar o que terá de verdade em todos êsses ensinamentos em torno de DEUS?pois em todos êsses anos que comecei a raciocinar em torno de DEUS me fez observar que o maior interesse ainda é o dinheiro,sendo a fé o seu capital de giro maior,começando pela pela épolca de JESUSque foi criando seus principios,nos lugres mais pobres do mundo, da época,mas quando os homens começaram a descobrir que a morte de JESUS poderia lhes render alguma coisas.os , os ricos da época começaram a se mostrar interesssa dos no que a religião lhes poderia traze r lhes de lucro então,fora dos ensinamentos de CRISTO, os ricos começaram a fortalece ra religião e não com os ensinamentos deixados por CRISTO e sim aproveitando os para os seus interesses proprios,mostrando seu poderio construindo g randes templos e assim trazendo as classess menos favorecidas para o seus lados. O que hoje ocorre ao contrario por parte dos c rentes em outras religiões,atfraindo os justamente comm apromessa de enriquecimento facil atravez dos ensinamentos biblicos escritos de acordo com os seus interesses.