IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL
PRINCIPAIS CRENÇAS E RITOS
São cristãos que seguem os princípios da autonomia e da comunhão eclesial, baseando sua doutrina na fé em um Deus Trino. Deus-Pai que é o Criador, o Deus-Filho nosso Salvador e Deus-Espírito Santo, Doador da Vida. A Bíblia é Palavra de Deus, a única regra infalível de fé e de prática, sendo objetivo da Igreja aplicar a Palavra à vida, ao dia-a-dia.
O culto é livre, participativo, interativo, todos podem orar e testemunhar; numa liturgia animada com Cantos, Leituras da Palavra e Comunhão, geralmente mensal. Há espaço ainda para as tomadas de posição, a consagração da vida.
HISTÓRIA DA RELIGIÃO EM PERNAMBUCO E PERSONALIDADES
A história da Igreja Evangélica Congregacional remonta aos tempos da Reforma Protestante (séc.XVI) e sua história na Inglaterra. Após o movimento reformista, um determinado grupo denominado de puritanos passou a exigir maior profundidade quanto à doutrina, culto e liturgia. Não sendo bem compreendidos, sofreram forte perseguição por parte das autoridades inglesas. Assim, migraram para a Holanda, e depois para os EUA; onde foi criada a Missão Evangelizadora que alcançou diversos países, dentre os quais, o Brasil.
O Congregacionismo no Brasil foi gerado por Roberto Reid Kalley (1809-1888), missionário escocês, médico e ministro do Evangelho, que organizou a Primeira Igreja Evangélica do Brasil em 11 de julho de 1858, em Niterói, Rio de Janeiro. A partir de então, a visão evangelizadora se voltou para o Nordeste, quando então o diácono Manoel José da Silva Viana fundou, com a presença de Roberto Reid Kalley, a Igreja Evangélica Pernambucana, isso em 19 de outubro de 1873, no Teatro Santa Isabel. Em 1913 houve um Congresso onde participaram 13 Igrejas. O Objetivo era criar uma unidade entre todas as Igrejas irmãs fundadas por Roberto Reid Kalley. Inicialmente passaram a ser chamadas de Indenominacional, depois União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil, atualmente vigente.
ENDEREÇOS FÍSICOS E VIRTUAIS
Igreja Evangélica Congregacional Pernambucana
Rua do Príncipe, 328
Bairro Boa Vista, Recife, PE
Fone: 81-3334-9492
E-mail igreja.pernambucana@hotmail.com
graça e paz, sou Pastor a 22 anos, minha convençao foi no ano de 1979 na assembleia de Deus misao, nasci no pentecostalismo, nao conheço a historia quanto a doutrina sobre o espito santo, já tenho visto algo que concordo, como por exeplo Deus pai-Deus filho-Deus espirito santo, que sao um até air tudo bém,espero que esteja me entendendo, estou fazendo estas perguntas pq recebi um convite pra fazer parte da familia congregacional e pra mim é muito importante ter este conhecimento, diante de alguma resposta q já ouvi, n mim convenceu! perguntando pra uma missionaria sobre o batismo com o espirito ela me disse q na congregacional era considerado q quando uma pessoa se rende verdadeiramente a Jesus está pessoa automaticamente é batizada, eu quis entra em detelhes, mesmo porque tinha pessoas novas convertidas,+ ainda falei no em atos cap. 2 q a Biblia é bem clara sobre este fato! gostaria de tirar alguma duvida sobre,é da forma q a igreja ver ou da forma q a Biblia diz, muitas das vezes, aconteçe q cada igreja ensina de uma forma diferente, não com o diz atos cap. 2! creio q qdo o homem confeça a Jesus como Senhor da sua vida, esta pessoa passa a receber o espito santo,mesmo pq é o espirito Santo através da palavra q vai limpando, alma, corpo, e espirito, a Biblia diz q o batismo é uma dadiva de Deus para nós e para alcansarmos esta dadiva é preciso ser trabalhada em nos. gostaria de tirar esta duvida e em qual linha de pensamento trabalha os congrecionalismo, espero ser entendido e respondido, e Deus vus abençoe.
Pr Gerson, não há convencimento do pecado, para arrependimento, se não for através do trabalho do Espírito Santo – quem convence o homem do pecado.
Ao aceitar Jesus, um homem está professando que o seu coração será preenchido por Deus e ao mesmo tempo estará negando o pecado e aceitando uma nova vida aos pés do Senhor.
Ao aceitar Jesus(verdadeiramente), o homem está abrindo espaço para o trabalhar de Deus para modificação e restauração do velho homem; não poderíamos considerar isto uma unção do Espírito Santo? Os demais dons acrescentarão ao homem, que vive aos pés de Cristo, uma nova forma de viver a comunhão com Deus e intimidade para amadurecer a vida cristã que deverá dar frutos.
O batismo com o Espírito Santo é algo tremendamente maravilhoso mas não deve ser encarado como uma única forma de representar a unção divina sobre o homem.
O homem batizado com o Espírito Santo professa bênçãos, estende a mão ao próximo, tem compaixão, tem domínio próprio, ama ao próximo – não apenas como a si mesmo – mas como Jesus nos amou.
TB tenho essa dúvida qto o batismo no espírito santo. Sou batizada mas águas. Estou buscando o batismo no espírito santo. E TB estou buscando uma igreja avivada . Mas que TB seja rigorosa no ensino da palavra
gostei muito
Para conhecer mais sobre os Congregacionais leiam o artigo sobre eles na Wikipédia e acessem esta página:
http://historiacongregacional.blogspot.com
O que foi escrito no artigo acima está muito incompleto e tendencioso, leiam os links citados e tirem suas conclusões.
iniciei estudo de teologia e ontem ouvi na aula algo sobre esta igreja e descide me informar mais .
gostei muito de conhecer a hestoria da igreja, e aprendi que foram os pioneiros do evangelho no Brasil.
A igreja congregacional Tem dado uma grande contribuicao a pregacao do evangelho no brasil.
Corrijam a informação no texto que a primeira igreja congregacional se organizou em Niterói, em 1858. A data está correta, mas a cidade não. O local foi a cidade do Rio de Janeiro, a Igreja Evangélica Fluminense, que está instalada no centro da referida cidade.
Bom gostei desta igreja e sei que Deus trara o seu crescimento….
Me convertir ao Senhor na Igreja Assembléia de Deus, mas,algum tempo depois fui para a Igreja Congregacional(Sento-Sé/BA), onde aprendi mto de Deus e sua palavra. Hoje congrego de novo na Assembléia pois onde estou morando (Camboriú/SC)não tem Igreja Congregacional. A paz do Senhor!
boa tarde amados congrego na igreja congregacional de Viamão onde estamos na luta para permanecer com as portas a breta peço que todos orem pelo sul , onde cada dia mais portas se fecham para a obra de Deus .
Sou extremamente grata ao nosso Deus por este ministério, por todo aprendizado das Escrituras, tive a honra de conviver até os meus 16 anos (João Pessoa-PB) através da minha amada avó Francisca ( Saudosa) que foi uma crista fiel até o momento da partida ( aos 99 anos-26/11/2021)… cultos com muita reverência, comunhão e muita unção que tomava conta de todo o ambiente… hoje graças dou por estar firme e fundamentada na PALAVRA de CRISTO. Que o nosso DEUS em o nome de JESUS através do ESPÍRITO SANTO continue abençoando, sustentando, guiando a cada membro desde ministério até a volta do Senhor!!!
Querida irmã , sou congregacional desde 1998 e posso lhe informar que é o Espírito Santo que vai lhe direcionar busque o mesmo pedindo sempre discernimento para que a irmã Veja em qual denominação a irmã deve seguir , só posso lhe dizer que amo todos os irmãos sou convidado a pregar em algumas igrejas que tem a linha de pensamento diferente dos tradicionais ou conservadores , como somos chamados só que é o Espírito santo que nos convence é só através dele é podemos falar sobre as denominações que nos dias de hoje são muitas e existem também muitas que só existem por que alguns líderes se rebelarem contra a palavra , espero ter lhe ajudado , Deus lhe abençoe