A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 30 de outubro de 2008 Ano 7

Amigos do Saber promove oficina de reciclagem para alunos do reforço escolar
Por Anne Mendes

Garrafas pet, potes de tinta, tesouras e latinhas de refrigerante estavam espalhados em uma das salas da Católica, na tarde desta quinta-feira (30). Toda essa quantidade de materiais foi utilizada numa oficina de reciclagem ministrada pela equipe do Amigos do Saber, com os alunos do reforço escolar.

Para participar das aulas da oficina “Salve o Planeta, Recicle”, os estudantes da 5ª série do Colégio Liceu, que recebem o apoio da equipe nas disciplinas de Matemática e Português, se inscreveram através da autorização dos pais.

No primeiro encontro, eles aprenderam a transformar materiais que são tidos como lixo em utensílios (porta-treco, flores decorativas, árvore de natal) e a fazer do lixo uma fonte de renda para a família. “A importância e o principal objetivo dessas aulas é a conscientização. Fazemos com que perceberem que a reciclagem pode ser um meio de sobrevivência para a família e que colabora para a preservação do meio ambiente”, afirmou a bióloga e integrante do Amigos do Saber Katarina Botelho.

Ela, juntamente com a psicóloga Graziela Almeida, também voluntária do projeto, idealizou a oficina para conscientizá-los de que nem tudo o que vai para o lixo é resíduo de verdade, alguns elementos podem ser reaproveitados ou reutilizados. Pensando nisso, no próximo encontro, no dia 6 de novembro, a equipe de trabalho da oficina, composta por alunos do curso de Biologia da Universidade, vai ensinar às crianças como fazer adubo orgânico aproveitando os resíduos dos alimentos.

Psicanalista belgo faz conferência na Católica
Por Cecília Pinho

A Coordenação Geral de Pós-graduação da Católica promoveu, na noite desta quarta-feira (29), a conferência Freud e a Cultura Pós-moderna, com a participação do psicanalista belgo Jean Pierre Lebrun, membro da Associação Freudiana da Bélgica. O evento, que lotou o auditório G2, teve o apoio de todos os mestrados da Universidade.

“É um momento de alegria pela consolidação que a gente vem atingindo nos programas de mestrado. E, hoje com a presença de nosso conferencista, ficamos felizes pela força que ele tem e no pensamento que nos foi traduzido”, foram as palavras do Reitor, Padre Pedro Rubens ao dar as boas-vindas ao convidado.

Compondo a mesa, presidida pela professora do mestrado e do curso de Psicologia Nanete Frej, estavam a Profa. Dra. Telma de Queiroz, que atuou como tradutora já que o conferencista falava em francês, a Profa. Dra. Letícia Patriota e o Prof. Dr. Ivan Correia, na função de debatedores.

Iniciando a conferência, Lebrun citou o texto de Freud “O progresso da vida e do espírito”, que abrange o progresso do ser humano caracterizado pela continuidade, pela passagem de algo imediato para mediato. A discussão girou em torno desse tema, envolvendo questões como a capacidade da linguagem.

Uma criança precisa do neurológico e de um cérebro saudável para desenvolver a capacidade da linguagem, mas isso não basta, é preciso passar pelo progresso do espírito, obtendo perdas, mas passando do contínuo para o descontínuo. Nesse caso, a perda é essencial para o progresso.

Assim, Lebrun identificou cinco fatores que ligados por um fio sustentam a organização social: a lei da humanização, a sociedade humana (dar, receber e devolver), o discurso social (que organiza o laço social), os pais (são os primeiros outros que rodeiam uma criança) e a própria criança (futuro sujeito).

“É como se houvesse um laço estreito entre a criança, os pais e a lei da humanização. O princípio é que todo mundo deveria passar pela perda da imediatez. Será que na nossa sociedade atual não estaríamos sendo transformados em imediatos?”, indagou o conferencista. E completou: “O imediato substituiu o mediato”. Então, listou uma série de situações da atualidade em que o imediatismo se faz presente, como a imagem televisiva.

Já finalizando, Lebrun destacou que o trajeto individual em cada um não pode, em nome do coletivo, privilegiar o individual e o coletivo não pode limitar os desejos de um indivíduo. “Existem muitos laços entre o subjetivo individual e o coletivo, o laço social”. Os questionamentos feitos pelos professores Letícia e Ivan marcaram o início do debate, que depois foi aberto ao público.

Começa curso “As artes em 10 horas”
Por Cecília Pinho

Teve início nesta quarta-feira (29) o curso “As Artes em 10 horas”, promovido pelo curso de Letras da Católica e ministrado pelo professor Janilto Andrade. A proposta é abordar as artes plásticas em 10 horas de aula. “É um curso bem dinâmico, quero que os alunos entendam a ligação do presente com o passado no mundo das artes”, explicou o professor Janilto.

No primeiro encontro, a aula foi sobre a Pop Art. Marcel Duchamp e seu gesto polêmico de expor um vaso sanitário masculino, Andy Warhol e Roy Lichtenstein foram os nomes citados na aula, com a utilização de vídeos e slides. Segundo o professor, “a intenção é mostrar a presença da arte na vida das pessoas. A literatura, a fotografia, o cinema, o teatro”.

Os interessados em participar do curso “As artes em 10 horas” ainda podem se inscrever na secretaria do curso de Letras, na sala 608 do bloco A. A taxa de R$ 10 inclui o material didático e a confecção dos certificados de participação, que valerão 10 horas em atividades complementares. As aulas serão ministradas todas as quartas-feiras e sábados até o dia 12 de novembro. Outras informações pelo telefone (81) 2119.4166.

Regente do Madrigal da Católica é homenageado no 8º Fenace
Por Nathália Bormann

Entre os dias 24 e 26 aconteceu o 8º Festival Nacional de Corais de Empresas (Fenace), realizado no Teatro de Santa Isabel. Na ocasião, o regente do Madrigal Marlos Nobre, Lindbergh Pires, foi um dos homenageados. O evento reuniu corais de diversas instituições como Chesf, Unimed, Hope, entre outros, para exaltar a música clássica.

Segundo o regente Pires, “o convite partiu do maestro pernambucano Givanildo Amâncio. Ele ficou sensibilizado por ter chegado ao Recife um maestro que colocou em evidência a música clássica e por eu ser um dos únicos que prepara vozes para o canto lírico aqui”, explicou. Além do irmão Pires, Dierson Torres também foi homenageado na noite como maestro-arranjador.

Mas, Lindbergh Pires ressalta que o mérito não é só seu. “A homenagem não é só por causa de mim, ela está relacionada com o próprio Madrigal. Fizemos isso acontecer juntos”, afirmou. Durante o evento, o maestro Pires foi chamado para subir ao palco e receber o prêmio depois da apresentação de três corais. Ele recebeu um troféu bastante representativo e ecológico, produzido com garrafas pet.

Nos três dias de festival, 26 corais de vários estados brasileiros se apresentaram, como o Boca da Bahia, de Salvador, a vocal Perseptom, de São Paulo, e o vocal BR6, do Rio de Janeiro.

O Madrigal foi criado em 1993 pelo próprio maestro Pires, que vem preparando vozes até hoje, uma atividade que traz bastante recompensa. “São quase quinze anos de trabalho e alegria, vendo alunos que ultrapassam os limites e vão além”, destacou. Do seio do Coral da Unicap já saíram grandes nomes. Atualmente, os ex-alunos da Universidade Bellani Medrado e Marcelo Ferreira estão na Universidade de Indiana nos Estados Unidos, onde vão iniciar o doutorado.

Comédia e tragédia no Cine Revezes com Durval Discos
Por Nathália Bormann

Criado em 1999 pelo professor da Católica e crítico de cinema Alexandre Figueirôa, o Cine Revezes é um projeto aberto ao público que tem o intuito de exibir e debater produções cinematográficas. Na noite desta quarta-feira (29), os presentes em mais uma sessão do evento assistiram ao filme Durval Discos,de Anna Muylaert, um misto de comédia e tragédia.

O filme conta a história de um solteirão de quase quarenta anos que mora com a mãe, dona Carmita, e não quer se desfazer da “mamata” do seu lar. Durval vê sua vida virar de cabeça para baixo quando uma menina chamada Kiki, de 9 anos, aparece na sua casa. A trilha sonora é composta por sucessos de Caetano Veloso, Rita Lee, Gilberto Gil, Jorge Bem Jor, Tim Maia e Luiz Melodia.

No elenco figuram nomes como Ary França, Rita Lee, Marisa Orth e Letícia Sabatella. A música tema da história é Mestre Jonas, que define bem o personagem principal nos versos “Dentro da baleia mora mestre Jonas, desde que ele completou a maioridade”, uma referência à idade avançada de Durval e ao fato deste ainda morar com sua mãe.

Segundo um dos organizadores do Cine Revezes, Otávio Portugal, aluno do 5º período de Jornalismo da Católica, “o filme foi interessante justamente pela análise psicológica que ele gerou”. Além de Otávio, outros quatro alunos organizam as sessões do Revezes: Aline Souza, Gabriela Alcântara e Alexandre Cunha, alunos do 1º período de Jornalismo, e Luiz Henrique (5º período).

Para Pedro Neto, aluno do 6º período de Jornalismo, a iniciativa do grupo é extremamente importante. “É uma atividade extraclasse que usa uma linguagem interessante e fácil de assimilar, o audiovisual. Além disso, o debate sobre o filme promove uma troca enriquecedora de conhecimento que acaba sendo muito melhor do que pegar um livro e estudar, por exemplo”, destacou.

A aluna do 2º período de Publicidade Maria Eduarda gostou de participar da sessão. “Acho que deveria ser mais divulgado e os alunos deveriam dar mais valor a atividades deste tipo”, concluiu.

O Cine Revezes acontece quinzenalmente, às quartas-feiras, sempre às 19h na sala 510 do bloco A. Entre os filme já exibidos estão Pantaleão e as Visitadoras, Wood stock: sexo, orégano e rock n’ roll e Baixios das Bestas. A intenção do grupo é tornar o encontro semanal já no próximo semestre.

Católica promove Semana de Direitos Humanos

A Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, promove, entre os dias 12 e 14 de novembro, a Semana de Direitos Humanos. O evento contará com um seminário, painéis e mostra de cinema. As atividades estão sendo coordenadas pelo Mestrado em Direito e vão acontecer no campus como parte das comemorações pelos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A abertura será na quarta-feira (12), às 9h, no auditório G1, com palestras do Reitor, o Padre Pedro Rubens Ferreira; e do prefeito do Recife, João Paulo de Lima e Silva. Também farão parte da mesa, os professores Doutores da Unicap, Zuleica Dantas Pereira Campos e Pe. Ferdinand Azevêdo; além do professor Doutor da Universidade Federal de Pernambuco, Luciano Oliveira. Eles vão iniciar o seminário Pensando o Futuro: 60 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos.

Ao longo da semana, o seminário vai discutir, através de painéis, temas como diálogo inter-religioso, ressocialização, cultura, infância, juventude, hermenêutica, linguagem e gênero na perspectiva dos direitos humanos. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br e a taxa custa R$ 20,00. A participação confere certificado de 25 horas de carga horária de atividade complementar. Estão sendo oferecidas 200 vagas.

Já a mostra de cinema, que também será realizada no auditório G1, tem entrada franca. Na quarta-feira (12), às 19h, será exibido o filme Anjos do Sol. Na quinta-feira (13), às 15h, Borboletas da Vida; e na sexta-feira (14), às 19h, O Oitavo Dia. Mais informações sobre a Semana de Direitos Humanos pelo telefone (81) 2119.4369.

Aliança Francesa promove mostra de cinema neste final de semana
Com informações da Assessoria de Comunicação da Aliança Francesa

Filmes que recorrem aos clichês e às fantasias estrangeiras sobre o Brasil são o ponto de partida da nova mostra promovida pelo cineclube da Aliança Francesa do Recife. “O Brasil visto de fora” apresenta nos dias 1º e 2 de novembro produções francesas e brasileiras que problematizam os estereótipos construídos ao longo do tempo sobre o país. A cada dia, debatedores convidados conversarão com o público sobre os filmes.

A idéia da mostra é refletir e desconstruir as origens dos mitos sobre o Brasil a partir do olhar de realizadores franceses que atravessaram o Atlântico para ambientar suas narrativas em terras tupiniquins, como afirma a jornalista e pesquisadora de cinema Raquel do Monte que divide a curadoria do evento com o cineasta Marcelo Pedroso. “Neste sentido, selecionamos obras que são emblemáticas e que foram fundamentais para a construção da imagem brasileira na cinematográfica francesa”, completa.

A seleção traz filmes inéditos como Saravah e L’Homme de Rio, além do clássico Orfeu Negro de Marcel Camus. Há ainda o documentário brasileiro de Lúcia Murat, Olhar Estrangeiro, que traz justamente a mesma reflexão e questionamento da mostra da Aliança. “Decidimos inserir o filme da Lúcia, pois acreditamos que ele sintetizará algumas discussões sobre o país visto de fora” afirma Pedroso. “Há em todas  as obras uma série de temas recorrentes e que ainda hoje são ratificadas pelos meios de comunicação de massa e pela indústria cultural. Vemos o olhar exótico, o apelo da música e um enquadramento artificial das paisagens”, conclui.

Para debater os filmes foram convidados o assessor de cooperação para o francês do Consulado da França Denis Roy, o músico e jornalista Filipe Beltrão, o professor e pesquisador de cinema Alexandre Figueirôa e o diretor de fotografia e mestre em Estética Camilo Soares.

A mostra “O Brasil visto de fora” é uma iniciativa que integra a programação do cineclube da Aliança Francesa do Recife. As sessões ocorrerão sábado e domingo a partir das 17h no auditório da AF, as sessões têm legendas em português, são gratuitas e abertas ao público e a classificação dos filmes é 14 anos.

O cineclube da Aliança Francesa tem promovido periodicamente desde o início do ano mostras de cinema, como Olhares de Pernambuco sobre o cinema francês e Paris, cidade...  De acordo com o diretor da AF, Jean-Victor Martin, a proposta do cineclube é trazer para a população reflexões sobre questões ligadas à linguagem audiovisual e às escolhas artísticas dos cineastas. A iniciativa integra a programação cultural da instituição que, além das atividades de cinema, promove eventos de música, gastronomia, artes visuais, literatura e filosofia.  

Sábado, 1º

17h
L’Homme de Rio - (Philippe de Broca, 1964, cor, 110 min.)
Lançado na década de 60 o filme foi um dos maiores sucessos de público na França, levando 5 milhões de expectadores ao cinema. Estrelado por Jean-Paul Belmondo a produção narra a aventura de um fora da lei que durante a sua fuga passa por diversos países chegando ao Brasil. Aqui ele encontrará cenários emblemáticos no Rio de Janeiro, Brasília e no Amazonas.

19h
Saravah
- (Pierre Barouh, 1969, Cor, 93 min. )
O fascínio pelo samba e bossa nova trouxeram o diretor de cinema francês Pierre Barouh ao Brasil para registrar a sonoridade exótica e rica. O ano era 1969 e o quadros trazem imagens de músicos de várias vertentes da MPB, como Pixinguinha, Baden Powel, Maria Bethânia e Paulinho da Viola. Do desfile da Mangueira ao subúrbio carioca a nova missão artística francesa de Barouh traz imagens que permaneceram quase quatro décadas inéditas entre os brasileiros.
Debatedores: Denis Roy (Assessor de cooperação para o francês) e Filipe Beltrão (jornalista e músico)

Domingo, 02

17h
Orfeu Negro
- (Marcel Camus, 1959 PB, 100 min.)
O clássico de Marcel Camus condensa o mito grego em uma favela carioca em clima de Carnaval. O filme traz paisagens típicas e enquadramentos artificiais, além de representações românticas do Brasil. O espectador encontrará ainda a trilha musical composta por Tom Jobim e Vinícius de Moraes e que apresenta de alguma forma a gênese da Bossa Nova. A produção ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1959. 

19h
Olhar Estrangeiro
- (Lúcia Murat, 2005, Cor, 70 min.)
O ponto de partida do documentário de Lúcia Murat é inspirado no livro “O Brasil dos gringos” de Tunico Amâncio. O filme interroga realizadores, roteiristas e atores estrangeiros que filmaram no Brasil sobre as fantasias e os clichês que existem em torno do país.
Debatedores: Alexandre Figueirôa (jornalista, doutor em cinema pela Sorbonne e professor do curso de Jornalismo da Católica) e Camilo Soares (diretor de fotografia e mestre em Estética pela Sorbonne).

Mestrado em Direito vai promover Semana de Direitos Humanos
Por Cecília Pinho

Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades atuais e futuras dos Direitos Humanos, o Mestrado em Direito da Universidade Católica de Pernambuco promove, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no campus da Universidade, a Semana de Direitos Humanos 2008. Os participantes terão a oportunidade de discutir a respeito do significado histórico da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que este ano completa 60 anos. Durante todos esses anos, conquistas foram alcançadas em proteção dos direitos humanos e liberdades fundamentais a todas as pessoas.

Por isso, a Semana de Direitos Humanos 2008 vai reunir uma Mostra de Cinema com filmes relacionados com direitos humanos, palestras magnas envolvendo democracia e sistemas internacionais de proteção, e painéis com os temas variando entre diálogo inter-religioso e infância e juventude. O evento aborda ainda o significado dos direitos humanos nas constituições, legislações e políticas públicas.

Para acessar a programação  CLIQUE AQUI

Católica irá promover a II Semana de Informática

O curso de Ciência da Computação irá promover a 2ª Semana de Informática da Católica entre os dias 3 e 7 de novembro. Estão programadas 11 palestras, uma mesa-redonda e 12 minicursos. Haverá também a 2ª Maratona de Programação e a exposição sobre a Evolução da Informática.

As palestras serão abertas ao público e acontecerão no auditório G2, no 1º andar do bloco G, das 17h às 22h. A exposição será realizada no salão receptivo. Já os minicursos serão apenas para os inscritos e acontecerão no Laboratório Inácio de Loyola e no NIC. A divulgação da programação completa estará na página http://www.dei.unicap.br/cdc/sic2/ a partir desta sexta-feira (24) e as inscrições para os minicursos acontecerão na secretaria do curso, no 1º andar do bloco A, a partir da próxima segunda-feira (27). A taxa custa R$ 10,00.

Abertas inscrições para curso básico de fotografia de estúdio

Especialista em Design da Informação pela UFPE, a professora do curso de Jornalismo da Católica e editora da Revista Gastrô, Renata Victor, irá ministrar curso básico de fotografia de estúdio, nos dias 10, 12 e 13 de novembro, das 14h às 18h, na sala 002 do bloco G. Estão sendo oferecidas 30 vagas para pessoas interessadas na arte da fotografia em estúdio e estudantes e profissionais de comunicação. As inscrições podem ser feitas no site www.unicap.br e a taxa é de R$ 90,00 até 31 de outubro e de R$ 100,00, até 7 de novembro.

Abertas inscrições para curso básico de jornalismo esportivo

Mestre em Jornalismo pela University of Westminster, de Londres, o professor de Jornalismo da Católica Álvaro Filho irá ministrar curso sobre jornalismo esportivo, no período de 10 a 13 de novembro, das 8h às 11h, no auditório da Unicap Júnior. Serão oferecidas 60 vagas para pessoas interessadas em iniciar-se nas técnicas de jornalismo esportivo e para estudantes e profissionais de comunicação.

O conteúdo do curso inclui uma breve história do futebol no mundo e no Brasil; regras; evolução das táticas de futebol; a cobertura diária do jornalismo esportivo; as características e riscos do trabalho do setorista; o trabalho da assessoria de imprensa; o jornalismo opinativo; técnicas de entrevista no jornalismo esportivo; a reportagem esportiva: texto, contextualização histórica, recursos gráficos; estruturas de uma matéria de apresentação, planejando uma apresentação de partidas rotineiras, clássicos e finais de campeonato, as vinculadas, estatísticas, a ficha de apresentação; a cobertura de uma partida de futebol, as diferenças de cobertura entre os veículos de comunicação, a cobertura do repórter, a cobertura do comentarista e do narrador da partida, os vestiários, a ficha de resultado.

As inscrições devem ser feitas pelo www.unicap.br e a taxa custa R$ 90,00 até o dia 31 de outubro e R$ 100,00 até o dia 7 de novembro. 

Unicap Jr promove curso sobre Código Penal
Por Cecília Pinho

De 3 a 7 de novembro, a Unicap Jr promoverá para os estudantes de Direito o curso de atualização do Código Penal, ministrado pelos professores e criminalistas Francisco Alves de Vasconcelos e José Francisco Arruda de Vasconcelos, especialistas em Ensino Superior do Direito e pós-graduados em Direito Processual. A intenção é abordar as modificações trazidas pelas leis: Lei 11.689, procedimento do júri; Lei 11.690, provas; e Lei 11.719, procedimentos e suspensão do processo.

As aulas serão no auditório da Unicap Jr, das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas mediante o pagamento da taxa de R$ 60 na Unicap Jr, de segunda a sexta, das 14h às 18h. Ao final do curso, os estudantes receberão certificado de participação, com carga horária de 15 horas/aula. Outras informações pelo telefone 2119-4365.

Grupo Hegel abre inscrições para minicurso

O Grupo Hegel/ Unicap vai promover, nos dias 12 e 13 de novembro, minicurso sobre as bases hegelianas na psicanálise de Lacan. As aulas serão ministradas pela psicanalista e mestre em Filosofia, Ana Cabral. Os participantes receberão certificado de 8 horas/aula.

O objetivo do minicurso é articular o sujeito da psicanálise com o sujeito hegeliano, tomando como base as referências a Hegel, que Lacan utilizou no seu ensino. Os interessados devem se inscrever na sala 05, no térreo do bloco B, das 14h às 17h. Mais informações pelo fone 2119.4230 ou pelo email: grupohegelunicap@gmail.com.

Diretório Acadêmico de História colabora para realização do 4º Epeh
Por Anne Mendes

Para levar o estudante de História a refletir sobre a temática da influência da cultura afro-brasileira na construção da identidade pernambucana será promovida a quarta edição do Encontro Pernambucano de Estudantes de História (Epeh). De 14 a 16 de novembro, a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso) sediará o evento.

A iniciativa é uma realização dos diretórios acadêmicos do curso de História da Católica; Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Funeso; Universo e Federação do Movimento Estudantil de História (Femeh).

Minicursos, oficinas, mesas-redondas, atividades culturais, comunicações e debates marcarão os três dias de atividades que devem abordar como a cultura afro-brasileira é vista hoje e a obrigatoriedade do ensino da História da África nas escolas. Para participar, os interessados devem procurar os Diretórios e Centros Acadêmicos das instituições e se inscreverem. O investimento varia entre R$ 15,00 e R$ 20,00.

INSCRIÇÕES

PRAZO
ESTUDANTES
COMUNICAÇÃO
14/10 a 03/11 R$ 15,00 + R$ 5,00
04/11 ao dia do evento R$ 20,00 + R$ 5,00

Os alunos que participarem do encontro receberão certificados que equivalem a 30 horas de evento; 6 horas de minicurso e 4 horas de oficina. Para a abertura já estão confirmadas as presenças do representante do Quilombo Cultural Malunguinho, João Monteiro; de um representante do Funcultura (Fundarpe) e da representante da casa do Carnaval da Prefeitura da cidade do Recife, Azenilde Simões. Durante a cerimônia, será ministrada uma palestra que tratará do tema central do 4º Epeh: “A cultura afro-brasileira na construção da identidade pernambucana”.

O evento recebe o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife; Governo de Pernambuco; Companhia Editorial de Pernambuco (Cepe); Fundarpe; Prefeitura de Olinda; União Nacional dos Estudantes (UNE) e União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).

Informações:
coepeh2008@yahoo.com.br
coepeh2008.informes@gmail.com

Funcionários organizam passeio para o Ceará em dezembro

Fátima Dantas e Astrogildo Júnior, funcionários da Diretoria de Gestão Escolar (DGE) da Católica, organizaram um passeio para o estado do Ceará em dezembro. A viagem terá dois destinos. O primeiro é Fortaleza, capital do estado, e o segundo é o distrito de Vazantes, no município de Araçoiaba, onde será realizada a Festa do Centenário da Igreja local.

O distrito de Vazantes é sede do projeto Fé e Alegria no estado do Ceará. O Fé e Alegria é um projeto de educação popular desenvolvido pela Companhia de Jesus, que atua há 25 anos no Brasil e há 50 na América Latina.

A saída do Recife será no dia 25 de dezembro e o retorno será no dia 28 de dezembro. O pacote que inclui hotel em Fortaleza (uma diária com café da manhã), ônibus de luxo, “city tour” em Fortaleza e camisa custa R$ 180,00 e pode ser pago em 1 + 2 de R$ 60,00.

“O passeio será uma ótima oportunidade de interação, fora do ambiente de trabalho, da comunidade acadêmica (funcionários, professores e alunos), além de conhecermos e vivenciarmos o trabalho do projeto Fé e Alegria na comunidade de Vazantes”, explica Astrogildo Júnior.

Roteiro da Viagem:

25/12/2008
20h – Saída para Fortaleza

26/12/2008
8h – Chegada em Fortaleza
10h – Check in
12h – Almoço / City tour
Noite Livre

27/12/2008
Manhã livre
12h – Almoço
14h – Saída para Vazantes

Em Vazantes:
- Visita aos projetos do Fé e Alegria;
- Missa em comemoração aos 100 anos da Igreja;
- Bingo;
- Atrações locais e a Banda Forró Culé de Chá;
- Comidas Típicas.

28/12/2008
Chegada no Recife

Informações com Fátima Dantas ou Astrogildo Júnior na DGE, sala 021, bloco R. Telefone (81) 2119-4120


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Lucélia Brito e Manuela Ramos(Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro(Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

NOVEMBRO

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000