A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 27 de outubro de 2008 Ano 7

Católica celebra os 10 anos do NPCIAMB e a cooperação Brasil-Japão
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está comemorando esta semana os 10 anos do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB), com a realização de conferências, minicursos e mesas-redondas sobre temas relacionados ao meio ambiente e tecnologia.

Na manhã desta segunda-feira (27), foi realizada, no auditório G2 (1o. andar do bloco G), a abertura oficial do evento. Discursaram, na ocasião, o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens; a coordenadora do NPCIAMB, Galba Takaki; o Cônsul Geral do Japão, Toshio Watanabe; e o professor Kuzutaka Fukushima, da Universidade de Chiba. A solenidade celebrou, também, o centenário da imigração japonesa e os dez anos de cooperação internacional entre a Unicap e a Universidade de Chiba (Japão).

“Temos vários motivos para comemorar”, disse o Reitor, Padre Pedro Rubens, ao iniciar o seu discurso, dividido em três trechos. Primeiramente, homenageou a comunidade japonesa e solicitou um minuto de silêncio, em nome de todos aqueles que sofreram os males da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial. Em seguida, homenageou o povo do Japão: “Eu o reverencio porque vejo que, depois da guerra, existe um esforço grande para se reerguer, inclusive na linha tecnológica, sob o signo da paz”, e pediu desculpas pela discriminação dos brasileiros aos orientais, uma das principais dificuldades dos imigrantes. Sobre a cooperação com a Universidade de Chiba, destacou a busca pela troca de saberes a serviço da paz e a oportunidade de construir um pensamento crítico conjunto, “em pé de igualdade”. Definiu a parceria como um exemplo de reciprocidade e de procura por harmonia – “palavra que eles tanto gostam” -, sobretudo no trato com o meio ambiente.

Quanto aos dez anos de NPBCIAMB, agradeceu a toda a equipe do grupo de pesquisas e passou a palavra à professora Galba Takaki, coordenadora do Núcleo desde o seu surgimento, a quem se referiu como “a pessoa que pode falar com propriedade sobre todos esses desafios e conquistas”. Em entrevista, enfatizou: “Precisamos superar a fase em que a tecnologia deveria agredir a natureza e aprender a manter o respeito e o convívio com ela. Isso será feito pelas Ciências Ambientais”. E completou: “A chegada aos dez anos de um núcleo de ponta como esse, com competência e cooperação internacional, consolida a universidade enquanto tal”.

A professora Galba Takaki sintetizou a trajetória do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais, desde março de 1998, quando foi planejado, até 4 de novembro do mesmo ano, data de sua inauguração. No inicio, o grupo dispunha de apenas três laboratórios – atualmente, possui 12 unidades, cujos equipamentos estão avaliados em mais de R$ 3 milhões. Relatou a importância do projeto de Rio Formoso, que possibilitou o reconhecimento e a ampliação da infra-estrutura do NPCIAMB, o contato com a parte social - “Nunca tinha trabalhado nessa área e me apaixonei” - e a facilidade de transpor a barreira científica, utilizando as pesquisas em prol da comunidade. “O núcleo é fruto do esforço conjunto de professores, funcionários e alunos, e visa a gerar desenvolvimento, bem-estar social e qualidade de vida”, explicou. Declarou, ainda, que os estudos realizados ajudaram a aumentar a produção científica da Unicap, cujo reconhecimento cresceu no Brasil e no mundo.

O Cônsul Geral do Japão, Toshio Watanabe, enfatizou o significado do evento para a comunidade japonesa: “Esta cerimônia é muito especial, por comemorar os dez anos da cooperação entre a Universidade Católica e a Chiba University e, também, o centenário da imigração”. Disse que a distância entre os países não impediu a consolidação dos laços de amizade e reciprocidade, a ponto de, hoje, o Brasil ser a principal fonte de imigrantes não-asiáticos do Japão. Revelou, também, que existe um acordo dos governos japonês e brasileiro para que este seja, também, o ano do intercâmbio entre as nações. Sobre esse ponto, elogiou: “É muito significante ver que a Católica já está, há mais de dez anos, nessa cooperação internacional, com a troca de conhecimento e a busca pelo desenvolvimento sustentável”. Sobre a relação de amizade Brasil-Japão, citou ações de governos e empresas, ao destacar a importância de dois aspectos a serem aprofundados: o intercâmbio tecnológico e a geração de bem-estar social.

Representante da Universidade de Chiba, o professor Kazutaka Fukushima parabenizou o Reitor, Padre Pedro Rubens, e o Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais, pela qualidade das pesquisas e do trabalho realizados na Unicap. Declarou, também, que as iniciativas ambientais são esperadas em todos os países, principalmente no Brasil, por sua grandeza territorial e pela diversidade de recursos. Em entrevista, relatou que já veio mais de dez vezes ao Brasil e disse: “É muito importante esse tipo de pesquisa com fins de preservação do meio ambiente. O Japão tem bastante interesse nesse setor”.

No encerramento da solenidade, a professora Galba Takaki entregou placas comemorativas ao Reitor, ao professor Fukushima e ao cônsul Toshio Watanabe, em alusão aos 10 dez anos do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais. Por fim, foram executados os hinos nacionais de Brasil e Japão, a fim de selar a união entre os dois países.

A seguir, confira a programação terça e quarta-feira:

Terça-feira (28/10)
9h: Conferência: “Purificação de água para laboratórios de pesquisa e controle de qualidade”
10h15: Mesa-redonda “Avanços tecnológicos nos processos fermentativos para produção de etanol”
14h: Conferência “Biotecnologia e genômica aplicadas à produção de biomassa de origem vegetal”
15h: Mesa redonda “Impactos ambientais na produção de energia verde”
16h30: Conferência “Controle baseado em redes neurais de coluna de absorção para recuperação de etanol de dornas de fermentação”
17h30: Conferência “Décimo aniversário do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais”
18h: Confraternização

Quarta-feira (29/10)
8h às 12h e 13h às 17h: Minicursos “Aplicações de Redes Neurais e Lógica Fuzzy em Processos Químicos e Biotecnológicos” e “Purificação de Bioprodutos, Estudo de Métodos de Separação com Uso de Ferramentas Computacionais de Modelagem e Simulação”.

Financiamento em pesquisa a partir do petróleo é tema de conferência
Por Tiago Cisneiros

O superintendente de Pesquisa e Planejamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), professor Florival Rodrigues de Carvalho, realizou, nesta segunda-feira (27), às 10h30, no auditório G2 da Unicap, a conferência “Fontes de financiamento para P&D em petróleo, gás natural e biocombustíveis”. A apresentação integra a programação de conferências e mesas-redondas em homenagem aos 10 anos do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais.

Durante a conferência, o professor Florival explicou a trajetória da exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil. Desde 1997, devido à lei 9.478, a atividade petrolífera sofreu modificações profundas: abriu-se o sistema de concessão dos campos (antes, monopolizados pela Petrobras), através de licitação, pela ANP, para as empresas interessadas.

Há dez anos, o país possuía 7,4 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) de reservas provadas de petróleo. No último levantamento, em 2007, esse número foi ampliado para 12,6 bilhões de barris – um acréscimo de 70%. Quanto às reservas de gás, passaram de 250 milhões de m³, em 1998, para 365 milhões de m³, no ano passado. “Esse crescimento, que se dá ano a ano, é fruto do esforço da Petrobras, na descoberta de novos campos petrolíferos”, esclareceu Florival. O superintendente da ANP, ainda, destacou as possibilidades da recém-descoberta camada de pré-sal, na Bacia de Campos: “Se for como imaginamos, sairemos dos atuais 14 bilhões de barris para 60 bilhões, e teremos petróleo garantido para cerca de 120 anos”. Aproveitou o tema para citar os novos projetos de refinaria, inclusive a de Suape e a de Icati (São Luís), que será a maior do país, produzindo 600 mil barris por dia.

Sobre essa produção, Florival revelou os dados comparativos entre 1998 e 2007. Anteriormente, o Brasil produzia 310 milhões de barris de petróleo por ano; hoje, são 638 milhões. Em 2008, com as recentes descobertas de jazidas, o país alcançou a auto-suficiência de petróleo, ou seja, produz tudo aquilo que precisa consumir. No entanto, como explicado pelo conferencista, as importações vão continuar: “Nós produzimos óleo pesado, que é usado aqui e, também, exportado. Mas, é necessária a importação de 500 mil barris por dia de óleo mais leve, para certos setores”.

Florival explicitou, ainda, com o auxílio de um datashow, os principais pontos de exploração petrolífera no Brasil, com destaque para as bacias de Santos (SP) e Campos (RJ). Dedicou-se, também, a explicar o que é o pré-sal, tão discutido nos últimos meses: “O normal é se trabalhar em uma camada de 1,5 quilômetros de rocha. Abaixo dessa fase, existem 2 quilômetros de sal. Sob esse sal, foi encontrada uma outra rocha, intacta, pronta para a exploração do óleo”.

Em seguida, o superintendente ingressou no foco de sua apresentação: os investimentos para pesquisa e desenvolvimento. Detalhou os processos de tributação da atividade petrolífera – inclusive, com a apresentação de comparações nos últimos dez anos. Tratou, também, das conseqüências positivas à economia do país: a atividade de petróleo e gás correspondem a cerca de 10% do PIB nacional, e o crescimento da produção provoca o aumento das reservas cambiais e, em breve, trará lucro neste setor.

Parte dos impostos relativos à atividade petrolífera é controlada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Florival apontou leis e decretos da ANP que visam a incentivar a pesquisa acadêmica na área, a partir da verba arrecadada. Nesse sentido, são realizadas ações para o desenvolvimento tecnológico e industrial e a formação de recursos humanos, além de financiamento de bolsas para professores, coordenadores e alunos. De 1999 até 2008, R$ 165 milhões foram aplicados em bolsas do Programa de Recursos Humanos (PRH) da ANP, atuante em universidades e outras instituições de ensino. Neste ano, o investimento deve girar em torno de R$ 30 milhões, o que será ampliado para R$ 50 milhões, em 2009.

Os principais concessionários da exploração e produção do petróleo precisam cumprir a Cláusula de Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, estabelecida no contrato com a ANP, que destina, no mínimo, 50% das aplicações para institutos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias nacionais cadastradas na agência. Segundo Florival, em 2008, o montante de recursos investido nessa área irá transpor a barreira de R$ 1 bilhão. A infra-estrutura laboratorial é a principal destinatária das verbas - recebeu 77% dos R$ 1,35 bilhões empregados entre agosto de 2006 e setembro de 2008. “Está acontecendo uma revolução nas universidades”, declarou Florival. Dos 468 projetos, atualmente, financiados pela atividade petrolífera, 107 estão localizados no Nordeste, o segundo centro do país (atrás do Sudeste, sede das principais bacias, onde há 285 projetos).

No encerramento da conferência, o superintendente da ANP, Florival Carvalho, prometeu novos investimentos em Pernambuco e no Norte/Nordeste: “A Agência Nacional do Petróleo está lutando, para trazer mais recursos para as universidades e instituições do Norte/Nordeste do Brasil, assim como o ingresso de seus grupos de pesquisa nos projetos da Petrobras”. Sobre os acordos entre concessionários e a ANP, destacou: “Se eles não trazem os resultados, com provas e análises detalhadas, nós não financiamos mais. Nós exigimos os resultados.” Comemorou, ainda, o atual momento: “Nem no Pro-álcool, nem no programa nuclear, houve tantos recursos disponíveis para aplicação em universidade. Essa condição é independente da vontade de governo: é obrigação legal das empresas exploradoras do petróleo. Por isso, é assegurado que essas aplicações não vão cessar em 2 ou 3 anos; elas terão continuidade, por muito tempo”.

Professor português faz conferência sobre propriedade intelectual
Por Anne Mendes

A programação das comemorações dos 10 anos do NPCIAMB teve continuidade na tarde desta segunda-feira (27) com a realização de conferências. Uma delas, “Recursos Biológicos: propriedade intelectual e patentes” foi ministrada por um convidado internacional, o Prof. Dr. Nelson Lima, da Universidade do Minho (Portugal). Ele abordou os conceitos dos centros de recursos biológicos, critérios para patentear uma pesquisa.

Segundo ele, o Brasil tem um grande potencial científico, possui 52 das mais de 300 coleções de culturas registradas na World Data Centre for Microorganisms (WDCM). Estas, por sua vez, servem para guardar as linhagens, através da qual é possível realizar investigações genealógicas. Durante o encontro, ele ainda explicou para que servem os centros de recursos biológicos. “Eles são elementos chaves da infra-estrutura científica e tecnológica para as ciências. Fornecer serviços e serem depositários de células vivas, genomas e informação relacionada à hereditariedade são suas principais e mais importantes funções”, afirmou.

Ao longo da discussão, ele também esclareceu quais as condições para se patentear uma pesquisa. “Microorganismos transgênicos, que atendam aos requisitos de novidade absoluta, atividade inventiva e aplicação industrial, ou seja, que tenha a possibilidade de fabricação, podem e devem ser registrados”. Lima reforçou que nada que remeta a processos biológicos ou organismos naturais pode ou deve ser patenteado.

Para finalizar, ele frisou que é importante manter uma continuidade nas pesquisas científicas. “As coleções de culturas são placas giratórias entre utilizadores, fornecedores e decisores políticos, que são feitas para dar continuidade e agregar valor à vida”, concluiu.

Biblioteca recebe exposição japonesa
Por Tiago Cisneiros

Até o dia 29, o sol nascerá mais cedo na Biblioteca Central da Católica. Acontece, no local, uma exposição de arte japonesa, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Estão expostas, no térreo da biblioteca, maquetes de construções históricas japonesas e quadros com paisagens do país. Podem ser vistas, também, bonecas tradicionais do Japão, representando personagens típicos, como samurais e gueixas.

A Biblioteca Central localiza-se no jardim do bloco G da Unicap e está aberta, durante a semana, de 7h30 até 21h30. No sábado, funciona entre 8h e 12h. A visita à exposição de arte japonesa é aberta ao público.

Católica inaugura exposição de acervo histórico do Liceu
Por Cecília Pinho

O salão receptivo do bloco G da Católica recebe esta semana uma exposição do acervo histórico do antigo Liceu de Artes de Ofícios. Na tarde desta segunda-feira (27), o Reitor, Padre Pedro Rubens, fez a abertura oficial da exposição, que terá uma linha do tempo, contada por estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e História da Católica, e um vídeo mostrando toda a trajetória da instituição.

“Através do passado, queremos sensibilizar as pessoas para um espaço que une arte e cidadania como o Liceu, que hoje recebe a Casa Cor. E pensando sempre no futuro, pois essa parceria abre com certeza novos horizontes para o prédio e para a Universidade, promovendo o direito à cidadania”, disse o Reitor, Padre Pedro Rubens.

A coordenação da exposição é do novo assessor para Assuntos Culturais da Universidade, o Padre Hugo Ara. As turmas de todos os cursos da Católica poderão agendar visitas guiadas à mostra pelo telefone (81) 2119-4110.

Na ocasião, o Reitor apresentou mudanças nos cargos de alguns funcionários da Universidade: o professor Hélio Pereira Lima assume a Coordenação Geral de Estágio; o professor Aprígio José de Carvalho passa a ser o Assessor Especial da Procom (Gestão de eventos e gestão administrativa de programas e cursos); o professor José Urbano de Lima Júnior ocupa a chefia da DPA (Divisão de Programação Acadêmica); o professor João Luiz Correia Júnior assume a Coordenação do Programa Universidade Não Tem Idade; e, por fim, o Padre Hugo Ara, com a situação regularizada para morar e trabalhar no Brasil, assume oficialmente a função de Assessor Geral para Assuntos Culturais.

Acervo

São cerca de dez quadros dos séculos 19 e 20, móveis e peças que contam a trajetória da instituição. Entre os objetos, está o Livro de Honras, assinado pelo imperador Dom Pedro II, em 1881, ano da inauguração do Liceu. O exemplar conta ainda com autógrafos de pessoas ilustres da sociedade pernambucana que marcaram época como, por exemplo, Joaquim Nabuco, Manoel Borba e Sérgio Loreto. Parte do material estava guardado no Salão Nobre da Reitoria e outra veio do catálogo do Museu do Estado. Atualmente, o Liceu-Nóbrega atende a cerca de 1.200 alunos do ensino fundamental em uma nova sede, localizada na Rua do Príncipe, bairro da Boa Vista.

Grupo Acorda Brasil e Pastoral recrutam alunos para participar de campanha solidária
Por Anne Mendes

Ajudar ao próximo. Esse é o mais novo lema do Grupo Acorda Brasil, formado por estudantes da Católica. Em parceira com a Pastoral da Universidade, eles dão início a uma campanha solidária de arrecadação de alimentos. Mas para a realização e o sucesso dessa empreitada, eles necessitam de ajuda.

Convocam estudantes, de qualquer curso da Universidade, para participar de um encontro, que acontecerá na próxima segunda-feira (3), na sala de convivência da Pastoral, localizada no 7º andar, do bloco G, da Católica. Eles irão se reunir com os universitários interessados em participar da iniciativa, juntamente com o coordenador da Pastoral, Padre Antonio Mota, para explicar do que se trata a idéia.

O grupo adiantou que os alimentos arrecadados serão doados na noite de Natal para pessoas carentes.

Informações:
(81) 8806.3341 / 8767.7477

e-mail: acordabrasill@hotmail.com

Curso de artes encerra inscrições nesta terça-feira
Por Anne Mendes

Terminam nesta terça-feira (28) as inscrições para “As Artes em 10 horas”. O curso, promovido pelo curso de Letras da Católica será ministrado pelo professor Janilto Andrade. Ele abordará as artes plásticas em apenas 10 horas de aula.

Para participar, os interessados devem investir R$ 10,00. No valor da inscrição já está incluso o material didático e a confecção dos certificados de participação, que valerão 10 horas em atividades complementares. As vagas são limitadas. Para realizar sua inscrição, procure a secretaria do curso de Letras, localizada na sala 608 do bloco A.

As aulas acontecerão nos dias 29 de outubro, 1º; 5, 8 e 12 de novembro.

Informações: (81) 2119.4166

Cine Revezes exibe filme Durval Discos

Nesta quarta-feira (29), o Cine Revezes exibirá o filme Durval Discos, de Anna Muylaert. O longa-metragem conta a história de um hippie solteirão, beirando os 40 anos, chamado Durval que vive com sua mãe, uma velha dominadora, chamada dona Carmita. Em 1995, quando ocorre a transição do LP para o CD, Durval se recusa a abandonar o vinil. Inesperadamente, uma menina de 9 anos, chamada Kiki, surge na vida de dona Carmita e Durval fazendo os dois enxergarem a vida de uma outra maneira. A exibição está marcada para as 19h, na sala 510 do bloco A da Católica.

 

Estudantes de Direito visitarão Fórum do Recife, Tribunal de Justiça e OAB
Por Tiago Cisneiros

Na próxima quarta-feira (29), 40 estudantes do curso de Direito da Católica visitarão o Fórum do Recife, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a sede pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Na visita, os universitários serão recebidos pelos presidentes do Tribunal, Jones Figueiredo, e da OAB-PE, Jayme Asfora. A iniciativa, que acontece semestralmente, é do professor de Prática Jurídica Cível, Fernando Lapa, e envolve alunos do 7o e 8o períodos do curso. “A intenção é mostrar, na prática, o funcionamento dos órgãos e a tramitação processual, além de estabelecer um contato importante dos estudantes com os profissionais da área que desejam, inclusive os presidentes das instituições”, explica Fernando.

Mestrado em Direito vai promover Semana de Direitos Humanos
Por Cecília Pinho

Com o objetivo de refletir sobre as possibilidades atuais e futuras dos Direitos Humanos, o Mestrado em Direito da Universidade Católica de Pernambuco promove, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no campus da Universidade, a Semana de Direitos Humanos 2008. Os participantes terão a oportunidade de discutir a respeito do significado histórico da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que este ano completa 60 anos. Durante todos esses anos, conquistas foram alcançadas em proteção dos direitos humanos e liberdades fundamentais a todas as pessoas.

Por isso, a Semana de Direitos Humanos 2008 vai reunir uma Mostra de Cinema com filmes relacionados com direitos humanos, palestras magnas envolvendo democracia e sistemas internacionais de proteção, e painéis com os temas variando entre diálogo inter-religioso e infância e juventude. O evento aborda ainda o significado dos direitos humanos nas constituições, legislações e políticas públicas.

Para acessar a programação  CLIQUE AQUI

Católica irá promover a II Semana de Informática

O curso de Ciência da Computação irá promover a 2ª Semana de Informática da Católica entre os dias 3 e 7 de novembro. Estão programadas 11 palestras, uma mesa-redonda e 12 minicursos. Haverá também a 2ª Maratona de Programação e a exposição sobre a Evolução da Informática.

As palestras serão abertas ao público e acontecerão no auditório G2, no 1º andar do bloco G, das 17h às 22h. A exposição será realizada no salão receptivo. Já os minicursos serão apenas para os inscritos e acontecerão no Laboratório Inácio de Loyola e no NIC. A divulgação da programação completa estará na página http://www.dei.unicap.br/cdc/sic2/ a partir desta sexta-feira (24) e as inscrições para os minicursos acontecerão na secretaria do curso, no 1º andar do bloco A, a partir da próxima segunda-feira (27). A taxa custa R$ 10,00.

Abertas inscrições para curso básico de fotografia de estúdio

Especialista em Design da Informação pela UFPE, a professora do curso de Jornalismo da Católica e editora da Revista Gastrô, Renata Victor, irá ministrar curso básico de fotografia de estúdio, nos dias 10, 12 e 13 de novembro, das 14h às 18h, na sala 002 do bloco G. Estão sendo oferecidas 30 vagas para pessoas interessadas na arte da fotografia em estúdio e estudantes e profissionais de comunicação. As inscrições podem ser feitas no site www.unicap.br e a taxa é de R$ 90,00 até 31 de outubro e de R$ 100,00, até 7 de novembro.

Abertas inscrições para curso básico de jornalismo esportivo

Mestre em Jornalismo pela University of Westminster, de Londres, o professor de Jornalismo da Católica Álvaro Filho irá ministrar curso sobre jornalismo esportivo, no período de 10 a 13 de novembro, das 8h às 11h, no auditório da Unicap Júnior. Serão oferecidas 60 vagas para pessoas interessadas em iniciar-se nas técnicas de jornalismo esportivo e para estudantes e profissionais de comunicação.

O conteúdo do curso inclui uma breve história do futebol no mundo e no Brasil; regras; evolução das táticas de futebol; a cobertura diária do jornalismo esportivo; as características e riscos do trabalho do setorista; o trabalho da assessoria de imprensa; o jornalismo opinativo; técnicas de entrevista no jornalismo esportivo; a reportagem esportiva: texto, contextualização histórica, recursos gráficos; estruturas de uma matéria de apresentação, planejando uma apresentação de partidas rotineiras, clássicos e finais de campeonato, as vinculadas, estatísticas, a ficha de apresentação; a cobertura de uma partida de futebol, as diferenças de cobertura entre os veículos de comunicação, a cobertura do repórter, a cobertura do comentarista e do narrador da partida, os vestiários, a ficha de resultado.

As inscrições devem ser feitas pelo www.unicap.br e a taxa custa R$ 90,00 até o dia 31 de outubro e R$ 100,00 até o dia 7 de novembro. 

Funcionários organizam passeio para o Ceará em dezembro

Fátima Dantas e Astrogildo Júnior, funcionários da Diretoria de Gestão Escolar (DGE) da Católica, organizaram um passeio para o estado do Ceará em dezembro. A viagem terá dois destinos. O primeiro é Fortaleza, capital do estado, e o segundo é o distrito de Vazantes, no município de Araçoiaba, onde será realizada a Festa do Centenário da Igreja local.

O distrito de Vazantes é sede do projeto Fé e Alegria no estado do Ceará. O Fé e Alegria é um projeto de educação popular desenvolvido pela Companhia de Jesus, que atua há 25 anos no Brasil e há 50 na América Latina.

A saída do Recife será no dia 25 de dezembro e o retorno será no dia 28 de dezembro. O pacote que inclui hotel em Fortaleza (uma diária com café da manhã), ônibus de luxo, “city tour” em Fortaleza e camisa custa R$ 180,00 e pode ser pago em 1 + 2 de R$ 60,00.

“O passeio será uma ótima oportunidade de interação, fora do ambiente de trabalho, da comunidade acadêmica (funcionários, professores e alunos), além de conhecermos e vivenciarmos o trabalho do projeto Fé e Alegria na comunidade de Vazantes”, explica Astrogildo Júnior.

Roteiro da Viagem:

25/12/2008
20h – Saída para Fortaleza

26/12/2008
8h – Chegada em Fortaleza
10h – Check in
12h – Almoço / City tour
Noite Livre

27/12/2008
Manhã livre
12h – Almoço
14h – Saída para Vazantes

Em Vazantes:
- Visita aos projetos do Fé e Alegria;
- Missa em comemoração aos 100 anos da Igreja;
- Bingo;
- Atrações locais e a Banda Forró Culé de Chá;
- Comidas Típicas.

28/12/2008
Chegada no Recife

Informações com Fátima Dantas ou Astrogildo Júnior na DGE, sala 021, bloco R. Telefone (81) 2119-4120

Unicap Jr promove curso sobre Código Penal
Por Cecília Pinho

De 3 a 7 de novembro, a Unicap Jr promoverá para os estudantes de Direito o curso de atualização do Código Penal, ministrado pelos professores e criminalistas Francisco Alves de Vasconcelos e José Francisco Arruda de Vasconcelos, especialistas em Ensino Superior do Direito e pós-graduados em Direito Processual. A intenção é abordar as modificações trazidas pelas leis: Lei 11.689, procedimento do júri; Lei 11.690, provas; e Lei 11.719, procedimentos e suspensão do processo.

As aulas serão no auditório da Unicap Jr, das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas mediante o pagamento da taxa de R$ 60 na Unicap Jr, de segunda a sexta, das 14h às 18h. Ao final do curso, os estudantes receberão certificado de participação, com carga horária de 15 horas/aula. Outras informações pelo telefone 2119-4365.

Grupo Hegel abre inscrições para minicurso

O Grupo Hegel/ Unicap vai promover, nos dias 12 e 13 de novembro, minicurso sobre as bases hegelianas na psicanálise de Lacan. As aulas serão ministradas pela psicanalista e mestre em Filosofia, Ana Cabral. Os participantes receberão certificado de 8 horas/aula.

O objetivo do minicurso é articular o sujeito da psicanálise com o sujeito hegeliano, tomando como base as referências a Hegel, que Lacan utilizou no seu ensino. Os interessados devem se inscrever na sala 05, no térreo do bloco B, das 14h às 17h. Mais informações pelo fone 2119.4230 ou pelo email: grupohegelunicap@gmail.com.

Diretório Acadêmico de História colabora para realização do 4º Epeh
Por Anne Mendes

Para levar o estudante de História a refletir sobre a temática da influência da cultura afro-brasileira na construção da identidade pernambucana será promovida a quarta edição do Encontro Pernambucano de Estudantes de História (Epeh). De 14 a 16 de novembro, a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso) sediará o evento.

A iniciativa é uma realização dos diretórios acadêmicos do curso de História da Católica; Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Funeso; Universo e Federação do Movimento Estudantil de História (Femeh).

Minicursos, oficinas, mesas-redondas, atividades culturais, comunicações e debates marcarão os três dias de atividades que devem abordar como a cultura afro-brasileira é vista hoje e a obrigatoriedade do ensino da História da África nas escolas. Para participar, os interessados devem procurar os Diretórios e Centros Acadêmicos das instituições e se inscreverem. O investimento varia entre R$ 15,00 e R$ 20,00.

INSCRIÇÕES

PRAZO
ESTUDANTES
COMUNICAÇÃO
14/10 a 03/11 R$ 15,00 + R$ 5,00
04/11 ao dia do evento R$ 20,00 + R$ 5,00

Os alunos que participarem do encontro receberão certificados que equivalem a 30 horas de evento; 6 horas de minicurso e 4 horas de oficina. Para a abertura já estão confirmadas as presenças do representante do Quilombo Cultural Malunguinho, João Monteiro; de um representante do Funcultura (Fundarpe) e da representante da casa do Carnaval da Prefeitura da cidade do Recife, Azenilde Simões. Durante a cerimônia, será ministrada uma palestra que tratará do tema central do 4º Epeh: “A cultura afro-brasileira na construção da identidade pernambucana”.

O evento recebe o apoio da Prefeitura da Cidade do Recife; Governo de Pernambuco; Companhia Editorial de Pernambuco (Cepe); Fundarpe; Prefeitura de Olinda; União Nacional dos Estudantes (UNE) e União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).

Informações:
coepeh2008@yahoo.com.br
coepeh2008.informes@gmail.com


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Cecília Pinho, Jaime Mitchel, Lucélia Brito e Manuela Ramos(Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro(Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

NOVEMBRO

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000