A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 12 de dezembro de 2008 Ano 7

Encontro regional de professores discute a formação do jornalista
Por Jaime Mitchell

Professores, estudantes e representantes de sindicatos de jornalismo do Nordeste se reuniram no Encontro Nordestino de Professores de Jornalismo na manhã desta sexta-feira (12), no auditório da Aliança Francesa, para discutir a formação profissional do jornalista e a grade curricular dos cursos de jornalismo. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (SinjoPE) e professor da Católica, Ricardo Mello a articulação do evento começou com os sindicatos do Ceará, Alagoas e Pernambuco.

O professor e coordenador do Núcleo Jornalismo e Contemporaneidade da UFPE, Alfredo Vizeu, foi o primeiro palestrante do dia. O tema abordado por ele foi “Fazer Jornalismo: formação, prática e perspectivas”. Segundo Vizeu, o jornalismo é função essencial para a sociedade democrática. Ele mostrou que em todo Brasil existem 1.029 cursos de comunicação, 356 deles tem habilitação em Jornalismo. “A atividade dos professores é cada vez mais qualificada”, enfatiza Vizeu.

Em seguida, foram chamados para participar da mesa-redonda “O que é ser Jornalista” a coordenadora de Graduação e professora de Jornalismo da Unicap, Aline Grego, o aluno de Jornalismo da Unicap e estagiário da TV Globo, Rafael Marroquim, a coordenadora do curso de Jornalismo do Centro de Estudos Superiores de Maceió, Ana Cristina Brito e a presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Valdice Gomes.

Valdice abordou a questão do Superior Tribunal Federal (STF) votar para acabar com o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo. “A Fenaj está atenta ao momento que o STF vai julgar para mobilizar os sindicatos”, falou Valdice. Relacionado ao fim da obrigatoriedade do diploma, ela falou sobre a qualidade do jornalismo, principalmente o on-line, onde falta, às vezes, uma boa apuração e o profissionalismo.

A professora Ana Cristina ressaltou a questão do currículo dos cursos de jornalismo. “O currículo, por mais que seja atualizado, sempre vai ter algo para melhorar”, disse referindo-se as novas tecnologias que surgem. Na opinião da professora, não há como formar jornalistas sem trabalhar pesquisa, extensão, identidade e prática.

Rafael Marroquim, expôs sua opinião sobre jornalismo, defendendo a profissionalização. “O mais importante é que o jornalismo vai tratar a sociedade com um olhar profissional específico”, declarou.

Para a professora Aline Grego, o jornalista é aquele que estranha. “Nós temos que ser aquelas pessoas que não acham normal uma pessoa dormindo na calçada, esperando atendimento médico. Temos que estranhar”, falou Aline. O jornalista, na visão de Aline, tem que se reconhecer como mediador da sociedade. “Ele não tem que estar apenas bem informado, tem que estar bem formado.”       

Voluntários da Católica fazem festa de Natal para crianças
Por Manuela Ramos

O Papai Noel animou a festa das crianças da Casa Nossa Senhora da Consolação, na manhã desta sexta-feira (12), na Universidade Católica de Pernambuco. A confraternização especial foi realizada pelas alunas do 2º período de Direito da Católica Lorena Coelho, Temis Lacerda, Thalita Bezerra e Naira Celi, que são voluntárias da creche e se mobilizaram pedindo ajuda aos amigos para realizar a festa com brincadeiras e com a presença de um personagem especial: o Papai Noel.

Com a colaboração de todos, a festa trouxe muita alegria aos pequenos que correram, brincaram, dançaram e curtiram o Papai Noel. “É muito gratificante poder ajudá-los e trazer alegria para eles”, disse Lorena Coelho.

O trabalho realizado pelas alunas acontece às segundas e sextas-feiras na creche, onde elas realizam atividades socioeducativas e recreativas com as 30 crianças do local. “Para Reny Melo, coordenadora voluntária da Casa Nossa Senhora da Consolação, a ajuda das alunas é muito importante e primordial para o funcionamento do local. “Precisamos de muita ajuda, tanto de trabalho voluntário como ajuda financeira, para poder dar continuidade ao trabalho”, disse Reny.

A mãe da pequena Alessandra, Hosana Alves, se sente muito feliz com o trabalho realizado. “É um trabalho muito bom, feito com boa vontade,através do qual estas pessoas ajudam as crianças sem ter ligação alguma com elas, simplesmente para fazer o bem”, concluiu.

O trabalho faz parte do Projeto Querer Bem, da Pastoral da Universidade, que visa acolher os alunos que querem ajudar de alguma forma os mais necessitados. “Ser voluntário é uma maneira de se envolver no resgate da cidadania, é a nossa missão fazer o bem cada vez mais”, explicou a coordenadora do projeto, irmã Maria do Rosário.

Para ajudar, basta ir à Casa Nossa Senhora da Consolação, que fica na Rua Dr. José Semeão, 104, no bairro da Boa Vista, ou ligar para o telefone 3221-0311.

Padre Irala regrava Oração de São Francisco em show no Recife
Por Nathália Bormann

“Um artista de alma e jesuíta por vocação”. Foi assim que o Padre Irala foi definido nesta quinta-feira (11) no início do espetáculo Oração e Arte, no Teatro Barreto Júnior. Na ocasião, o jesuíta, fundador do grupo Oração Pela Arte (OPA), fez a regravação da famosa Oração de São Francisco, que ficou conhecida mundialmente, tornando-se um hino pela paz durante a ditadura.

O padre Irala comentou que resolveu regravar o sucesso porque “muita gente gravou a Oração e a versão original ficou esquecida”. Para participar do espetáculo foram convidados Fernanda D’Angelo, Geraldinho Lins, Lucinha Guerra e Marcelle Tartas, que dividiram o palco junto com o Padre Irala e os músicos. No repertório, canções conhecidas, como Pai-Nosso, Deus me dê sabedoria, Teimosia, Índia, entre outras.

Grande parte das músicas teve participação da cantora Lucinha Guerra, que aos 13 anos de idade entrou no OPA,  grupo criado para incluir arte na liturgia e voltado para o trabalho com jovens na igreja. Agora, 25 anos depois, ela se sentiu bastante honrada em participar do show. “Estou sem palavras. Foi maravilhoso, principalmente porque fui chamada para cantar a canção Tocha Viva com Geraldinho, que sempre foi minha bandeira. Rever Irala acabou promovendo um encontro com os músicos com quem eu convivi”, afirmou. Sobre a regravação da Oração de São Francisco, ela definiu com uma frase: “Foi uma das maiores emoções musicais que eu tive até hoje”.

O espetáculo abriu espaço também para apresentação do grupo de dança do OPA, que também reúne atividades de teatro e fotografia, além da música e expressão corporal. A Oração da Bailarina, composta pelo padre e inspirada no próprio grupo, foi apresentada por três dançarinas com balé. As crianças que fazem parte do grupo “Opinha” também abrilhantaram o show, cantando junto com o padre.

A participação do cantor Geraldinho Lins também foi bastante significativa para ele, que fez parte do OPA e acompanha o grupo sempre que tem tempo na agenda. Geraldinho revelou a imensa satisfação em cantar no show do padre. “Estou muito feliz de estar aqui, porque é um momento de palavra e reflexão, além da regravação de uma música que ficou conhecida no mundo inteiro e que vem passando de geração em geração”, explicou.

Eva Clara Silgado, filha de peruana, apreciou a apresentação do padre no Recife. “Foi maravilhosa. Encanta e transmite um pensamento à alma. Faz com que a gente voe (em referência às imagens da natureza e liberdade, projetadas durante o show)”, comentou. Carlos Lucena, que foi convidado por uma amiga, também parabenizou o espetáculo. “Fiquei emocionado. Foi um momento de reflexão maravilhoso, principalmente para mim, que sou católico”, concluiu.

No final do show, foi feita a regravação da Oração de São Francisco com a participação de todos os convidados no palco e também do público, que cantou cada verso junto com o padre.

Historiador da Católica disponibiliza trabalhos em homepage

Cinco trabalhos do historiador Ferdinand Azevedo, docente do Programa de Mestrado de Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, estão disponíveis na homepage do mestrado.  Para ter acesso a esses trabalhos, os interessados devem abrir a homepage da Unicap e acessar Pós-graduação, Mestrados, Ciências da Religião, Docentes,  Ferdinand Azevedo.

Para ler os trabalhos, basta clicar nos títulos: “Procurando sua identidade: a difícil trajetória da Vice-Província do Brasil Setentrional da Companhia de Jesus nos anos 1937- 1952”, “A Missão da Companhia de Jesus no Nordeste, 1911-1936”, “Ensino, jornalismo e missões jesuíticas em Pernambuco 1966 – 1874”, “Jesuítas espanhóis no Sul do Brasil 1842 -1867“ e “Resgatando a vida e as obras de Manoel da Costa Lubambo 1903 – 1943”. 

Aluna de Direito da Católica vence torneio de judô
Por Nathalia Bormann

Na noite desta quinta-feira (11) foram realizadas as etapas finais do Torneio Aberto Semiabsoluto de Judô na Católica. A aluna de Direito da Universidade Gryma Freire conquistou o primeiro lugar do feminino, na categoria de atleta mais técnica da competição. A segunda colocação ficou com uma atleta do Irmão Nagai e o terceiro lugar com uma judoca da Academia Nova Forma.

No masculino, a Católica faturou o quarto lugar geral. A primeira colocação foi conquistada pelo atleta Filipe Batista, do Sport Club do Recife. A Associação Sandro Ferraz foi a vice-campeã e a Cia do Judô ocupou o terceiro lugar.

O torneio faz parte do calendário da Federação Pernambucana de Judô, sendo uma das competições mais importantes e mais fortes no estado de Pernambuco, realizada há 16 anos. Ao todo foram mais de 60 atletas inscritos, tanto no masculino quanto no feminino, acompanhados pelo técnico Jorge Titico.

Professora de Jornalismo é nova editora da Revista Continente Multicultural
Por Nathália Bormann

Depois de reunir uma vasta e intensa experiência no jornalismo cultural, a jornalista e professora da Universidade Católica, Adriana Dória Matos, é a mais nova editora da Revista Continente Multicultural, editada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), que também é responsável pelo Diário Oficial. Adriana foi convidada para o cargo pela diretora-presidente da Cepe, Lêda Alves, e pelo diretor industrial, Ricardo Melo, em função da bagagem que carrega no ramo cultural.

Segundo Adriana, como editora da Continente, ela pretende “conservar a credibilidade da revista, acentuando-a e trazendo mais leitores e debate ao ambiente cultural, além de diversificar temas, gêneros e colaboradores”.

Quando questionada sobre o que representa assumir um cargo tão importante em uma revista conceituada no universo cultural, Adriana responde: “É uma honra e uma alegria. Espero corresponder a todas as boas expectativas a meu respeito e ter oportunidade de realizar um trabalho de qualidade”.

Adriana Dória é formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, onde também ensina desde 2006. No meio impresso, já atuou no jornalismo cultural, como repórter do Caderno C, do Jornal do Commercio, e como editora-adjunta do Viver, do Diario de Pernambuco. Na televisão foi produtora de reportagem da Rede Globo. Além disso, já trabalhou como coordenadora de imprensa da Fundação Joaquim Nabuco. Como editora, a experiência profissional foi com a publicação de catálogos e revistas de artes plásticas. Adriana também é mestre em Teoria da Literatura pela UFPE, com dissertação na área de literatura comparada.

Projeto de professora de Arquitetura recebe prêmio Ademi
Por Nathália Bormann

O condomínio Villa Pasárgada, cujo projeto foi criado pelo escritório Andrade e Raposo Arquitetos Ltda. para a construtora Projest, recebeu o Prêmio Ademi na categoria Três Quartos. O escritório tem como sócia a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica, professora Andréa Câmara.

O prêmio foi entregue na última quarta-feira (10), durante a confraternização da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), na Blue Angel.

O condomínio foi construído no Poço da Panela em um terreno que possui mais de quatro mil metros quadrados de área verde, com mais de 250 árvores. O projeto preservou dois casarões históricos que foram classificados como Imóveis Especiais de Preservação (IPE), pela Prefeitura da Cidade do Recife. O Villa Pasárgada possui apartamentos com 89,5 metros quadrados, divididos em dois blocos, com suíte e sala para dois ambientes. Além disso, possui piscina com raia para todas as idades e duas vagas na garagem para cada apartamento.

Professor de Filosofia lança livro
Por Jaime Mitchell

O professor do curso de Filosofia e do Mestrado em Ciências da Religião da Católica Marcos Roberto Nunes Costa, juntamente com advogado Saulo Estevão da Silva Passos, irá lançar o livro “Itapetim – Ventre Imortal da Poesia”, no dia 18 de dezembro, às 16h30. O lançamento faz parte da comemoração do 32º aniversário do Centro de Estudos de História Municipal (CEHM), da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEM).

No evento, também serão lançados os livros “Custódia, Relicário do Sertão”, de Sevy Oliveira, e “História e Cultura do Povo de São Vicente – Itapetim/PE”, de Alberto Rodrigues de Oliveira. Os três livros fazem parte da coleção Tempo Municipal.

O lançamento será realizado no auditório Professor Antônio Bezerra Baltar, na Rua das Ninfas, nº 65, no bairro da Boa Vista.

Senac abre inscrições para cursos de idiomas

O Centro de Idiomas Senac está com inscrições abertas para cursos de italiano, alemão, espanhol e mandarim. As matrículas começam no dia 6 de janeiro. As aulas terão início no dia 4 de fevereiro indo até 2 de julho. Mais informações pelo fone 0800-0811688 ou no www.pe.senac.br

Católica oferece programação especial para pais de alunos durante o vestibular
Por Nathália Bormann

Em época de vestibular, não são só os alunos que ficam nervosos com as provas, os pais também ficam bastante apreensivos com o desempenho e resultado dos filhos na seleção. Pensando nisso, a Universidade Católica vai promover pelo quarto ano consecutivo uma programação voltada para pais e acompanhantes dos vestibulandos no dia a prova.

É a segunda etapa da “Jornada Portas Abertas”, que é realizada anualmente pela instituição e tem dois momentos distintos: a primeira etapa é voltada aos concluintes do Ensino Médio, onde a Católica “abre suas portas” para que os estudantes possam visitar as instalações da instituição; e a segunda etapa constitui-se em um apoio aos pais dos candidatos, no dia do vestibular.

No próximo dia 20 de dezembro, enquanto os estudantes tiverem fazendo as provas durante, os pais poderão aproveitar atividades que serão desenvolvidas pelos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia e pela Pastoral da Universidade. No jardim, pais e acompanhantes poderão participar de sessões de relaxamento e entretenimento, entre as 7h e 10h. Dinâmicas de grupo também farão parte da programação, no horário das 8h30 às 11h30.

Para os que quiserem começar o dia se informando, a Biblioteca Central estará à disposição, oferecendo leitura de jornais e  revistas. O horário de funcionamento será das 8h às 12h, quando também serão realizadas as atividades de fFonoaudiologia, audiologia e psicologia.

Além de toda a programação, um quiosque para informações estará montado no térreo do bloco G, das 7h às 13h, para dar suporte durante a chegada dos feras, pais e acompanhantes à Universidade. Equipes da Coordenação de Graduação, da Divisão de Ação Pastoral, da Diretoria de Gestão Escolar (DGE) e da Assessoria de Comunicação da Católica estarão à disposição no quiosque para qualquer dúvida.

Candidatos pré-selecionados no Fies devem entregar documentos até o dia 19

Os candidatos pré-selecionados na 1ª chamada do Fies deverão entregar os documentos até o dia 19 de dezembro, na sala de teleconferência, no térreo do bloco G4, nos seguintes horários: das 9h às 12h30, das 13h30 às 17h e das 18h às 20h30

Católica abre vagas para admissão extravestibular

A Católica está abrindo vagas para portadores de diplomas e para alunos interessados em se transferir de outra Instituição de Ensino Superior para a Universidade no semestre 2009.1. As inscrições para o processo seletivo começam terça-feira (9) e vão até o dia 19 de dezembro, pela internet, e até o dia 30 de dezembro, no campus. A portaria com a relação dos cursos oferecidos, quantidade de vagas e os turnos está disponível no site www.unicap.br. Outras informações no Setor de Admissão pelo telefone (81) 2119-4132. 

Inscrições abertas para admissão extravestibular em Teologia

Estão abertas as inscrições para o processo de admissão extravestibular para o curso de bacharelado em Teologia oferecido pela Católica. As inscrições podem ser feitas até 17 de dezembro no Setor de Admissão, no térreo do bloco R, de segunda a sexta-feira, das 13h15 às 16h e das 18h15 às 20h30. A taxa de inscrição custa R$ 100,00. Os candidatos serão submetidos a uma entrevista a ser realizada por professores e a uma redação. Outras informações pelo www.unicap.br ou pelo telefone (81) 2119-4171.

Católica abre inscrições para seis mestrados

A Universidade Católica de Pernambuco abriu inscrições para o processo seletivo dos seus cursos de Mestrado: Ciências da Linguagem, Ciências da Religião, Desenvolvimento de Processos Ambientais, Direito, Engenharia Civil e Psicologia Clínica. O candidato deve preencher a ficha de inscrição no site www.unicap.br, onde também vai encontrar o edital, o número de vagas disponíveis para cada curso e a relação da documentação necessária. O interessado deve ficar atento aos prazos do término das inscrições. Cada curso tem uma data específica. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369 ou pelo e-mail cpg@unicap.br.

Católica está com inscrições abertas para três MBAs

A Universidade Católica está com inscrições abertas para três cursos de MBA. Estão sendo oferecidas 40 vagas para Gestão de Negócios, 40 para Finanças e Controladoria e 40 para Planejamento e Gestão de Eventos. As inscrições podem ser feitas até 16 de fevereiro no Espaço Executivo, localizado na Rua Almeida Cunha, 245, sala 303, bairro da Boa Vista. Os cursos têm 18 meses de duração. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4344 ou pelo e-mail espacoexecutivo@unicap.br.

Inscrições para o Univerão já estão abertas
Por Cecília Pinho

Já estão abertas as inscrições para os cursos de extensão da Católica. O Univerão 2009.1 irá oferecer 36 cursos durante o mês de janeiro. O programa é mais um canal da Universidade com a Sociedade, voltado para todas as pessoas interessadas na atualização de seus conhecimentos e reencontro com o espaço acadêmico. O investimento varia de acordo com cada curso e as inscrições podem ser feitas na secretaria do Univerão, localizada na sala 302 do bloco G4. Outras informações pelo telefone 2119.4242 ou pelo e-mail extensaounicap@unicap.br .

UNIVERÃO 2009.1 – RELAÇÃO DE CURSOS

Atendimento ao cliente como diferencial competitivo 
PERÍODO: 19 a 23/01/2009 
HORÁRIO:  18h:30 às 21h:30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas 
VALOR: R$ 110

Como perder o medo de falar em público 
PERÍODO: 19/01 a 23/01/2009 
HORÁRIO: 18h:30 às 21h:30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas
VALOR: R$ 110

Construindo páginas pessoais na web 
Período de realização: 19/01 a 23/01/2009
Horário: 18h às 22h.
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 60

Construindo um banco de dados pessoal com acess 
Período de realização: 05/01 a 09/01/2009
Horário: 8h às 12h
Carga Horária: 20 horas
VALOR: R$ 75

Construindo planilhas com excel 
Período de realização: 19/01 a 30/01/2009
Horário: 19h às 21h
Carga Horária: 20 horas
VALOR: R$ 75

Desenvolvendo aplicações windows forms utilizando o .net framework e a linguagem c# 
Período de realização: 19/01 a 30/01/2009
Horário: 14h às 17h
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 95

Desenvolvendo games e aplicativos para dispositivos móveis usando a plataforma j2me (java 2 micro edition) 
Período de realização: 19/01 a 30/01/2009
Horário: 18h 30 às 21h 30
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 95

Desenvolvendo sites dinâmicos usando php e ajax 
Período de realização: 05/01 a 16/01/2009
Horário: 18h 30 às 21h 30
Carga Horária: 30horas
VALOR: R$ 95

Desenvolvimento de aplicações java (básico) com xml 
Período de realização: 05/01 a 16/01/2009
Horário: 18h 30 às 21h 30
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 95

Desenvolvimento de líderes
Período de realização: 19/01 a 23/01/2009
Horário: 18h 30 às 21h 30
Carga Horária: 15 horas
VALOR: R$ 70

Desenvolvimento urbano e conservação ambiental 
Período de realização: 19/01 a 30/01/2009
Horário: 14h às 17h
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 65

Direito do consumidor 
Período de realização: 12/01 a 23/01/2009
Horário: 14h às 17h
Carga Horária: 30hora
VALOR: R$ 95

Economia ao alcance de todos 
Período de realização: 12/01 a 17/01/2009  e 19/01 a 24/01/2009
Horário: 18h 30 às 21h 30 
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 95

Empregabilidade –  conheça, pratique e vença! 
PERÍODO: 19/01 a 23/01/2009 
HORÁRIO: 18h 30 às 21h 30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas 
VALOR: R$ 110

Ergonomia e qualidade de vida no trabalho 
Período de realização: 19/01 a 23/01/2009
Horário: 18h 30 às 21h 30
Carga Horária: 15 horas
VALOR: R$ 85

Formação de instrutores de treinamentos  
Período de realização: 26, 27 e 28/01/2009
Horário: 18h às 22h
Carga Horária: 12 horas
VALOR: R$ 50

Gestão com pessoas, o papel do novo líder 
PERÍODO: 26/01 a 30/01/2009 
HORÁRIO: 18h 30 às 21h 30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas 
VALOR: R$ 110

Introdução à linguagem de programação c# 
Período de realização: 05/01 a 16/01/2009
Horário: 14h às 17h
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 95

Legislação trabalhista, previdenciária e de cálculos
PERÍODO: 19/01 a 27/01/2009 
HORÁRIO: 18h 30 às 21h 30 
CARGA HORÁRIA: 21 horas 
VALOR: R$ 145

Língua grega 
Período de realização: 19/01 a 30/01/2009
Horário: 18h às 22h / 08h às 13h – sábado (24/01)
Carga Horária: 45 horas
VALOR: R$ 220

Maestria pessoal e resiliência nas organizações 
Período de realização: 26, 27 e 28/01/2009
Horário: 14h às 17h
Carga Horária: 9 horas
VALOR: R$ 45

Palográfico 
Período de realização: 20/01 a 23/01
Horário: 8h às 12h
Carga Horária: 16 horas
VALOR: R$ 220

Paradigmas de programação com linguagem  
Período de realização: 05/01 a 13/01/2009
Horário: 18h 30 às 21h 30
Carga Horária: 21 horas
VALOR: R$ 85

Patrimônio e arqueologia 
Período de realização:
Horário: 18h 30 as 21h 30
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 60

Profissionais de comunicação: voz, corpo e expressividade
PERÍODO: 26/01 a 30/01/2009 
HORÁRIO: 18h 30 às 21h 30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas 
VALOR: R$ 110

Programando em C
Período de realização: 05/01 a 16/01/2009
Horário: 14h às 17h
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 95

Promoções de vendas: como atrair e reter o cliente na sua loja 
PERÍODO: 19/01 a 23/01/2009 
HORÁRIO: 18h 30 às 21h 30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas 
VALOR: R$ 110

Psicologia e educação: encontros e desencontros em tempos de incertezas
Período de realização: 19/01 a 23/01/2009. 
Horário: 18h 30 às 21h 30. 
Carga Horária/Curso: 15 horas
VALOR: R$ 70

Racismo e anti-racismo - histórias e debates atuais
Período de realização: 19/01 a 23/01/2009
Horário: 18h 30 às 21h 30
Carga Horária: 15horas
VALOR: R$ 65

Seleção de pessoal por competências
Período de realização: 21, 22 e 23/01/2009
Horário: 14h às 18h
Carga Horária: 12 horas
VALOR: R$ 50

Técnicas de dinâmica de grupo 
PERÍODO: 26/01 a 30/01/2009 
HORÁRIO: 18h 30 às 21h 30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas 
VALOR: R$ 110

Trabalhando a liderança e o comportamento funcional no ambiente organizacional 
Período de realização: 05/01 a 30/01/2009
Horário: 18h  às 21h
Carga Horária: 12 horas
VALOR: R$ 45

Visão prática da contabilidade básica, análise e seus relatórios 
PERÍODO: 26/01 a 30/01/2009 
HORÁRIO: 18h 30 às 21h 30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas
VALOR: R$ 110 

Blog -  ferramenta da construção do conhecimento docente
PERÍODO: 20/01 a 23/01/2009 
HORÁRIO: 18h 30 às 21h 30 
CARGA HORÁRIA: 12 horas
VALOR: R$ 45   

Técnicas de seleção de grupo
PERÍODO: 26/01 a 30/01/2009 
HORÁRIO: 18h30 às 21h30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas
VALOR: R$ 110 

Capacitação de cuidadores de idosos
PERÍODO: 19/01 A 30/01/2009
HORÁRIO: 18H 30 ÀS 21H 30
CARGA HORÁRIA: 30 HORAS
VALOR: R$ 105

“Pós-modernidade” e aprendizagem colaborativa: cultura, artes e educação contribuindo para a inclusão social
PERÍODO: 19/01 a 23/01/2009 
HORÁRIO: 14h às 17h  
CARGA HORÁRIA: 15 horas
VALOR: R$ 95

Ministério das Relações Exteriores abre concurso para oficial de chancelaria
Por Cecília Pinho

O Ministério das Relações Exteriores divulgou o edital sobre o concurso público para o cargo de oficial de chancelaria. O órgão oferece 150 vagas com remuneração de R$ 4.818,38 e os candidatos devem ter formação superior completa. As inscrições devem ser feitas pela Internet até o dia 12 de janeiro de 2009 e a taxa a ser paga com boleto bancário é de R$ 111, 25. Outras informações e o formulário de inscrições no site www.concursosfcc.com.br.

Concurso público para assessor jurídico no TCE do Piauí
Por Cecília Pinho

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí lançou o edital do concurso público para assessor jurídico. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela Internet até o dia 5 de janeiro de 2009 e serão efetivadas mediante o pagamento de boleto bancário no valor de R$ 151,25, até a data limite de 6 de janeiro. A remuneração bruta para o cargo é de R$ 5.500. Outras informações e formulário de inscrição pelo site www.concursosfcc.com.br.


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Cecília Pinho, Jaime Mitchell, Manuela Ramos (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Jeyse Araújo e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 

DEZEMBRO




JANEIRO



 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000