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Recife, 25 de agosto de 2008 Ano 7

Católica promove debate histórico com os candidatos a prefeito do Recife

A Universidade Católica de Pernambuco viveu hoje (25) um dia histórico. Desde 1985, não acontecia, no Recife, um debate com a participação de todos os candidatos a prefeito da cidade. O encontro com os sete postulantes à prefeitura da capital pernambucana (Carlos Eduardo Cadoca (PSC), Edilson Silva (PSOL), João da Costa (PT), Kátia Telles (PSTU), Mendonça Filho (DEM), Raul Henry (PMDB) e Roberto Numeriano (PCB) fez parte da abertura da 6a Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade.

O auditorio G2 ficou completamente lotado. As 450 cadeiras foram rapidamente ocupadas. Teve gente que ficou de pé e uma longa fila se formou bem no meio do espaço. Estudantes, professores, funcionários e o público em geral ficaram ao lado das militâncias dos postulantes. Cada candidato que chegava era recebido com gritos entusiasmados. Tudo registrado por várias equipes que gravavam imagens para os guias eleitorais da TV. Repórteres e fotógrafos dos principais jornais do estado e de outros veículos de comunicação do país também acompanhavam a movimentação. A organização montou um sistema de teleconferência e o debate foi transmitido, em tempo real, para um telão instalado no auditório G1, que tem 370 lugares, e também ficou completamente lotado.

Os sete postulantes foram convidados e todos compareceram. A ordem de participação de cada um dos candidatos foi decidida num sorteio realizado durante uma reunião com os assessores dos prefeituráveis no último dia 14 de agosto: Mendonça Filho (DEM); Kátia Telles (PSTU); João da Costa (PT); Edilson Silva (PSOL), Roberto Numeriano (PCB), Carlos Eduardo Cadoca (PSC) e Raul Henry (PMDB). Ideologias partidárias, histórico político e propostas de campanha foram alguns dos assuntos tratados na fase inicial. A cada colocação, os militantes reagiam com aplausos e vaias.

Mendonça Filho enfatizou propostas na área de educação: “Vamos reduzir o ISS (Imposto Sobre Serviço) das instituições privadas de ensino. Kátia Telles sugeriu mudanças no programa do Orçamento Participativo: “Proponho que 100% do orçamento seja discutido com Conselhos Populares”. João da Costa estabeleceu uma meta para ampliar a rede de esgoto da cidade: “Até o fim da minha gestão iremos aumentar para 80% o saneameno básico do Recife”. Edilson Silva destacou a “reforma urbana, moradia , transporte público e reforma agrária como prioridades”. Roberto Numeriano defendeu a “execução do Plano Diretor da Cidade que está em discussão na Câmara dos Vereadores”. Carlos Eduardo Cadoca propôs “ melhorar a qualidade do atendimento nas Unidades de Saúde da Família”. O combate à violência foi uma das propostas feitas por Raul Henry: “ Vamos construir os Compaz (centros de cidadania equipados com bliblioteca, quadras esportivas, locais para cursos profissionalizantes) em vários bairros. Começaremos pelo Coque e Casa Amarela”.

O debate começou após as palavras de boas-vindas do Reitor, o padre Pedro Rubens. Os professores da Católica e cientistas políticos Heitor Rocha e Thales Castro foram os mediadores. Eles explicaram a platéia as regras do evento. Foram quatro blocos. No primeiro, os candidatos tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas. No segundo bloco, eles responderam perguntas feitas por jornalistas convidados. Ayrton Maciel representou o Jornal do Commercio. Bio Antero foi o enviado da TV Globo Nordeste. César Rocha veio como convidado do Diario de Pernambuco e Ricardo Dantas Barreto pela Folha de Pernambuco. No bloco seguinte, o público encaminhou questões, por escrito, sobre diversos temas. O último bloco foi destinado às últimas considerações.

”A Universidade praticou o exercício de aprender ensinando, dando uma aula de democracia. Provamos que é possível o debate de idéias com maturidade política. Fiquei muito feliz”, disse o Reitor , o padre Pedro Rubens. Foram mais de três horas de debate e, ao final, os candidatos também avaliaram a iniciativa da Católica. 

“Acho que foi uma boa oportunidade, num processo democrático, onde os candidatos apresentarem suas propostas.“
Kátia Telles

“Foi muito participativo, pra cima, o que numa universidade, num ambiente de estudantes, existe um pouco mais de ‘calor’, mas faz parte da democracia.
Mendonça Filho

“Foi da maior importância. Há muitos anos que nós não tínhamos isso na cidade, um debate num auditório com a participação de toda a comunidade acadêmica, de todos os candidatos. A Católica está de parabéns por ter realizado esta grande festa democrática. 
Raul Henry

“É um pioneirismo que deve ser seguido. A Católica sempre esteve aberta a discussão livre e democrática das idéias. Essa iniciativa vai servir para o conhecimento e aprofundamento das propostas”.
Roberto Numeriano

“A iniciativa foi excelente. Parabenizo a Universidade Católica por ter convidado todos os candidatos. Com este gesto, a Unicap dá um exemplo e espero que outras instituições o sigam.”
Edilson Silva

“Acho importante, contribui para o exercício da cidadania. Este foi o primeiro debate e houve o lado emocional dos militantes. É importante ter tido o debate para começar uma discussão mais clara de propostas para a cidade”.
João da Costa

“Essa energia é muito boa para a campanha, estimula a militância.”
Carlos Eduardo Cadoca

Primeiro debate com todos os candidatos à prefeitura do Recife aconteceu na Católica
Por Anne Mendes

Com o tema: “Um olhar sobre a cidade”, da 6ª Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade (Siucs), os candidatos à prefeitura do Recife participaram do primeiro debate das eleições 2008, que aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (25), na abertura do evento, no auditório G2 da Católica.

O auditório G2, com capacidade para 450 pessoas sentadas, e o auditório G1, com capacidade para 370 pessoas sentadas, onde aconteceu uma transmissão simultânea, estavam completamente lotados, inclusive com gente em pé para assistir ao debate. O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens fez o pronunciamento de abertura onde agradeceu a presença de todos os candidatos à prefeitura da cidade e explicou a escolha do tema da 6ª Siucs. “O olhar sobre a cidade deve ser inteligente, ou seja, deve partir de dentro. Lançamos então uma maneira de olhar a cidade, com foco no ensino, buscando a integração. Somos uma Universidade envolvida com os problemas sociais”, afirmou.

Antes de convocar os candidatos ao início do debate, Padre Pedro declarou que acredita que a democracia se faz com um debate de idéias e que a abertura desse evento seria um momento para fazer dessa iniciativa um exercício democrático. Após o pronunciamento do Reitor, os candidatos Carlos Eduardo “Cadoca” (PSC), Edílson Silva (PSOL), João da Costa (PT), Kátia Teles (PSTU), Mendonça Filho (DEM), Raul Henry (PMDB) e Roberto Numeriano (PCB) formaram a mesa de debate.

O debate foi estruturado em quatro blocos: exposição de propostas; pergunta dos jornalistas convidados, Bio Antero (TV Globo Nordeste), Airton Maciel (Jornal do Commercio), Cesar Rocha (Diario de Pernambuco) e Ricardo Dantas Barreto (Folha de Pernambuco), direcionada aos candidatos; perguntas do público e considerações finais. O debate mediado pelos cientistas políticos e professores da Católica, Thales Castro e Heitor Rocha.

O evento contou com a presença de militantes dos partidos que se manifestavam a cada pronunciamento de seus candidatos. Entre os temas abordados pelos candidatos foram segurança, saúde pública, realidade dos morros, saneamento básico, entre outros.

“O Recife é belo, mas vive uma realidade de contrastes. Meu compromisso é com a população mais humilde, principalmente quando o assunto for educação, saúde e turismo”, afirmou o candidato Mendonça Filho que entre suas propostas citou a implementação escola em tempo integral e a universidade democrática.

“Não vamos governar para todos, e sim para a classe trabalhadora. Vamos utilizar 100% do orçamento da prefeitura para construir nossas propostas, junto ao conselho do povo”, declarou a candidata Kátia Teles.

“Continuar a gestão cuidando da cidade e das pessoas, tornar o Recife uma cidade moderna”, declarou o candidato João da Costa que primou em seu discurso pela implementação das políticas sociais e gestão democrática, com diálogo e participação.

“Sem debate não há como qualificar a democracia. O que ficar decidido deve ser cumprido. Pretendo atuar principalmente na periferia. Queremos fazer da cidade um exemplo”, disse Edílson Silva.

“É difícil lançar uma campanha política na cidade com interesses privados e facções políticas. Pretendemos governar para todos, dando prioridade ao trabalhador e orientar nossa gestão pensando num plano diretor da cidade”, afirmou Roberto Numeriano.

“Administrar é saber numerar as prioridades de uma cidade, antes de fazer propostas é preciso ter conhecimento dos recursos disponíveis. O Recife precisa de um rumo”, argumentou Cadoca.

“Queremos entrar na prefeitura com projetos transformadores, à altura da realidade da nossa cidade. Seguiremos dois grandes eixos: investimento nos jovens e enfrentamento da violência”, concluiu o candidato Raul Henry.

Análise psicossocial e poesia em Fórum da 6ª Siucs
Por Thiago Vasconcelos

Na manhã do primeiro dia de atividades da 6ª Semana de Integração (6ª Siucs), o 1º Fórum de Intervenção Psicossocial, coordenado pela professora Maria Aparecida Craveiro, trouxe aos alunos e professores da Católica o doutor em Psicologia e docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) William Castilho. O palestrante do evento, realizado no auditório G2, foi convidado para explicar o que é e para que serve a intervenção psicossocial.

O Fórum não poderia ter começado tão original. O poeta e estudante de Direito da Católica Antônio Marinho fez a abertura recitando vários versos de sua autoria, que lembravam sua origem em São José do Egito, município do Sertão do Pajeú. “Os poemas abordam as dificuldades de um povo sonhador, que busca possibilidades de novos caminhos, procurando em suas crenças, coragem e criatividade para a transformação do que é sonho em realidade”, explicou o artista.

Referindo-se sempre aos versos do poeta, o professor William Castilho procurou mostrar que a intervenção psicossocial é uma teoria, um método e evidentemente uma prática que leva a autonomia dos grupos sociais à consciência crítica e à apropriação do inconsciente. Em outras palavras, o indivíduo forma primeiro sua saúde mental para então estar preparado para um relacionamento social em comunidade. “Os serviços dos centros de saúde, o atendimento das assistentes sociais e o incentivo ao esporte promovidos na comunidade do Coque, por exemplo, fazem parte da intervenção psicossocial na região” disse o conferencista.

A ex-aluna do curso de Psicologia da Católica Fátima Patriota é, hoje, voluntária da Clínica Manoel de Freitas da Universidade. Mostrou interesse no tema. “O atendimento na clínica é individual, mas avaliamos todo o contexto histórico e sócio-cultural do indivíduo, seus anseios e suas dificuldades para se relacionar em sociedade”, afirmou.

Alunos e professores aprovam Aulões Pré-Vestibulares
Por Rafaella Coelho

O bloco D da Católica cedeu espaço, na manhã desta segunda-feira (25), para a realização de seis Aulões Pré-vestibulares. As aulas de Espanhol, Matemática, Física, Geografia e Literatura - tendo como pauta o centenário de Machado de Assis - foram realizadas por estudantes das Licenciaturas da própria Universidade. Aluno do 2º período de Matemática, Sílvio José foi um dos participantes da equipe que promoveu as atividades. Desde os 17 anos, o estudante vem realizando esse tipo de trabalho. “Sinto-me muito realizado com o que faço”, declarou.

Os Aulões contemplam alunos das mais diversas instituições, sendo aberto, inclusive, para o publico externo. Os colégios Pedro Augusto, Liceu Nóbrega de Artes Ofícios, Oliverira Lima, o pré-vestibular da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e os Amigos do Saber - projeto da Católica – são alguns dos participantes. A importância dos Aulões foi evidenciada a partir de conversas com alguns dos alunos. "Eu acho que as aulas contribuem muito para o aprendizado, além de reforçar o que já foi estudado durante os anos", avaliou Jéssica Graziela, estudante do 3º ano do Liceu.   

Católica promove 3ª edição do Aulão Pré-Vestibular para estudantes da rede pública
Por Gabriela Alcântara e Raissa D’Assunção

Com o objetivo de preparar estudantes secundaristas da rede pública de ensino, foi promovido na manhã de segunda-feira (25) a realização do 3º Aulão Pré-Vestibular da Unicap, inserido na programação da 6ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade (Siucs).

O Aulão surgiu com a perspectiva de consolidar os projetos de extensão dos cursos de licenciatura da Católica e também construir relações sólidas com a sociedade, no caso, os alunos que estão ou vieram de escolas públicas. “Essas aulas que os alunos da Unicap lecionam ajudam também em suas graduações, pois trazem noções que eles não aprendem em sala de aula, como ética”, considerou o Coordenador Geral de Extensão das Licenciaturas, Alcivam Oliveira.

De acordo com o estudante Sílvio José, do 2º período do curso de Matemática, os alunos estavam interessados e participativos. No entanto, o universitário esperava mais vestibulandos. Já Amanda Dutra, do 7º período da Licenciatura em História, atuou como voluntária com o intuito de transmitir seus conhecimentos através das aulas, e também para se familiarizar com sua futura profissão. “Este projeto abre portas para alunos de escolas publicas. Mas, acho que deveriam continuar em mais dias, e não apenas em um”, disse.

O Aulão Pré-Vestibular segue praticamente o mesmo padrão desde que foi criado, em 2006. No início, qualquer aluno do primeiro ou segundo período poderia se inscrever como voluntário, mas a partir do ano passado, apenas os estudantes dos cursos de Licenciatura são convidados para o trabalho.

A divulgação do projeto é feita pela Coordenação de Extensão das Licenciaturas da Católica a partir da realização e divulgação de mapas nas escolas públicas. Cada aluno pode se inscrever em até quatro aulas, a menos que uma delas seja geminada. O Aulão originou ainda outro projeto, chamado “Amigos do Saber”. A próxima edição do evento ocorre no próximo ano.

Curso de Fisioterapia realiza I Oficina de Mobilização Neural nas Autoposturas
Por Lorena Tabosa

Preparar os estudantes do curso de Fisioterapia sobre os fundamentos e práticas acerca das técnicas de mobilização neural, no contexto das autoposturas utilizadas na Reeducação Postural Global (RPG). Este é o principal objetivo da I Oficina de Mobilização Neural nas Autoposturas do curso de Fisioterapia da Católica. O evento, que teve início na manhã desta segunda-feira (25), acontece - com exceção desta terça-feira (30), até a próxima sexta-feira (29) em horários variados.

Ministrada pelas professoras Carla Raquel de Melo Daher e Maria Emília Ferraz Almeida de Melo, uma das primeiras palestras, que ocorreu no Laboratório de Manipulação, no Bloco G4,  tratou sobre a interferência das alterações posturais no sistema nervoso humano. Nas aulas, os participantes aprenderam a identificar e tratar tensões relacionadas ao sistema nervoso, como tendinite.

Na I Oficina de Mobilização Neural nas Autoposturas, os estudantes adquiriram noções teóricas e práticas acerca da mobilização neural, que consiste na avaliação e tratamento de nervos tensionados. Nos próximos dois dias de aulas, os alunos aprenderão técnicas de autoposturas, que trabalham o corpo como todo, aplicando-as uns nos outros. Na sexta-feira, último dia da Oficina, será feito atendimento gratuito ao público participante da 6ª Semana de Integração da Católica. Esta interação com o público pretende conscientizar sobre a importância do autoalongamento.

Segundo a professora Maria Emília Ferraz, a Oficina representa um bom ponto de partida para quem busca um diferencial no mercado de trabalho. “Como as técnicas de terapia manual ainda não são muito difundidas, os profissionais que as dominam saem na frente”, afirmou a docente. Para a estudante Simone Hande, aluna do 9º período de Fisioterapia, a proposta da oficina abrange a área em que a aluna pretende atuar. “Meu trabalho de conclusão do curso é sobre avaliação postural”, contou.

Inicialmente, foram abertas 30 vagas para os interessados na I Oficina de Mobilização Neural nas Autoposturas do curso de Fisioterapia da Católica. No entanto, a procura superou as expectativas e mais 10 vagas foram disponibilizadas aos estudantes.

10ª Jornada de Iniciação Científica abre atividades com apresentação de 34 trabalhos
Por Clara Herzog

Teve início, na manhã desta quinta-feira (25), às 10h10, a 10ª Jornada de Iniciação Científica, que aconteceu nas salas do 3º andar do Bloco G4 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O evento ocorre até a próxima quinta-feira, dia 28, sempre no horário das 9h20 às 16h30, com intervalos.

Parte da programação oficial da 6ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade (Siucs), a 10 ª Jornada de Iniciação Científica é dirigida pela Coordenadora Geral de Pesquisa da Unicap, professora Arminda Saconi, e reúne os alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Católica.

Na manhã de hoje, foram apresentados 34 projetos nas áreas de Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e Agrárias, Ciências da Saúde e Lingüística. O PIBIC é uma das atividades extracurriculares oferecidas pela Unicap aos alunos que se interessam pela área de pesquisa acadêmica. Para participar, o estudante deve entrar em contato com o professor da área em que pretende desenvolver seu projeto.

Normalmente, os projetos têm duração de um ano. Mas, o estudante Bruno Melo, do 9º período de Psicologia, foi uma exceção. Ele obteve renovação da bolsa para prosseguir com sua pesquisa, sobre depressão e doença de Alzheimer. “Sempre tem aquela ansiedade antes da apresentação, mas no final é muito gratificante concluir bem um trabalho de dois anos”, disse.

Os projetos beneficiam tanto os alunos quanto seus professores orientadores.”Os projetos muitas vezes são publicados em revistas especializadas, o que permiti uma visibilidade maior para o aluno e para o professor orientador, possibilitando até uma extensão do projeto”, disse a Assessora da Coordenação Geral de Pesquisa e professora pesquisadora, Leonie Asfora Sarubbo. “Normalmente o número de trabalhos varia bastante de uma Jornada para outra. Nesta edição, estamos com uma média de 170 bolsistas apresentando seus projetos”, completou.

Aulão da Católica dá a dica: vai “chover” Machado de Assis no vestibular
Por Maiara Mascarenhas

"Ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa, deste capítulo de negativas: não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”. De forma semelhante ao personagem Brás Cubas, morreu o escritor Machado de Assis, há exatos cem anos. Pensando nisso, a estudante de Licenciatura em Letras da Católica, Giselle Gomes, ministrou o Aulão Pré-vestibular de Literatura, na manhã desta segunda-feira (25), enfatizando a vida e a obra do autor. Motivo? A iminente “chuva” de questões sobre Machado no próximo vestibular.

“Em 2007, houve os 'Trinta anos sem Clarice' e caíram muitas questões sobre a autora. Por isso, acredito que, neste ano do centenário, as provas irão trazer muitas questões sobre Machado", explicou Giselle. Aluna do programa Vestibular Cidadão, Jacqueline da Silva vai prestar o vestibular 2009 para Enfermagem e, após saber do Aulão através do coordenador da instituição em que estuda, ficou animada para participar da iniciativa. "O Aulão é mais uma chance de rever as matérias", avaliou.

Física - O estudante da Licenciatura em Física da Católica Tiago Pereira optou pelos assuntos Cinemática, Dinâmica e Grau de Grandeza para o Aulão da manhã desta segunda-feira. Segundo o graduando, “quase toda a prova da primeira fase é sobre Mecânica. Além disso, Cinemática é a base para responder a muitas questões de Física". Preocupado com o êxito dos alunos, ele deu preferência à resolução de questões, ensinando a teoria através de exercícios. A idéia agradou aos alunos, que puderam tirar muitas dúvidas. Para deixar a turma ainda mais afiada, Tiago também deu dicas sobre como marcar o gabarito e não cair nas “pegadinhas” do vestibular.

“Bicho-papão” para a maior parte dos estudantes, Física não parece assustar o aluno Rafael Ramos. “Entre todas as matérias, redação é a mais trabalhosa. É muito difícil escrever, você não faz a menor idéia do tema que vai ser abordado. Nas outras matérias, você sabe exatamente o assunto e só pode cair aquilo que está lá no manual", explica.

Técnicas da Microbiologia despertam interesse dos futuros biólogos
Por Kamila Nunes

A 6º Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade começou para os alunos de Ciências Biológicas - curso vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) - com um minicurso. Das 8h às 12h desta segunda-feira (25), foi ministrado o minicurso Técnicas Básicas em Microbiologia: Cultivo e Identificação, no bloco J. Quarenta e cinco alunos assistiram, atentos, às explicações da professora Aline Elesbão do Nascimento.

Inicialmente, os estudantes conheceram o Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais (NPCIAMB), onde ficam os departamentos de Biologia da Católica, entre eles o recém-inaugurado Laboratório de Fermentação. Visitaram ainda os laboratórios de Biotecnologia, de Microbiologia e o de Banco de Culturas, todos equipados com alta tecnologia e segurança. Os alunos foram guiados em grupos por uma aluna de mestrado, com experiência de cinco anos no Núcleo.

Em seguida, a professora Aline Elesbão definiu a Microbiologia como um trabalho que exige paciência e cuidado na manipulação, a fim de evitar a contaminação das culturas - erro comum entre os alunos. “Não duvide, você é uma fonte de microorganismos”, alertou. A docente relatou ações cotidianas que envolvem essa área da biologia, como a importância da assepsia (medidas para evitar o contágio das bactérias) de utensílios domésticos, como a geladeira.

Aline, que ministra o seu quarto minicurso, com diferentes enfoques, disse que a Microbiologia é interessante para todos da área de Saúde, pois é a base para o trabalho minucioso nos laboratórios, na medicina e na engenharia genética. A cearense Cristiana Lima, aluna do 6º período de Licenciatura em Biologia da Católica, participa da Semana de Integração pela primeira vez. “Espero ter o máximo de aproveitamento no minicurso”, afirmou a estudante. As atividades se encerram nesta terça-feira (26), com a presença dos professores Carlos Alberto Alves da Silva e Kaoru Okada.

Oficina de Fotografia de Estúdio começou nesta segunda-feira
Por Maria Carolina Sousa

Começou nesta segunda-feira (25) a oficina de Fotografia de Estúdio, ministrada pela professora de fotografia da Católica Renata Victor. Com duração de três dias, o evento conta com duas turmas: uma pela manhã e a outra à tarde. “Inicialmente seria apenas um grupo, mas como a procura foi grande tive que dividir a carga-horária”, disse Renata Victor.

Nesse primeiro dia, os alunos tiveram noções básicas da fotografia, tanto digital quanto analógica. A anatomia da câmera, velocidade, diafragma, efeitos de foto e luz foram alguns dos temas abordados na aula.“Achei muito interessante esse contato inicial principalmente por que eu não sabia nada de fotografia”, relatou a estudante do 4º período de jornalismo da Católica, Fernanda Rocha, que também gostou bastante das brincadeiras com efeitos de luz que foram feitas no estúdio.

Apesar da fotografia de estúdio ser mais voltada para a área de Publicidade, a maioria dos alunos é da área de Jornalismo. “É um fato muito curioso já que a oficina está focada nas técnicas de estúdio que são bem diferentes de Fotojornalismo”, comentou a professora. Segundo Renata, nas próximas aulas os participantes vão aprender a usar os acessórios de estúdio, além de fotografar uns aos outros utilizando o equipamento profissional.

Minicurso aborda controle tecnológico do concreto
Por Rebeca Kramer

Alunos interessados na área de Engenharia Civil puderam participar na tarde desta segunda-feira (25) do minicurso ‘’Controle tecnológico do Concreto’’, ministrado pelo professor José Orlando Vieira, na sala 113 do bloco D. O minicurso iniciou-se às 12h30 e terminou às 16h30, com abertura para perguntas dos alunos no final.

A apresentação visou, principalmente, a importância da escolha dos materiais que fazem parte da composição do concreto (resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia), pois alguns dos principais problemas com obras da construção civil estão ligados à falta de qualidade dos produtos. Além disso, uma possível economia na sua compra também pode afetar o resultado da obra.

Para o professor Orlando, o minicurso é importante porque dá uma noção dos fundamentos da tecnologia do concreto e seus principais parâmetros de controle de qualidade, de modo a permitir a execução de estruturas resistentes, duráveis e econômicas. Dessa forma, insiste na necessidade de existirem os ensaios dos materiais e os procedimentos de dosagem experimental. ‘’Apesar de não haver tempo suficiente para falar de todos os fundamentos dessa tecnologia, é importante frisar que a qualidade do concreto está diretamente ligada à qualidade de seus materiais, dependendo deles a qualidade da obra’’, afirmou.

Unicap promove Aulão para feras 2009
Por Carolina Vaz e Isabela Alves

Na tarde do primeiro dia da Semana de Integração, a Católica realizou um Aulão Pré-Vestibular, destinado a estudantes de escolas públicas. Ministradas por alunos de Licenciatura da Unicap, as aulas tiveram uma hora e meia de duração e ocorreram nos 2º, 3º e 4º andares do bloco G.

Abordando assuntos freqüentes no vestibular, os professores ofereceram aulas dinâmicas, com participação efetiva dos alunos. Além disso, para colaborar com a aprendizagem dos estudantes, foram utilizados recursos audiovisuais, como filmes e documentários.

Os professores parabenizaram a Católica pela iniciativa. “Acredito que é um incentivo para quem não tem condições de pagar um curso”, diz o monitor de literatura, Luiz Fernando, 19 anos. Os alunos Ana Carla e Gustavo, do Colégio Municipal Pedro Augusto, concordam e destacam: “ter aula numa Universidade empolga para o vestibular”.

Operações urbanas: experiência francesa e o projeto urbanístico Recife-Olinda
Por Leonardo Burgos

Na primeira parte do minicurso “Operações urbanas: experiência francesa e o projeto urbanístico Recife-Olinda”, os presentes na sala 305 do bloco D tiveram uma introdução ao pensamento francês arquitetônico, destacando desde já o porque do modelo francês ter sido escolhido. Tal pensamento se baseia na projeção ou desenho da cidade por outros meios que não sejam o da visão singular do arquiteto no seu bloco construído.

Tendo base na ZAC (Zone Amenagement Concerté), a França se submeteu ao modelo que é regido por quatro aspectos: urbanístico, de gestão, econômico e jurídico; que vem se aprimorando desde meados de 1950, onde o arquiteto trabalha o espaço urbano, saindo da escala da unidade habitacional e partindo para as necessidades de um tecido urbano. Em contra partida, no Brasil, o modelo é o da Lei de uso e ocupação do solo, ou seja, o arquiteto se restringe à forma de ocupação de seu bloco, apenas o que o cliente pede.

As comparações no campo urbanístico podem ser percebidas no Brasil pela forma de construção do Parque da Jaqueira, que foi construído sem nenhum planejamento prévio e na França temos o exemplo de Bordeaux, que foi revitalizado de acordo com um projeto arquitetônico baseado nas necessidades da comunidade. Na gestão desses projetos arquitetônicos nota-se a definição das opções estratégicas a partir de uma visão global obtida pela comunidade através de um debate público, sempre adaptando ao contexto local, além da preocupação atual do pensamento verde agregado ao projeto de saneamento.

Os aspectos econômicos geram a maior visibilidade do projeto, pois se acredita que não haveria a necessidade de um investimento sólido por parte das prefeituras das cidades, onde, de acordo com uma boa visão econômica, o investimento de capital privado pode gerar uma receita que equivalha ao montante gasto pela iniciativa pública, como é o caso do Rio Senna. Normalmente um projeto urbanístico nasce de uma opção política e, posteriormente, a participação da comunidade.

Para o próximo encontro, está programada a explanação da ZAC na realidade do Recife e de Olinda, adiantando apenas que estará em pauta a questão da habitação popular, que, desde já, sabemos da problemática gerada pelo não segmento desse modelo, porque não houve uma intervenção conjunta com comércios, escolas e centros de saúde, além do Estatuto das Cidades faz menção à resolução dessa problemática, mas ainda não a percebemos na prática.

Uma tarde para debater os problemas sociais
Por Clécio Sobral

Destino de um fazer: relato da experiência desenvolvida pela Gesto - Soropositividade, Comunicação & Gênero. Este foi o tema da palestra do psicólogo, Glaudston Cordeiro de Lima, na tarde desta segunda-feira (25), no segundo bloco do 1º Fórum de Intervenção Psicossocial. Ele apresentou alguns dos problemas enfrentados pelos portadores de HIV, o preconceito que enfrentam dentro e fora de casa, e como lidar com esse tipo de questão. Abordou, entre outros temas relacionados com a atividade desenvolvida pela instituição, a relação homem-sociedade e os dilemas da vida moderna. “A palestra superou a minha expectativa. Pensei que ia ser chata, mas foi muito boa mesmo”, elogiou a estudante de psicologia da Faculdade de Ciências Humanas (Esuda), Cibelle Silva de Oliveira.

Para encerrar as atividades, as meninas da Casa de Passagem apresentaram a peça “O Bolero de Raquel”, a história de Alessandra, uma menina vinda do interior que ao chegar na cidade grande se surpreende com a realidade vivida por grande parte das pessoas da periferia. O espetáculo faz uma crítica à violência, ao abuso sexual, às drogas e ao preconceito vivido pelos moradores de favelas, que ficam a espera do “trem da esperança”, e este nunca vêm.“A encenação mexe muito com a gente. Fiquei muito sensibilizada com o que vi. Quantas vezes passamos pela rua, vemos as crianças abandonadas e continuamos com o nosso trajeto sem dar a mínima atenção”, comentou emocionada a psicóloga Lindervânia Santos.

O objetivo da atividade foi possibilitar o diálogo em torno da intervenção psicossocial enquanto área em expansão para a atuação do psicólogo. O evento foi organizado pela professora de psicologia da Católica, Maria Aparecida Craveiro Costa. “A nossa proposta foi dar visibilidade a esse campo de atuação e trocar de experiências com profissionais dessa área de atuação, e acho que conseguimos”, disse. 

Primeiro dia do minicurso de Direito Ambiental
Por Thiago Gouveia

Para alunos de cursos de Direito e para os interessados em meio ambiente, acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de agosto um minicurso intitulado de Aspectos do Direito Ambiental e Urbanístico, na sala 102 do Bloco G, das 14h às 17h.

“Quando os problemas se tornam absurdos os desafios se tornam apaixonantes”, Dom Helder Câmara. Esta frase inspirou a Consultora de Direito Ambiental e professora de Direito Penal da Católica, Cynthia Carneiro Albuquerque Suassuna, a se interessar pelo meio ambiente. “Quando eu vi o que estava acontecendo com o meio ambiente: desmatamento, poluição, construções de residências em áreas florestais, me senti na obrigação de fazer alguma coisa por ele. O desafio de proteger o meio ambiente é o que me motiva”, afirma Cynthia, que irá ministrar todo o curso.

Hoje foram abordados temas mais abrangentes como os movimentos ambientais internacionais (eco-desenvolvimento), perguntas como ‘O que entendemos sobre o meio ambiente?’, os elementos que o compõe: naturais (árvores), artificiais (casas, ruas) e culturais (igrejas, monumentos). Também foram citados alguns artigos que regem o direito ambiental. Para ajudar nas explicações foram mostradas num telão: imagens de cidades, desenhos ilustrativos e textos.

“Eu acho que o minicurso me ajudou porque foi citado, aqui alguns artigos, do direito ambiental que nós, alunos, desconhecemos”, diz o estudante do 6º período de Direito da Unicap, Alexandre Pacheco, 29 anos.

Estudante de Fonoaudilogia da Unicap detecta desvio fonológico em alunos da Rede Pública de Ensino
Por Magda Negromonte

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Católica de Pernambuco completa, em 2008, dez anos. Em sessões, que começaram nesta segunda-feira (25) e se estendem até quinta-feira (28), os alunos apresentaram oralmente os trabalhos que vêm desenvolvendo desde 2007.

A sessão de Ciências da Saúde desta tarde, coordenada por Marcos Túlio Caldas, terminou com a apresentação da aluna de Fonoaudiologia Chirlene Santos da Cunha. O trabalho “Uso de processos fonológicos em crianças”, orientado pela professora doutora Jônia Alves Lucena, demonstrou que ousadia, persistência e capacidade podem ser boas aliadas de uma pesquisa acadêmica.

De acordo com a estudante, o trabalho, realizado com 40 alunos, de 4 a 9 anos, de uma escola pública do Recife, foi dividido em duas etapas. Na primeira, todos passaram por uma avaliação fonológica, onde foram detectados alguns desvios. Desses, quatro foram os principais:

- Plosivação: a criança fala “tave” ao invés de “chave”;
- Substituição de líquida no encontro consonantal: troca-se “planta” por “pranta”;
- Semivocalização de líquida: fala-se “paiaço” e não “palhaço”;
- Simplicação do encontro consonantal: pronuncia-se “pato” ao invés de “prato”.

A inovação do trabalho está na segunda etapa, onde os alunos que apresentaram desvios puderam participar de uma oficina de estimulação dos sons. Segundo a autora, Chirlene, essa foi a parte mais gratificante. Além de realizar a pesquisa ela também pôde ajudar pessoas com dificuldades, pois àqueles que apresentam desvio fonológico têm dificuldade de alfabetização e socialização.    

Recuperação e inclusão social através do artesanato
Por Alice Cristiny e Cinthia Ferreira

A 6ª Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade, além de minicursos, palestras e debates, dispõe de um espaço reservado para mostras de artesanato, produzido por ONGs e grupos de apoio social. Cerca de 20 barracas estarão localizadas nos térreos do bloco A e G, à disposição do público durante toda a Semana, das 8h às 20h.

A feira, sob o comando de Alcivam Oliveira, coordenador geral de Extensão da Católica e do evento, conta, também, com a participação de parceiros da Universidade em trabalhos de extensão, como, por exemplo, a ONG Moradia e Cidadania, iniciada pelos funcionários da Caixa Econômica Federal, que já possui 15 anos de existência. Ela tem por objetivo promover a cidadania para a população mais excluída, através da educação e geração de trabalhos e renda, tendo por principal influência as obras de Betinho, mentor do projeto Fome Zero.

Um outro destaque da feira é a Rede Solidária de Pernambuco. Segundo Tânia Márcia Bastos, conselheira do Conselho Fiscalizador de Políticas Públicas de Olinda, a maioria das ONGs estão se unindo em redes para conseguir maiores incentivos das empresas e das secretarias. É o caso da Rede Solidária, que reverte toda a sua renda para os artesãos e conta com a parceria do Sebrae, que profissionaliza os voluntários interessados em participar das entidades filantrópicas. É importante dar destaque ao projeto “Idosos que fazem”, proporcionado pela instituição Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Olinda, que trabalha com terapia ocupacional, relaxamento e viagens para grupos da terceira idade.

Além dessas entidades, pode-se encontrar na mostra o projeto “Escola aberta”, iniciado pela Unesco e expandido pioneiramente pelo governo de Pernambuco, bem como a “Casa de Passagem”, situada no bairro de Santo Amaro, que tem como missão a inclusão social e a formação profissional de meninos e meninas de 7 a 17 anos. Assim, a Universidade Católica de Pernambuco faz um convite ao público para prestigiar essa parte do evento e refletir sobre os problemas sociais que afligem o Estado.

Minicurso de Química Fácil ensina professores a tornar a disciplina mais atraente
Por Magda Negromonte

Química é uma matéria muito difícil, chata, fora da realidade... Situações como essas são cada vez mais comuns nas escolas. Segundo a professora doutora Lúcia Fernandes, essa rejeição à disciplina ocorre porque não há uma contextualização dela com a realidade. Um dos modos possíveis de levar tal contexto à sala de aula é através da realização de experiências. Mas as instituições de ensino não possuem materiais adequados, pois geralmente são muito caros ou os docentes não se preocupam com tal situação. 

Para tentar minimizar esses problemas, Lúcia e o professor Sérgio Carvalho ministram um minicurso de Química Fácil durante as atividades da Semana de Integração. As aulas começaram na noite da segunda-feira(25) e terminam nesta terça-feira (26). No total, são oito horas de atividades práticas onde os participantes descobrirão como fazer uma química rápida, fácil e barata. A proposta é demonstrar que trocar vidraria química por material reciclável ou de baixo custo, à venda em farmácias e feiras, é algo possível e promissor para aulas mais atraentes. Usar mamadeira ao invés de proveta, por exemplo, é uma das possibilidades.

Em cada dia de aula, os participantes recebem uma apostila as quais apresentam, entre outras coisas, atividades que eles podem desenvolver em sala de aula. Estudantes da Católica, sobretudo do curso de Química, foram presença marcante, como a aluna do 2º período Mariana Fugiy: “O processo da química fácil é muito importante para a docência”, ressalta. Mas, além de professores, o minicurso também atraiu alunos de outras universidades e cursos, como Ana Beatriz, do 1º período de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Na próxima etapa do minicurso, os participantes irão realizar uma experiência de condução de corrente elétrica. 

Cineclube Revezes recebe ganhadora do Festival de Cannes
Por Milenna Gomes e Rafaella Magna

O Cineclube Revezes, projeto da Universidade Católica de Pernambuco, recebeu, na tarde desta segunda-feira (25), o roteirista George Moura e a atriz Sandra Corveloni, ganhadora do prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes 2008. O roteirista e a atriz participaram de um debate sobre o filme Linha de Passe, dos diretores Walter Salles e Daniela Thomas e falaram sobre o processo e desenvolvimento do filme até chegar à arte final.

A produção do roteiro sofreu influência da formação jornalística de George Moura, que passou por produção de novelas e telejornais antes de chegar ao cinema. “O faro jornalístico ajuda a contar a história, é como se me perguntasse: Que lead tem esse filme?”, brincou o roteirista. Ele também comparou o roteiro ao som do Jazz, que tem variações sonoras, mas, ainda assim, segue uma trilha.

Sandra Corveloni explicou que, para dar uma personalidade mais verídica à película, toda a produção viveu durante dez dias a realidade da casa e do bairro onde o filme foi rodado. No debate, foi citada a longa carreira da atriz no teatro e como essa arte influenciou na sua atuação. “Foi difícil, mas eu consegui adequar a linguagem do teatro para o cinema”, disse. O fato de ser mãe de um garoto de 5 anos contribuiu bastante para a composição da sua personagem, Cleuza, que é mãe de 4 filhos.

Ao falar do valor do prêmio em Cannes, George Moura concluiu: “ganhar o festival foi abrir as portas para o mundo, um cartão de visitas incontestável!”. O debate foi encerrado com um momento para os admiradores de Sandra Corveloni, que posou para fotos e distribuiu autógrafos.

Minicurso aborda estudo sobre leveduras
Por Érica Neves e Mariana Barros

Nessa segunda-feira (25) teve início o minicurso de “Mapeamento, Quantificação e Identificação Molecular de Leveduras de Processo e Contaminantes de Fermentação Alcoólica Industrial e sua Interferência na Bioprodutividade”, ministrado pelos professores João Assis Scavuzzi Menezes e Benereuza Tavares Ramos Valente Brasileiro.

O objetivo do curso é a aplicação dos recursos genéticos como ferramentas de monitoramento industrial. Além disso, quem compareceu pôde adquirir conhecimentos acadêmicos sobre o mapeamento, quantificação e identificação das leveduras, popularmente conhecidas como “fungo da cerveja”, e a utilizá-las de forma adequada nas indústrias.

O minicurso foi aberto ao público em geral. Entre eles, encontravam-se alunos de biomedicina e biologia. “Achei super legal o fato dos minicursos serem aberto ao público” disse, a estudante de Biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Najia Freire, que soube da 6ª Semana de Integração, através de um amigo que cursa Fisioterapia na Católica. A atividade continua na próxima quarta-feira (2) das 18h às 22h, na sala 824 do Bloco B.

 


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