A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | cExtensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap
SIUCS - 2 ª Edição

Recife, 11 de setembro de 2007 Ano 6

Católica promove aulão pré-vestibular para alunos da rede pública
Por Adria de Souza

Alunos de licenciaturas da Universidade Católica de Pernambuco ministraram aula de pré-vestibular durante o dia de hoje (11). A atividade faz parte da 5ª Semana de Integração e segue até amanhã no bloco J. Destinado à rede publica, o programa, que já está na segunda edição, reuniu aproximadamente 300 estudantes do Liceu de Arte e Oficio, Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco – Prevup, Dom Bosco e Oi Kabum!

O projeto selecionou cerca de 60 propostas dos universitários. Eles indicavam os assuntos escolhidos e o planejamento das aulas. Entre os temas disponíveis estão os de uso Indicador de Crase, Redação, Ditadura Militar, O Círculo do Ouro e os Movimentos Separatistas, Ecologia e Genética, entre outros.

Segundo o coordenador de Extensão da Católica, Alcivam Oliveira o programa é uma grande ajuda na preparação para o vestibular. “É uma oportunidade para os estudantes que estão avançados na faculdade ou tenham uma vivência em sala de aula mostrarem o que sabem”, explicou. O empenho de quem dá as aulas também foi destacado pelo professor Alcivam. “Os alunos ministrantes são muito responsáveis, geralmente eles disponibilizam os matériais com antecedência”, afirmou.

Para a estudante do 6ª período do curso de Biologia, Carla Emanuela, a oportunidade de lecionar sobre Respiração foi muito proveitosa. “É a primeira vez que participo de programas como este, mas não foi preciso ter uma orientação especifica, pois estava tranqüila e sabia o que deveria fazer”, comenta a estudante. Durante a aula, ela distribuiu uma lista de exercícios baseada em questões de vestibulares.

A aluna do Prevup, Renata Maria, estava entusiasmada com a iniciativa. “As aulas são simples, mas acaba aumentando o interesse nos estudos. O assunto englobado foi uma novidade para mim, pois ainda não o vi no cursinho”, disse.

Segundo Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião
Por Thiago Gouveia

O 2º Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião, ocorreu hoje (11) às 14h, no auditório Inácio de Azevedo, localizado no primeiro andar do bloco B. O tema da palestra foi: “As muitas faces de Deus: desafios do pluralismo religioso.”

Houve uma sessão solene de abertura com o Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens, falando sobre o lançamento do 1º Pólo de estudos sobre o diálogo de inter-religiosidade, por meio de um debate sobre o Observatório Transdisciplinar das Religiões na Internet com o professor Sérgio Sezino. No Brasil, o Estado de Pernambuco foi escolhido para abrigar o Pólo, que fica localizado na Unicap. O país tem uma parceria com o Pólo colombiano.

O evento contou com a presença de professores de Teologia, História e outros cursos de licenciatura além de 130 pessoas inscritas. O professor Álvaro Van Houten (Colômbia), comentou sobre a pluralidade religiosa, a partir da América Latina, abordando as várias religiões do continente. Além de enfatizar que a cultura é um elemento importante para divulgação das religiões, uma vez que a sociedade é uma “aldeia global”, em que os povos estão em contato direto uns com os outros, graças à Internet.

O Reitor Padre Pedro Rubens fala da importância da Internet para a Teologia. “O esforço de traduzir a linguagem semita, fez surgir a Teologia com uma linguagem própria. Hoje em dia a Internet já é uma nova linguagem, o que torna um desafio à Teologia, por causa da rapidez com que as informações são lidas, já que, na Teologia é necessário uma leitura mais concentrada. A divulgação das religiões na Internet terá que mudar o jeito de ele se expressar, numa linguagem fácil e rápida.”

Gil Braz Aragão coordenador do simpósio comenta o objetivo da palestra. “Um dos objetivos da palestra é divulgar o diálogo religioso que acontece em uma segunda-feira de cada mês. Esse diálogo pretende colocar em cada um, o sentimento religioso.”

Minicurso aborda Teatro Nordestino
Por Madson Ferreira e Isabel Amaral

O minicurso De Arlequim a João Grilo: O Teatro Nordestino e suas origens começou hoje (11) e vai até sexta-feira (14). A oficina, que faz parte da 5ª Semana de Integração, tem por objetivo abordar as origens e as produções do teatro nordestino, embasada por autores como Mikhail Bakhtine a Aristóteles. O curso é ministrado pela professora Fabiana Furtado, na sala 612, bloco A, das 15h às 16h30.

A oficina pretende destacar os gêneros teatrais da tragédia, comédia e tragicomédia, ou drama moderno. Durante o primeiro dia, Fabiana conceituou a tragédia como sendo a trama que relata as histórias das altas classes com um tom de perplexidade. E a comédia, como uma crítica, através do riso, à sociedade elevando-a ao estado de ridículo.

Nesta quarta-feira (12), a palestra segue em continuidade falando do Teatro Dell Arte, onde se destacam as figuras de Colombina, Pierrot e Arlequim. Esse último personagem, inclusive, é uma das grandes fontes de inspiração para o tema do minicurso.

Minicurso inclui Terceira Idade no mundo da Web
Por Anne Nunes, Maria Gabriela Valente e Sarah Werner

A aula de hoje (11), a segunda do minicurso “Como Pesquisar na Internet Para a Terceira Idade”, começou na Sala de Extensão 1 da Biblioteca Central da Católica, com uma hora de conteúdo teórico. Em seguida, os alunos foram encaminhados à Sala de Computação A, no mesmo prédio, onde tiveram o primeiro contato com os computadores.

O minicurso está sendo orientado pelas bibliotecárias Ana Cristina Figueiredo, Ana Beatriz Nascimento e Neide Oliveira. De acordo com Ana Beatriz, o objetivo do minicurso é a inclusão digital no processo de reciclagem da comunicação. “Tem gente que já tem e-mail, porque algum familiar criou, mas não sabe usar. Outros gostariam de pagar contas e fazer compras pela Internet, mas não sabem como”, disse ela.

Conceitos de informática e Internet, noções estruturais do computador e dicas de uso e segurança foram abordados no primeiro dia do minicurso. Hoje, o programa incluiu os tópicos sobe como pesquisar, salvar e imprimir textos e imagens na Internet. Já na aula prática, os alunos começaram a exercitar o que aprenderam na teoria.

O curioso é que o curso foi divulgado pela Internet! Como a maioria dos 15 alunos não sabia acessar a rede, foram os familiares e amigos que os inscreveram. As aulas começaram na segunda-feira (10) e vão até a quinta-feira (13), completando oito horas/aula.

Minicurso levanta alternativas para estudantes de Ciências Biológicas
Por Ana Elizabeth e Yuri Queiroz

“Buscar alternativas profissionais tomando como referência o ambiente aquático”. Essa é a proposta do minicurso Ecossistemas Aquáticos: Empreendedorismo versus Ação Antrópica, que teve o seu segundo dia de atividades, hoje (11), na sala 502, do bloco B da Católica. A definição é da professora e coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Unicap, Goretti Sônia Silva, ministrante do minicurso.

A professora destacou a importância de lançar novas alternativas no mercado de trabalho para os futuros profissionais do curso (Ciências Biológicas). “É interessante mostrar aos estudantes a relevância da pesquisa como um campo de atuação a mais para aqueles que desejam trabalhar na área”. Goretti, que também é oceanógrafa, salientou a necessidade de desmistificar a visão dos alunos que tendem a se projetar na carreira apenas como professores.

A especialista em Gestão e Controle Ambiental e técnica em Meio Ambiente, Roberta Bourbon, participante do minicurso, elogiou a atividade. “O minicurso está abordando aspectos importantes a respeito dos impactos ambientais nos ecossistemas aquáticos.”

Primeiro dia do minicurso de Fotografia Digital
Por Isabella Brito e Luna Markman

Tirar fotos com uma lata foi uma das surpresas que os 21 alunos inscritos no minicurso ministrado pela professora Renata Victor não esperam no primeiro dia de aula. A atividade foi realizada na tarde de hoje, no espaço Beija-flor, inaugurado recentemente no jardim da Universidade Católica de Pernambuco.

Depois da experiência inusitada, os alunos seguiram para o estúdio fotográfico, onde puderam revelar o retrato tirado com a lata, além de aprenderem mais sobre o processo de revelação. Esta foi a atividade que mais agradou o bacharel em Letras, Milton Luis Grego Lins. “Fiquei maravilhado com o laboratório de fotografia, pois sempre tive curiosidade sobre como funcionava a câmara escura”.

Houve também quem procurasse o minicurso para se atualizar sobre as novidades do tema. É o caso da fotógrafa autônoma Thais Gualter, que já fez um curso com Renata Victor e tem boas expectativas sobre os conhecimentos que vai adquirir.

Nas palavras da professora Renata Victor, o minicurso tem como objetivo “dar o pontapé inicial para quem gosta de fotografia acabar se apaixonando e procurar de qualificar o trabalho fotográfico”.Amanhã, o minicurso está marcado para começar às 14h30.

Adoção foi discutida em minicurso
Por Otávio Portugal e Thiago Gouveia

O minicurso “ Adoção: Abordagem Teórica e prática” ministrado pelas professoras de direito da Católica, Maria Luiza Ramos, e da Fafire, Sônia Carneiro, aconteceu nesta terça-feira (11) das 13h às 17 horas, na sala 102, no primeiro andar do bloco G. O curso teve o objetivo de estudar jurídica, social e psicologicamente, a criança abandonada, quem a abandona e quem a adota.

Foi explicado que antes de alguém, seja homem, mulher ou casal, adotar uma criança ou um adolescente, eles passam por uma entrevista com uma psicóloga, uma visita de um assistente social e a decisão final é a do juiz, podendo ele aprovar ou não a adoção. Todo esse procedimento é necessário para o bem estar de quem vai ser adotado, porque a integração de uma criança no ambiente familiar é muito importante na sua formação intelectual, cultural e social.

No geral o curso estava voltado para os estudantes de direito, mas por ser um tema bastante amplo, contou também com a presença de estudantes de psicologia e serviço social.

Último dia do minicurso sobre Robótica
Por Thaís Nóbrega e Thaisa Lisboa

No segundo dia da 5º Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade, o minicurso de “Introdução à Robótica com o Robix” chega ao fim. Ontem (10) o ministrante, o doutor em física e professor da Católica, Francisco Luiz dos Santos, mostrou a parte teórica da robótica, deixando para esta terça-feira (11) a prática com o robô apresentado aos participantes nos dois dias de curso, o Robix.

A prática torna-se fundamental em um minicurso como esse, pois ela serve como motivação para os interessados na área, já que a parte teórica é menos atrativa do que o manuseio das máquinas. “Na prática, embora seja em forma de diversão, eles perceberam que ela é bem complicada. Há alguns desafios a serem vencidos, como alguns que surgiram ao longo das atividades, coisas que só vêm com a prática do dia-a-dia” afirmou Francisco.

Divididos em três grupos, eles tiveram o desafio de escolher três de 11 projetos de programação e manuseio do Robix ou Robocap, o robô utilizado nas pesquisas da Católica. Para Rodolfo Borges, estudante de física da Unicap, o minicurso foi muito bom. “Foi bom pela interação que aconteceu com o robô, pela prática mesmo”, disse Rodolfo.

Primeiro dia do Colóquio de História discute o início do Século 19
Por Thaíla Correia e Vanessa Beltrão

Começou, hoje (11), na 5ª Semana de Integração Católica & Sociedade, o I Colóquio de História: 190 Anos da Revolução de 1917. Neste primeiro dia, a atração foi a palestra “Pernambuco e o Nordeste no início do século 19”, com o professor de história da Católica José Ernani Souto Andrade, chamado, pelos alunos, de “Mestrinho”. De maneira descontraída, foram discutidos assuntos como quadro internacional, império português, panorama da região e da província, entre outros.

Para realizar a palestra, Ernani se baseou em quatro autores: Amaro Quintas, Henry Koster, L. F. Tollenare e Carlos Guilherme Mota. Para ele, esses escritores são fontes primárias quando se fala do início do século. Além disso, quem assistiu à palestra, aprendeu várias curiosidades daquele século, como, o fato de que D.Pedro I não gostava de Pernambuco. “Por isso, que não tem nenhum beco com o nome dele no estado”, disse Ernani em tom de brincadeira.

No fim da palestra, o professor abriu para as perguntas e opiniões. Amanhã, o Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdomiro Cavalcante, vai falar sobre o ano de 1817, em comemoração aos 190 anos da Revolução. O I Colóquio de História vai até a quinta feira, sempre a partir das 13h50 na sala 311 do bloco D.

30 anos sem Clarice Lispector: entre a vida e a morte
Por Clécio Sobral, Deijenane Gomes e Nathália Bormann

A semana de Jornalismo, promovida pela Universidade Católica, deu início hoje (11) ao ciclo de palestras em homenagem à escritora e jornalista Clarice Lispector. O projeto intitulado “Recordando Clarice” faz uma homenagem aos 30 anos de morte da escritora. As convidadas de hoje foram a poetisa pernambucana Maria do Carmo Barreto Campelo e a pesquisadora e antropóloga da Fundação Gilberto Freyre, Fátima Quintas.

Maria do Carmo fez uma análise de Macabea, personagem principal de um dos livros mais conhecidos de Clarice, “A hora da Estrela”. Já Fátima, abordou a vida e a morte na obra da escritora modernista. O ator pernambucano Eduardo Gomes também marcou presença na homenagem à escritora, recitando trechos das obras dela.

“Recordando Clarice” é um projeto realizado em conjunto pelos departamentos de Letras e Jornalismo, em parceria com a Agência Experimental em Relações Públicas. O escritor e jornalista pernambucano Raimundo Carrero é o convidado desta quarta-feira (12). A palestra começa às14h50, no auditório localizado no 1° andar do bloco A da Católica.

Semana de Integração oferece minicurso de introdução à Robótica
Por Thaíla Correia, Thaís Nóbrega e Vanessa Beltrão

Aconteceu, ontem (10), durante a 5ª Semana de Integração Católica & Sociedade, o primeiro dia do minicurso “Introdução à Robótica com Robix”. O minicurso, ministrado pelo doutor em Física e professor da Católica, Francisco Lins dos Santos, mostra a importância da robótica para o futuro. “Através da curiosidade e da prática com robôs didáticos, pretendo motivar os participantes dessa área”, disse Francisco.

O primeiro dia do minicurso foi voltado à parte teórica da robótica. A partir de vídeos, slides, fotos e simulações gráficas, foram exibidas as programações e funções, precisão de ações e os diferentes tipos de robôs existentes no mercado. Nesta terça-feira (11) é o dia de colocar em prática a teoria, através do Robix, sistema americano de peças utilizado pela Universidade. Os participantes foram divididos em equipes para executar e programar o Robocap, robô utilizado para pesquisas na Católica.

Hoje (11) é o último dia do minicurso, que acontece na sala 403, do bloco D. O curso começa às 13h e termina às 16h40. Para maiores informações sobre os cursos e palestras oferecidas pela 5ª Semana de Integração, consulte a programação completa.

Como agir diante dos comportamentos dos pacientes
Por Isis Cavalcanti

A mesa-redonda “Trocando Experiências no Hospital”, realizada no auditório G1, 1º andar do bloco G da Católica, às 15h, foi composta pelos psicólogos Helena Pedrosa, Ana Moreno e Leopoldo Barbosa.

A psicóloga Helena Pedrosa teve como tema “Atendendo Crianças no Contexto Hospitalar”. Foram abordados os objetivos de diminuição dos sofrimentos do paciente que os psicólogos devem ter no atendimento à crianças, sendo a, o principal deles. E para isso, é necessário um diálogo aberto e claro para com a criança.

Já a psicóloga Ana Moreno falou dos “Distúrbios de Comportamentos em Pacientes Hospitalizados’, principalmente em casos de UTI. Ela comentou as causas dessas alterações, os sentimentos que os geram e que para se conseguir minimizar esses problemas é necessário a humanização, tanto dos pacientes como da equipe médica envolvida.

O psicólogo Leopoldo Barbosa apresentou a palestra “Vida e Morte: A Dialética Humana”, abordando principalmente o impacto que a doença causa nos enfermos e nas pessoas que estão a sua volta. Sobre perspectiva da vida diante da morte, Leopoldo falou sobre a importância desse debate. Ele disse ser máxima, pois nos dias de hoje onde só se fala em vida, corpo perfeito, dietas, etc, falar do bem-estar psicológico diante da morte é indispensável. Já existem estudos comprovados indicando que o psicológico afeta o andamento da doença, tanto retardando como agravando-o.

Como agir diante dos comportamentos dos pacientes
Por Isis Cavalcanti

A mesa-redonda “Trocando Experiências no Hospital”, realizada no auditório G1, 1º andar do bloco G da Católica, às 15h, foi composta pelos psicólogos Helena Pedrosa, Ana Moreno e Leopoldo Barbosa.

A psicóloga Helena Pedrosa teve como tema “Atendendo Crianças no Contexto Hospitalar”. Foram abordados os objetivos para a diminuição do sofrimento no atendimento às crianças. E para isso, é necessário um diálogo aberto e claro.

Já a psicóloga Ana Moreno falou dos “Distúrbios de Comportamentos em Pacientes Hospitalizados’, principalmente em casos de UTI. Ela comentou as causas dessas alterações, os sentimentos que os geram, e que para se conseguir minimizar esses problemas é necessário a humanização, tanto dos pacientes como da equipe médica envolvida.

O psicólogo Leopoldo Barbosa apresentou a palestra “Vida e Morte: A Dialética Humana”, abordando principalmente o impacto que a doença causa nos enfermos e nas pessoas que estão a sua volta. Sobre perspectiva da vida dentro da morte, conversei com Leopoldo sobre a importância desse debate. Ele disse ser máxima, pois nos dias de hoje onde só se fala em vida, corpo perfeito, dietas, etc, falar do bem-estar psicológico diante da morte é indispensável. Já existem estudos comprovados indicando que o psicológico afeta o andamento da doença, tanto retardando como agravando-o.

No final, falei com a estudante de psicologia do nono período da Unicap, Mariana Aires dos Santos, que estava ali para entender e conhecer o funcionamento da psicologia no ambiente clínico.

Terceira Idade participa da 5ª Semana de Integração
Maria Cecília Pinho

Como o próprio título sugere, a 5ª Semana de Integração Católica & Sociedade está promovendo uma programação não só direcionada para jovens, mas para o público idoso. Ontem (10) teve início o minicurso “Internet para a terceira idade”, que tem o objetivo de integrar pessoas da “boa idade” com o ambiente acadêmico e a internet.

A bibliotecária da Universidade, Ana Beatriz Nascimento, está comandando a atividade, que acontece de 10 a 13 de setembro, às 13h50 na sala de extensão da biblioteca. “Nunca ninguém pensou na terceira idade. O importante é ajudar a aprimorar o conhecimento que essas pessoas têm de tecnologia, fazer com que tenham contato direto com a máquina e aprender a lidar com a internet”, declarou Ana Beatriz.

O conteúdo da atividade vai desde instruções sobre o uso do computador, histórico da Internet e criação de e-mail, até terminologias usadas em sites de relacionamento, como o Orkut. O primeiro dia de aula foi só para noções básicas, a partir de hoje (11) os participantes tem contato direto com o computador e vão começar a pôr em prática o que estão aprendendo.

Ediuzo Borges, estudante de Direito falou sobre sua escolha em fazer o curso. “Eu sou formado em Ciências Contábeis e nunca tive contato com um computador. Agora estou fazendo curso de Direito e sinto a necessidade de aprender a mexer na internet e fazer pesquisas.”

Dona Maria das Dores disse que quer aprender mais sobre o assunto. “Com a velhice eu sinto falta de alguma coisa. Então meus netos me colocaram na frente de um computador e me deram uns jogos. Eu gostei e me interessei em aprender mais.”

Clínica Corpore Sano realiza atendimentos na Semana da Integração
Por Sarah Werner e Luna Markman

Massagem e aferição de pressão são alguns dos serviços prestados por alunos do 4° e 5° período do curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O evento é oferecido pela Clínica Corpore Sano e acontece durante toda a Semana de Integração, nos turnos da manhã e tarde, no hall do bloco G.

A exposição conta com quatro cadeiras de massagem, um stand de equipamentos e vídeos ilustrativos. O professor Marcos André e o coordenador de Estágios do Curso de Terapia Ocupacional, Naum Mesquita, estão orientando o evento, que já recebeu mais de 100 visitantes no primeiro dia.

Os visitantes recebem também informações sobre o atendimento e as áreas de atuação da clínica. Quem quiser participar, é só chegar.

Minicurso Filosofia da Linguagem acontece na 5º Siucs
Por Isabel Amaral e Madson Ferreira

O minicurso Filosofia da Linguagem abriu a 28ª Semana de Filosofia na Universidade Católica de Pernambuco. Previsto para acontecer na sala 210 do bloco B, ele foi transferido para a 306 do mesmo bloco. A oficina, que começou ontem (10), será ministrada até quinta-feira (13), das 14h às 17h, pelo professor e coordenador do curso de Filosofia da Católica, Karl Heinz Efken, formado em filosofia pela Universidade de Frankfurt, com doutorado pela PUC do Rio Grande do Sul.

Karl, que mora há 25 anos no Brasil, abordou a linguagem como um referencial humano. A língua não apenas como um acréscimo do homem, diferente do que Aristóteles pensava, segundo ele “O homem, por si só, é um ser de linguagem”. Sendo assim, a linguagem não pode ser separada dos instrumentos da fala (retórica, gramática, lógica etc.).

A palestra definia filosofia como a ciência que tenta traduzir cada fenômeno histórico em conceitos, além de elevá-los em nível de consciência. Contudo, durante o primeiro dia de curso, alguns alunos se mostraram pouco à vontade ou fizeram perguntas anêmicas sobre o assunto. “Para quem entende de filosofia deve ser interessante, mas para mim não está tanto”, afirmou Rebeca Silveira, 9º período de Direito, estudante da Católica.

Em suma, apesar do vocabulário acadêmico, Karl conseguiu atrair a atenção dos participantes, fazendo um passeio pela história da filosofia. Nesta terça-feira (11), o minicurso abordará Platão, Aristóteles e o sofismo.

Siucs promove minicurso de Direito Sumular
Por Fernando Barros

Dentro das 24 opções de minicursos oferecidas durante a 5a Siucs, Direito Sumular vem chamando a atenção de quem se interessa pelas Ciências Jurídicas. As aulas estão sendo ministradas pela professora das disciplinas de Direito Civil e Direito Previdenciário da Católica Isabel Guimarães. O Direito Sumular (cuja palavra deriva do latim summula, que significa sumário, ou índice de alguma coisa) é apenas uma das divisões do Direito Constitucional. “O Direito Sumular é um novo ramo que enfatiza a jurisprudência e que surgiu com a finalidade de dar severidade aos julgamentos e processos judiciais”, afirma Isabel.

De acordo com a professora , os iniciantes no curso de Direito costumam priorizar a lei ao invés da consciência e que isso pode ser corrigido. “É imprescindível atualizar a mentalidade dos alunos porque eles não têm noção da importância da jurisprudência”, destaca ela. O público aprova a iniciativa das aulas. “O mini-curso é interessante porque não há cadeiras no currículo do curso que se aprofundem em Direito Sumular”, diz Luiz Carlos, estudante do 9º período de Direito da Católica.. O minicurso vai até quinta-feira (13). O horário das aulas vai das 18h30 às 20h na sala 102 do bloco G.

Palestra aborda Gestão Ambiental como política de respeito à natureza
Por Jônatas Lima

Dentro da proposta do tema Terra: Chão e Vida da 5a Siucs, a preocupação com o meio-ambiente tem sido fonte de muitos debates e discussões. O compromisso das indústrias com a natureza, através de um melhor gerenciamento ambiental foi o foco da palestra apresentada nesta segunda-feira (10), pelo professor da Universidade de Pernambuco, o engenheiro químico Marivan Gadelha. Na ocasião, foram apresentadas alguns exemplos de políticas empresariais voltadas para a preservação da natureza. Entre elas: a reciclagem.

A atuação responsável de organizações e empresas foi colocada como fator fundamental para redução da poluição. De acordo com o palestrante, para a política de gestão ambiental, é necessário um compromisso, objetivos para melhoria do desempenho no combate a degradação do meio ambiente. “A preocupação ambiental por parte das empresas vem numa crescente, de forma que todos os atores da sociedade já estão envolvidos e ninguém pode ficar à parte deste processo”, concluiu Gadelha. A palestra aconteceu no bloco D da Católica.

Minicurso ensina como usar a NBR 10520/2002
Por Mário Tavares

Depois de anos estudando, chega o momento de concluir o curso. Seja ele de graduação, especialização ou pós-graduação a pesquisa final exige não só conteúdo crítico, mas também detalhes importantes na sua apresentação técnica. Errar a forma de citar uma fonte bibliográfica, por exemplo, pode significar perdas na avaliação. Ciente da dificuldade dos estudantes no assunto, a Biblioteca Central da Católica está oferecendo o minicurso “Apresentação de Citação”. As aulas estão sendo oferecidas pelas especialistas Ellys Regina e Simone Rosa de Oliveira.O objetivo é esclarecer os alunos quanto a utilização da NBR 10520/2002. De acordo com as especialistas, a NBR 10520/2002 é uma das normas-base da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “A primeira parte do minicurso é teórico, com exercícios logo depois para que eles possam fixar o que foi explicado antes” diz Ellys.

Economia pernambucana em pauta na Siucs
Por Brenno Costa

O desenvolvimento econômico do estado a partir de projetos estruturadores foi o tema da palestra ministrada pela representante da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Tarina Unzer Macedo Lenk. A apresentação aconteceu na noite desta segunda-feira, no auditório GII da Unicap e faz parte da 5ª Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade.

De acordo com a palestrante, o governo do Estado espera realizar seis grandes investimentos. O principal deles é a refinaria de petróleo Abreu e Lima, que trará impacto não só no setor petrolífero, mas também na construção civil e no comércio. Tarina Lenk, que é mestre em Gerenciamento de Relações Interpessoais e Relações de Serviços pela Florida International University, representou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Fernando Bezerra Coelho. Ele faz parte da comitiva do presidente Lula que está na Finlândia e não pôde comparecer ao evento.

Palestra sobre Linguagem abre a 2ª Semana de Educação da Católica
Por Roberta Meireles

A sala 311 do bloco B ficou lotada na noite desta segunda-feira (10) durante a abertura da 2a Semana de Educação da Católica. O Pró-reitor Acadêmico, o professor Dr. Junot Matos abriu o evento. Ele falou da importância da escola na construção do homem como ser social. Em seguida, complementaram as palavras de Matos, a professora Virgínia Colares, coordenadora do curso de Letras, e o professor Newton Darwin, coordenador do curso de História. O evento faz parte da programação da 5a Semana de Integração Universidade Católica&Sociedade.

A palestra de abertura, intitulada de "Os Processos Escolares de Ensino e a Leitura das Múltiplas Linguagens Sociais", foi ministrada pela técnica de artes da secretaria de Educação da Prefeitura do Recife e arte-educadora do Instituto Brennand, Áurea Bezerra. Ela abordou os vários tipos de linguagem, verbais e não-verbais. Mostrou a relevância de dominar o maior número possível de códigos e linguagens criadas pelo homem. E concluiu falando sobre as metodologias de leitura do mundo, citando teóricos como Edmund Feldman e Rod Taylor. Depois da palestra houve um debate. "Adorei a palestra. Deu pra aprender muita coisa", disse Ana Paula Lopes, 29 anos, estudante do 2º período de Pedagogia.

Semana de Filosofia discute linguagem
Por Danielle de Moraes

“O Ser Humano como Ser de Linguagem”. Este é o tema da 28a Semana de Filosofia da Católica que começou na noite desta segunda-feira (10). A abertura foi marcada por uma apresentação artística feita por alunos do curso. Os estudantes Thiago de Paula (2º período), Gláucia Ribeiro, Joilson Saraiva e Djalma Domingos (6º período) representaram os quatro elementos da natureza (terra, fogo, água e ar). Durante a dinâmica, eles fizeram referência aos filósofos pré-socráticos e às inquietações de querer saber de onde tudo teria surgido. A direção foi dos alunos Ocilaine Moura e Sérgio Allisson (também do 6º período).

Os organizadores defendem a importância de se pensar sobre a nossa competência lingüística e as conseqüentes responsabilidades que isso acarreta a humanidade. Para Sérgio Allisson “o intuito das atrações é fazer com que as pessoas sintam com o próprio olho sensitivo que a Filosofia não é apenas acadêmica, ela é posta em prática. O objetivo disso tudo é despertar nas pessoas que estão assistindo a noção de que elas são parte desse complexo que é o universo e que elas interagem diretamente, não são apenas personagens coadjuvantes”.

Ética e linguagem - Os professores da Católica Severino Dias da Costa e Hélio Lima ficaram a cargo da primeira palestra do evento, intitulada de “Ética e Linguagem”. A atividade faz parte da programação da 5a Siucs. O coordenador do curso de Filosofia da Católica, o professor Karl Heinz Efken foi o mediador da mesa.

Os palestrantes tocaram em pontos considerados por eles de fundamental importância para a análise da linguagem. “O uso da linguagem está implícito na necessidade da ética”, afirmou Severino Dias. O professor citou, ainda, a teoria da racionalidade comunicativa de Harbermas. Ele disse que era preciso reconhecer o outro participante do diálogo como essencial na comunicação. “Só chegamos ao entendimento se tivermos a postura ética de respeitarmos a fala do próximo e se estivermos comprometidos com a verdade na hora de expor as nossas colocações”, explica.

Seminário destaca a importância da Nova Hermenêutica para os Direitos Humanos
Por Carol Dias e Danielle Góes

O auditório GI ficou lotado para o Seminário Direitos Fundamentais na Nova Hermenêutica, que ocorreu na noite desta segunda-feira (10). A abertura foi feita pelo Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Pe. Pedro Rubens. A mesa dos trabalhos foi composta pela diretora do Centro de Ciências Jurídicas, a professora Mirian de Sá Pereira; pelo coordenador do Mestrado em Direito, o prof. Jayme Benvenuto Lima Júnior; coordenador do curso de Direito, o prof Marcelo La Banca; e pelos professores João Paulo Fernandes de Souza; Allain Teixeira; Alexandre Maia; e Bruno Galindo.

Foram discutidos diversos assuntos, entre eles as possibilidades atuais de justiciabilidade internacional dos direitos humanos; o pluralismo político e jurisdição constitucional entre o comunitarismo e o liberalismo; a racionalidade e história no debate dos direitos fundamentais. A Hermenêutica é o método de interpretação utilizado para trazer o entendimento da lei escrita. “A importância de uma nova Hermenêutica implica numa nova leitura que seja acessível a todos os cidadãos, mostrando com isso o grande valor de um novo estudo”, disse o estudante do 4o período de Direito, Joab Manoel Rocha, que estava na platéia. Entre o público presente, vários estudantes dos cursos de Relações Públicas e Serviço Social.

A professora do curso de Serviço Social da Católica, Odalisca Cavalcanti, afirmou que a participação dos alunos na palestra pode promover uma reflexão sobre a relação dos direitos humanos com a cidadania dos excluídos. A estudante do 9o período de Direito, Lucivânia Cavalcanti ressalta a troca de conhecimentos entre professores e alunos proporcionada pelo evento que faz parte da programação da 5a Siucs: “O seminário representa uma integração das diversidades ideológicas, na qual os discentes e docentes compartilham suas experiências.

Minicurso aborda a composição e o uso do plástico na sociedade
Por Jônatas Lima e Mário Victor

As etapas de produção e o uso de um dos maiores materiais poluentes do mundo foi o ponto de partida do minicurso “Polímeros no Ensino Médio: Constituição, Propriedades e Uso no cotidiano”. Polímeros é um dos termos usados pelos químicos para definir o tão conhecido plástico. A atividade faz parte da 5a Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade. Os professores do curso de Química, José Edson e Lúcia Fernanda são os coordenadores da atividade.

O minicurso, que começou nesta segunda-feira (10), vem abordando o tema numa visão ambiental, em conjunto com a temática da Semana de Integração Terra: Chão e Vida. A preocupação ambiental desperta interesse também na área química e a reciclagem tem sido apontado pelos especialistas como uma alternativa ao problema. Segundo o professor Jóse Edson, a atividade busca abordar os fundamentos básicos dos plásticos, bem como seu uso no dia-a-dia.

As garrafas do tipo PET e os canos de PVC foram usadas como exemplo da presença dos polímeros na rotina da população. De acordo com os palestrantes, estes plásticos apresentam um alto poder de reciclagem, além de trazerem sustentação econômica. O minicurso atraiu um público diversificado. Entre os participantes, estudantes de Biologia, Química e Engenharia Ambiental. “Através do minicurso, os alunos podem se alertar para os benefícios e os malefícios do plástico. O plástico está em volta de tudo que utilizamos hoje, cabe a sociedade reciclá-lo. Ele é um bem, mas pode ser um mal, se não for reciclado”, alerta a professora Lúcia Fernanda.

Alunos do Ensino Médio apresentam pesquisas do Pibic Jr.
Por Mirthyani Bezerra

Alunos do Ensino Médio do Colégio Liceu-Nóbrega tiveram a oportunidade mostrar os resultados de pesquisas realizadas durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC Junior), através de painéis, no início da tarde de hoje (11). A atividade faz parte da programação da 5ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade e tem como objetivo estimular os estudantes a participarem de projetos acadêmicos, familiarizá-los com a vivência na universidade e além de ajudá-los a escolher suas carreiras profissionais.

A adolescente Hálida Mendes, de 16 anos, auxiliou a professora Alexandra Amorim Salgueiro em um projeto sobre o controle bacteriológico da água consumida pelos moradores de uma comunidade na cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. “Participar de um projeto como o Pibic Junior é muito importante, pois é uma oportunidade de entrar em contato com diversas áreas de conhecimento. Sei que essas atividades vão me ajudar a escolher a minha futura carreira profissional”, ressalta ela.

Foi no projeto sobre o perfil de crescimento e a morfologia de certos fungos que a aluna do 3º Ano, Susane Guimarães, decidiu o curso que vai fazer na universidade. “Quero estudar Engenharia Ambiental”, revela. Lucy Guimarães, mãe de Susane, está muito satisfeita com a participação da filha no Pibic Junior e afirma que “esse tipo de experiência é importante para o currículo.”

A coordenadora Geral de Pesquisa da Católica e também coordenadora do Pibic, a professora Arminda Saconi, explica que o Pibic Junior é um projeto de iniciação científica da Universidade Católica, em parceria com a Facepe, que inicia alunos de ensino fundamental e médio na prática de pesquisa acadêmica. “O projeto é muito importante para esses estudantes, não só por transmitir conhecimento, mas por passar noções de compromisso e responsabilidade. Até as notas do colégio melhoraram com a prática da pesquisa”, afirma.

Minicurso ensina “Como e Quando falar para TV”
Por Blenda Souto Maior e Duda Martins

Alunos e profissionais da área de comunicação se reuniram hoje (11) para aprender tudo o que se diz respeito a televisão e, principalmente, como se comportar diante das câmeras. O assunto é tema de minicurso ministrado pela professora do curso de Jornalismo e coordenadora de Graduação da Universidade, Aline Grego. Ela destacou o papel da televisão como meio de comunicação de maior influência na sociedade. O mito de que os profissionais da área devem se preocupar principalmente com a aparência física foi derrubado, pois empatia e  carisma são mais importantes no momento de transmitir credibilidade e confiança.

Aline deu dicas de como escrever e falar para tv, com técnicas de melhoramento vocal e postura no vídeo. A professora contou, também, um pouco do que acontece por traz das câmeras, uma visão geral do funcionamento e da rotina das emissoras de televisão. "Ganha quem vender a notícia da melhor forma, infelizmente é assim", afirmou. A parte prática do curso incluiu exercícios nos laboratórios de redação e TV. Os alunos participaram das atividades, redigiram e gravaram textos sob a orientação da professora. "Acho ótima a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, a experiência só tem a somar", disse Luna Markman, aluna do 3o período de Jornalismo.

O minicurso continua amanhã (12), às 8h30, no 5o andar do bloco A.

Ver  2ª Edição >>


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Hallaine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


SETEMBRO

3 a 28 - Católica abre vagas para sete novos cursos de especialização

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

10 a 13 - XXVIII Semana de Filosofia aborda o ser humano como ser de linguagem

10 a 14 - Biblioteca Central oferece minicursos durante a 5ª Semana de Integração

10 a 14 - Alunos de Relações Públicas organizam Fórum na Semana de Integração

10 a 14 - Jornalismo realiza a sua 5ª Semana

11, 12 e 13 - Obra e vida de Clarice Lispector são debatidas na 5ª Semana de Integração

11 a 13 - Católica promove o 2º Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião

11 e 12 - Fórum discute quem é o gestor da comunicação organizaciona

11 - Missa celebra os 50 anos de vida religiosa do Padre Ferdinando

12 - XIII Jornada de Debates sobre a Infância acontecerá durante 5ª Siucs

13 - Curso de Psicologia debate sobre a adolescência na 5ª Semana de Integração

15 - Semana de Jornalismo traz debate sobre Jornalismo On-line

15 - Professor da Católica lança livro sobre Itapetim

18 - Secretaria de Turismo divulga, na Católica, a 2ª edição do concurso O Fuçador

27 - Caixa 2 é tema de palestra na Católica

28 - Madrigal interpreta obras de Johannes Brahms

OUTUBRO

15,16 e 17 - Professora da Católica presidirá o XI Congresso Brasileiro de Sexualidade

16 a 19 - Cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia promovem o TacTof

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000