A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 27 de março de 2007 Ano 6

AmBev divulga Programa de Estágio na Católica
Por Higor Gonçalves

AmBev

A Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) promoveu, na noite de ontem (26), no auditório GII da Católica, uma palestra de divulgação do programa de estágios da empresa. O evento contou com a presença de gerentes e representantes do grupo, e teve a participação de alunos da Católica e de outras instituições de ensino. Antes da divulgação do programa de estágios, foram feitas explicações sobre a cultura, o funcionamento e as áreas de atuação da empresa.

O “Programa de Estágio Ambev 2007” objetiva desenvolver e formar jovens capacitados para assumirem futuros cargos efetivos na companhia. O foco está em cursos como Administração, Economia, Engenharia, Ciências Contábeis e Relações Públicas. Entre os atributos valorizados pela companhia, está o dinamismo, a capacidade de liderança, iniciativa e organização.

A Ambev disponibiliza, no total, cinco vagas de estágios. A carga horária de trabalho é de seis horas diárias. O valor da bolsa é de R$ 512,00, com os seguintes benefícios: ticket refeição e vale-transporte. Ao ser contratado, o estagiário poderá escolher a área da companhia na qual pretende atuar. “Não disponibilizamos vagas para áreas específicas. Nós admitimos pelo perfil da pessoa. Na empresa, o estagiário terá a chance de escolher onde vai querer trabalhar”, afirmou a analista de recursos humanos da companhia, Luciana Trindade.

As inscrições para o “Programa de Estágio Ambev 2007” vão até a próxima sexta-feira, dia 30. Os selecionados na primeira fase serão submetidos a uma dinâmica de grupo, acompanhada de vários testes. Em seguida, será a vez das entrevistas individuais.

Os estagiários contratados passarão por duas semanas de treinamento geral; duas semanas de treinamento dirigido; e mais duas semanas de treinos específicos, onde se ambientarão com o local de trabalho escolhido. Na companhia, o estudante poderá passar cerca de um ano e meio. Antes do término do contrato, é provável que haja a efetivação no cargo. “Cerca de noventa por cento dos nossos estagiários são efetivados”, disse a analista Luciana Trindade.

As inscrições para o “Programa de Estágio Ambev 2007” poderão ser feitas pelo site da companhia (www.ambev.com.br). Quem preferir enviar currículo, deve encaminhá-lo para o e-mail: ats@atsconsultoria.com.br.

Projeto Diálogos com Fonoaudiologia inicia atividades
Por Rodolfo Bourbon

Projetos DiálogosUm encontro mensal, onde profissionais e especialistas dialogam abertamente com o público sobre diversos temas ligados aos estudos da linguagem. Pelo que pôde ser observado, no primeiro dia de atividades, ontem (26), o projeto Diálogos com Fonoaudiologia cumpriu estes objetivos. Nele, as fonoaudiólogas Cleide Teixeira (Imip/FIR) e Denise Costa Menezes (Católica), o psicólogo Filipe Vasconcelos de Araújo e o otorrinolaringologista Rodrigo Souza Leão (Católica) fizeram várias abordagens sobre a questão da surdez e esclareceram dúvidas da platéia, que lotou o auditório do bloco B, localizado no 8º andar da Unicap.

No primeiro momento, Rodrigo Souza analisou assuntos como infecções, doenças e malformações do aparelho auditivo. Com muitas fotos e informações, o otorrinolaringologista citou tipos comuns de problemas. “Existe o trauma acústico, que acontece após uma exposição sonora abrupta. Diferente da Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), que é a perda gradual, quando alguém se expõe de forma contínua”. No entanto, para estes e outros casos, o médico advertiu: “é necessário tomar os devidos cuidados e sempre procurar orientação, pois um bom tratamento é facilitado se diagnosticado previamente.”

Em seguida, Denise Costa, com o tema Filosofias Educacionais e Terapia Fonoaudiológica, abordou tratamentos e métodos utilizados para promover a comunicação entre pessoas surdas. “Existe uma corrente de estudos chamada Oralismo, que diz que as crianças com problemas de surdez devem aprender a falar, e não se restringir a Língua Brasileira de Sinais (Libras). No entanto, a mais seguida é a filosofia da Comunicação Total, que abrange todos os tipos de linguagem”, revela.

Em relação ao tratamento, Denise afirmou que a família é fundamental no processo. “Ela deve acompanhar o paciente no desenvolvimento da linguagem, na questão da educação e sociabilização, a lidar com o impacto da perda e conhecer os recursos tecnológicos e planos terapêuticos”, afirma.

A fonoaudióloga do Imip Cleide Teixeira falou, dentre outros pontos, sobre a estrutura dos hospitais pernambucanos para o tratamento de pessoas surdas. Depois foi a vez do psicólogo Filipe Vasconcelos tirar dúvidas do público e tratar de assuntos relacionados a sua área de atuação, sempre enfatizando a importância da família no tratamento.

Turmas do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais se reúnem na Católica
Por Rodolfo Bourbon

Processos AmbientaisAs três turmas do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais se reuniram hoje (27) para uma aula diferente. Ao invés de assuntos didáticos, os alunos discutiram sobre o curso e fizeram apresentações pessoais, em busca de uma maior integração. Criado no ano de 2005, a Pós-graduação terá a conclusão da primeira turma no mês de julho. “Para mim, este fato é muito gratificante. Mas, para os estudantes, deve ser mais satisfatório ainda”, revela a coordenadora do curso, Galba Takaki.

Com o assunto do aquecimento global e outras questões ambientais sendo tratados com bastante freqüência na mídia e na sociedade em geral, a aluna da primeira turma do Mestrado Alícia Jara acredita que a procura pelo curso aumentará ainda mais. “O mercado ainda está um pouco restrito, mas as empresas já estão vendo a necessidade de contratar especialistas no assunto”, afirma.

Quem apóia a afirmativa da estudante, é o aluno da segunda turma, Tadashi Ohashi, natural do Japão e que mora no país há mais de 45 anos. “Todas as indústrias possuem obrigação em desenvolver projetos ambientais eficazes, a fim de preservar o meio ambiente. Escolhi fazer o mestrado, pois sei que ele me projetará para o futuro.”

Já os novos alunos da Pós-graduação, que se formarão no ano de 2009, preferem não opinar muito sobre o curso. “Estou apenas na segunda semana de aula e ainda não tenho muita idéia sobre a formação. Mas, posso garantir que até agora está sendo tudo como esperava”, revela a estudante Marcela Vieira.

O Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais tem como objetivo qualificar os alunos para o exercício do ensino, pesquisa, planejamento e desenvolvimento do processo ambiental. Além disso, o curso busca integrar diferentes áreas do conhecimento para discussão e encaminhamento de alternativas de desenvolvimento tecnológico direcionado ao meio ambiente.

Cabo Verde – Há duas semanas no Brasil, a estudante do Maria dos Anjos LopesMestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais Maria dos Anjos Lopes, 32, não esconde as saudades da família. “Todos os dias eu chego mais cedo na Universidade e vou para a Biblioteca Central conversar com os meus parentes pela internet.” A iniciativa em realizar o curso partiu por exigência da atividade que exerce no seu país de origem. “Eu sou professora de Química em uma universidade de Cabo Verde, e eles passaram a exigir a Pós-graduação. Além disso, meio ambiente é minha área de preferência.”

Esta não é a primeira vez que Maria dos Anjos estuda fora do seu território. Há alguns anos, ela realizou uma especialização em Portugal. “O motivo da escolha destes dois locais é devido às facilidades, já que a língua é a mesma, e pela qualidade do ensino em ambos os países.”

A aluna diz ter conhecido a Católica, pelo fato da Universidade ter convênio com a embaixada de Cabo Verde. “A partir daí, eu comecei a pesquisar sobre o Brasil e estabeleci contatos com a professora Galba, que me ajudou bastante e me orientou a vir estudar aqui”, revela.

Palestra discute os desafios de ser teólogo
Por Higor Gonçalves

O curso de Teologia da Católica vai promover, na próxima quinta-feira (29), a partir das 19h, a palestra: “Ser teólogo hoje em dia: desafios e perspectivas”. Para conduzir o debate, foi convidado o doutor em Teologia e editor assistente da Editora Paulinas, Francisco Catão. A palestra será no auditório do CTCH – 1º andar do bloco B. A entrada é franca. Informações pelo telefone: 2119-4171.

CNPq abre inscrições para Prêmio José Reis
Por Higor Gonçalves

Prêmio José ReisEstão abertas, até o dia 11 de maio, as inscrições para a 27ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica. Os interessados deverão enviar o Currículo Lattes (atualizado), uma justificativa, cópias dos trabalhos mais importantes, além da ficha de inscrição devidamente preenchida para o endereço: CNPq – Serviço de Prêmios – SEPN 507, Bloco B, Sala 207, Brasília – DF, CEP 70740-901.

Os trabalhos inscritos serão julgados por uma comissão designada pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Erney Camargo, composta por quatro membros de sua livre escolha e outros quatro indicados pelas entidades: Associação Brasileira de Divulgação Científica (ABRADIC), Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O vencedor da 27ª edição será agraciado com um diploma e uma premiação em dinheiro – o valor não foi informado. Além disso, irá participar, em julho, de uma reunião anual da SBPC na cidade de Belém (PA), onde vai acontecer a entrega do Prêmio.

Concedido pelo CNPq desde 1978, o Prêmio José Reis de Divulgação Científica é destinado aos que contribuem significativamente para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação conhecidas do grande público. Neste ano, será atribuído à categoria Divulgação Científica o prêmio para o pesquisador ou escritor que tenha atuado expressivamente na divulgação científica.

A criação do prêmio foi uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade. A diversidade dos vencedores ao longo de sua história - entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais - comprova a importância do prêmio em motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica no Brasil.

O edital do prêmio está na íntegra em: www.cnpq.br/premios/2007/josereis/index.htm

Quinta na Química discute processos oxidativos avançados
Por Rodolfo Bourbon

A Aplicação de Processos Oxidativos Avançados na Degradação de Corantes será o tema discutido na próxima quinta-feira (29), na Universidade Católica. O encontro, promovido pelo projeto Quinta na Química, terá como palestrante a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Liana Albuquerque.

O evento acontecerá às 17h, na sala 113 do bloco D e é aberto ao público. De acordo com o coordenador do Quinta na Química, o professor da Unicap José Edson de Souza, “este é um espaço para tratar de temas atuais e relacionados à área de pesquisa e estudo, com o objetivo de motivar e ampliar os conhecimentos dos participantes.”

Ex-aluna de jornalismo ministra curso de fotografia
Por Higor Gonçalves

Os interessados em fotografia terão a oportunidade de fazer, a partir do dia 21 de abril, um curso com a ex-aluna de jornalismo da Católica, Janine Henriques. No decorrer das aulas, os alunos aprenderão sobre: composição e enquadramento, lentes fotográficas, iluminação, câmeras e fotografia digital – além de outros assuntos na área.

As inscrições podem ser feitas na Rua Nicarágua, 142, Espinheiro. Informações pelo telefone: 9982-5629; ou através do e-mail: janinehenriques@gmail.com.

 

Inscrições abertas para o projeto Articulando Conhecimentos
Por Rodolfo Bourbon

Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Requer, também, muita disciplina e domínio de algumas técnicas, como a concentração. Isto faz com que muitas pessoas optem pelo isolamento no momento da prática. No entanto, o estudo em grupo pode ser um caminho produtivo para que o aprendizado seja feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo. Pensando nisto, a Pastoral Unicap e a Pró-reitoria Acadêmica da Católica criaram o projeto Articulando Conhecimentos.

Realizada desde o semestre passado, a iniciativa tem como objetivo incentivar a prática do estudo em grupo, desenvolver pesquisas e fazer leituras de temas atuais e importantes para a formação dos estudantes. O Articulando Conhecimentos conta com a colaboração de alunos, professores e funcionários da Católica, que atuam, voluntariamente, como facilitadores dos estudos.

De acordo com um dos coordenadores do projeto, o funcionário da Unicap Francys Silvestrini, esta é uma ótima oportunidade de aprendizado para os estudantes. “O trabalho coletivo permite a troca de experiências e visões diferentes. Além disso, é um intervalo de tempo garantido de estudo, já que na prática individual, podem ocorrer distrações”, revela.

No primeiro momento, os grupos oferecidos serão: Discussões acerca de Arquitetura e Urbanismo – Centro/Centralidade (às terças-feiras, das 18h20 às 21h30); Lógica (aos sábados, das 8h às 9h); Produção de texto (às terças-feiras, das 14h às 15h); Análise de textos literários (às segundas-feiras, das 17h às 18h); Contabilidade Introdutória (aos sábados, das 11h às 12h); Conversação em espanhol (horário e dia a definir); Conversação em inglês (horário e dia a definir).

Vale lembrar que o número de vagas é limitado e em breve serão divulgados novos grupos de estudo. As inscrições devem ser feitas na secretaria da Pastoral, localizada no térreo do bloco A da Unicap. Informações pelo telefone (81) 2119-4238.

Madrigal realizará apresentação especial na Semana Santa
Por Rodolfo Bourbon

O grupo Madrigal, da Universidade Católica de Pernambuco, apresentará um recital no início da Semana Santa, dia 2 de abril, às 20h, na Capela da Unicap. Vários coros e solos da obra Paixão Segundo São João, do músico alemão Johann Sebastian Bach serão interpretados pelos sopranos, contraltos, baixos e tenores, sob a regência do compositor e maestro Lindbergh Pires.

O tema do recital não foi escolhido por acaso. Paixão é o termo utilizado para descrever a evolução dos acontecimentos da Semana Santa e é um dos eventos mais significativos para a vida de um cristão. O fato tomou papel importante já nos primórdios da Era Cristã, tanto no desenvolvimento litúrgico, do drama em si, quanto como tema de enredo para composições musicais. Tornou-se, assim, um gênero musical bastante trabalhado por muitos músicos ao longo dos tempos e encontra em J. S. Bach o maior representante do estilo.

O Madrigal existe desde 1993 e atualmente é composto pelos seguintes integrantes:

Sopranos: Adriana Lara, Patrícia Maria, Carla Emanuele, Gleyce de Melo, Nadjane Araújo, Jucicleide Pereira e Daniele Medeiros.

Contraltos: Gilvânia Nascimento, Mônica Muniz, Adriana Moura, Moema Cardoso, Larissy Nascimento, Lidiane Maria e Mary Ruth.

Tenores: Josué Vicente, Róbson Pinheiro, André Menezes, Adonis Silva, Alessandro Douglas, Grauss de Araújo, Lucas de Melo e Ivan Ferreira.

Baixos: Altair Libardi, Abraão de Carvalho, Abner da Silva, Fernando do Nascimento, Giuliano Gilmar, Charles Henrique e Valmir Calado.

Pianista: Alison Queiroz.

Regente: Lindbergh Pires.

  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


JUNHO

25 a 31 de Julho - Biblioteca muda o horário de funcionamento durante as férias

JULHO

Julho - Cursos de Extensão: boa pedida para as férias

26 a 31 - Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais divulga programação de defesas das dissertações

29 - Grupo Flor de Maracujá realiza apresentação na Livraria Cultura

31 - Avaliação Institucional da Católica tem prazo prorrogado

AGOSTO

2 - Aulas começam no dia 2 de agosto

SETEMBRO

10 a 14 - Católica realiza a 5ª Semana de Integração em setembro

 

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000