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Boletim UnicapRecife, 22 de março de 2007 Ano 6 Especialistas discutem maioridade penal Uma criança ou um adolescente, diante da lei, deve responder pelos seus atos como um cidadão adulto? Atualmente, quando se fala em medidas para combater a criminalidade, inevitavelmente, surge a discussão sobre a redução da maioridade penal. Existem hoje mais de 50 projetos de lei no Congresso Nacional sobre a questão. E, pela contemporaneidade do tema, o Diretório Acadêmico (DA) do curso de Direito da Universidade Católica organizou um evento, realizado hoje (22) à tarde, no auditório GII, que contou com a presença de vários especialistas nos assunto. A socióloga Ronidalva dos Santos estava entre os convidados. Traçando um perfil estrutural em relação à organização social, ela mencionou que a redução da maioridade penal para 16 anos é um erro. “Estão ‘jogando areia’ nos nossos olhos. É uma ilusão achar que este é o principal fator da violência urbana, já que os crimes cometidos pelos adolescentes são irrisórios comparados aos praticados pelos adultos.” E para colaborar em números com a afirmativa da socióloga, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias (CAOP) de Infância e Juventude, Glória Ramos, outra palestrante convidada, trouxe dados oficiais do Ministério Público. “A delinqüência infantil não chega a 10%. E a maioria destes casos é de danos contra o patrimônio. E ela acrescentou: “Segundo a ONU, o Brasil lidera o ranking mundial de morte de crianças e adolescentes por arma de fogo. Ou seja, os menores são mais vítimas do que infratores.” O professor de Direito Penal da Unicap, Alexandre Nunes, também trouxe à tona alguns esclarecimentos. “O nosso país pensa que só se resolve problemas com leis. Além disso, há toda uma pressão da mídia para a redução da maioridade.” Alexandre citou a educação como uma base para a solução da violência. “O Estado abandona, e depois quer punir. Isto é muito contraditório”, revela.
Jota Ferreira culpou a sociedade como um todo pelo problema. “A culpa é do Estado por não criar políticas públicas de educação, cultura, esportes e lazer, de muitos funcionários dos centros de ressocialização, pelos abusos cometidos, e da sociedade por não fiscalizar e eleger políticos incompetentes.” No final, alunos de diversas graduações enriqueceram ainda mais o debate com perguntas e diferentes perspectivas sobre a maioridade penal. Filosofia de Direito de Hegel é tema de minicurso “Introdução à Filosofia do Direito de Hegel” é o tema do minicurso que acontecerá entre os dias 9 e 11 de maio, no auditório G1, das 14h às 17h. Os encontros serão ministrados pelo professor da Faculdade Guararapes e membro do grupo Hegel, Danilo Curado. A finalidade do curso é fazer com que a comunidade universitária tome conhecimento sobre a obra de Introdução à Filosofia do Direito de Hegel e os atuais estudos sobre essa temática. “O curso se propõe a apresentar o que Hegel nos legou em seus Princípios de Filosofia do Direito e ciência do Estado no seu traçado fundamental de percorrer os distintos momentos de efetividade a que o Direito se dá em seu desdobramento histórico-sistemático”, afirmou Danilo Curado. Segundo ele, o curso será um espaço para debate sobre essa temática. As inscrições custam R$15,00 e podem ser feitas no Neal (7º andar do bloco G4) a partir de 2 de abril. Os participantes receberão um certificado equivalente à 12h/aula. Confira aqui o conteúdo programado para o minicurso. Projeto Cinco e Meia debate ética do rosto do filósofo Emmanuel Levinas O curso de Filosofia da Católica vai promover, na próxima terça-feira (27), às 17h, dentro do Projeto Cinco e Meia, o debate intitulado de “A significação ética do rosto em Levinas”. A discussão será comandada pelo professor José Tadeu Batista de Souza, no miniauditório do CTCH, que fica no 1º andar do bloco B. O filósofo Emmanuel Levinas nasceu na cidade lituana de Kaunas, no ano de 1906. Descendente de judeus e naturalizado francês, foi bastante influenciado pela fenomenologia de Edmund Husserl, de quem foi tradutor, assim como pelas obras de Martin Heidegger e Franz Rosenzweig. Seu pensamento parte do pressuposto de que a ética, e não a ontologia, é a filosofia primeira. Segundo Levinas, é no face-a-face humano que se irrompe todo o sentido. O objetivo do debate da próxima terça-feira é discutir, filosoficamente, a questão da significação do rosto segundo Levinas. A segunda proposta do encontro é promover um momento para que os professores e alunos apresentem pesquisas e aprofundem seus conhecimentos. A entrada é gratuita. Católica realiza oficina de relaxamento na Biblioteca
Essa oficina de relaxamento tem o objetivo de melhorar a qualidade de estudo do aluno. “As atividades de extensão são desenvolvidas com técnicas elaboradas, a fim de que as pessoas produzam melhor. Além da biblioteca oferecer um ambiente adequado para estudo, ela também está oferecendo dinâmicas relacionadas a qualidade do estudo e de vida, como a oficina de relaxamento e a oficina de leitura, realizada no início de março”, disse Ana Beatriz. Ela completa afirmando que após uma sessão de relaxamento, o aluno fica até emocionalmente mais preparado para estudar. O estudante de Ciências Contábeis, Felipe Nery, apesar de não ter participado da oficina de relaxamento, aprovou a iniciativa. “Foi uma boa idéia da Católica. Mostra que a universidade não está preocupada apenas com o ensino, mas também com o bem-estar do aluno”, falou. As oficinas de relaxamento são ministradas por estudantes dos cursos de Terapia Ocupacional e Fisioterapia, sendo assessorados pela terapeuta ocupacional Ana Karina Pessoa e pelos professores Marcos André, Francisca Mota, Jader Carneiro e Francisco Nilton. Inscrições abertas para o projeto Articulando Conhecimentos Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Requer, também, muita disciplina e domínio de algumas técnicas, como a concentração. Isto faz com que muitas pessoas optem pelo isolamento no momento da prática. No entanto, o estudo em grupo pode ser um caminho produtivo para que o aprendizado seja feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo. Pensando nisto, a Pastoral Unicap e a Pró-reitoria Acadêmica da Católica criaram o projeto Articulando Conhecimentos. Realizada desde o semestre passado, a iniciativa tem como objetivo incentivar a prática do estudo em grupo, desenvolver pesquisas e fazer leituras de temas atuais e importantes para a formação dos estudantes. O Articulando Conhecimentos conta com a colaboração de alunos, professores e funcionários da Católica, que atuam, voluntariamente, como facilitadores dos estudos. De acordo com um dos coordenadores do projeto, o funcionário da Unicap Francys Silvestrini, esta é uma ótima oportunidade de aprendizado para os estudantes. “O trabalho coletivo permite a troca de experiências e visões diferentes. Além disso, é um intervalo de tempo garantido de estudo, já que na prática individual, podem ocorrer distrações”, revela. No primeiro momento, os grupos oferecidos serão: Discussões acerca de Arquitetura e Urbanismo – Centro/Centralidade (às terças-feiras, das 18h20 às 21h30); Lógica (aos sábados, das 8h às 9h); Produção de texto (às terças-feiras, das 14h às 15h); Análise de textos literários (às segundas-feiras, das 17h às 18h); Contabilidade Introdutória (aos sábados, das 11h às 12h); Conversação em espanhol (horário e dia a definir); Conversação em inglês (horário e dia a definir). Vale lembrar que o número de vagas é limitado e em breve serão divulgados novos grupos de estudo. As inscrições devem ser feitas na secretaria da Pastoral, localizada no térreo do bloco A da Unicap. Informações pelo telefone (81) 2119-4238. Professoras e alunos de Fonoaudiologia participarão de evento internacional De 28 a 31 de março, a Academia Brasileira de Audiologia (ABA) vai promover o XXII Encontro Internacional de Audiologia, que este ano será em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutirem assuntos da área. Da Universidade Católica de Pernambuco, foram convidadas as professoras: Lílian Ferreira Muniz, que ministrará a conferência: “A função auditiva em portadores de desvio fonológico; Denise Costa Menezes, participante da conferência “Neuropatia auditiva: discussões sobre o diagnóstico e a intervenção”; e Wanilda Maria Alves, que vai apresentar a conferência “Reflexões sobre Surdocegueira: alternativas para ressignação e potencialização da comunicação”. Além da participação das professoras, alunos do curso de Fonoaudiologia da Católica também estarão no evento. A estudante Karla Costa, do Mestrado em Ciências da Linguagem, vai apresentar o trabalho: “O discurso do intérprete de LIBRAS no bilingüismo”. Assim como ela, o aluno Luiz Carlos Bezerra, do 8º período do curso de Fono, vai expor o estudo: “Alternativas de atendimento fonoaudiológico à crianças com Surdocegueira”. Ambos tiveram seus trabalhos aprovados para o formato de pôster. O XXII Encontro Internacional de Audiologia será realizado no Hotel Serhs Natal, na cidade de Natal. Reitor lança Campanha de Combate ao Desperdício
A cultura do não desperdício vem sendo adotada em inúmeras organizações e instituições do mundo inteiro, não apenas para se reduzir custos, mas também em função da necessidade de se preservar o planeta. No corre-corre do dia-a-dia não nos damos conta de que ao consumirmos muito papel estamos contribuindo para aceleração do desmatamento. Ao gastarmos energia demasiadamente, estamos ajudando a aumentar os riscos de um colapso energético. Ao desperdiçarmos água, estamos colaborando para esgotar os mananciais. Com o objetivo de conscientizar alunos, professores e funcionários para o papel de cada um na redução de custos e na preservação do nosso planeta, a Universidade Católica de Pernambuco está lançando uma campanha de combate ao desperdício. Em entrevista ao Boletim Unicap, o Reitor, Padre Pedro Rubens, ressalta que a campanha será construída a partir de sugestões apresentadas por cada pessoa que faz parte da comunidade acadêmica. “Cada um dará sua contribuição para criarmos na Universidade a cultura do não desperdício”, enfatizou. 1) Na última reunião do Fórum de Gestores o senhor falou sobre a importância de se adotar na Católica a cultura do não desperdício. Como o senhor pretende fazer isso? Essa campanha será construída por toda a comunidade. Não há um decreto ou um lema, cada um irá ajudar a construir essa campanha da cultura do não desperdício. É importante que as pessoas percebam que o que estamos desperdiçando (água, papel e energia) afeta a humanidade inteira. 2) Como os alunos, professores e funcionários podem colaborar? Eles podem colaborar acolhendo a campanha como algo próprio, ajudando na construção dela. Essa campanha contra o desperdício é um benefício para todos que fazem parte da Católica e também é um exercício de cidadania planetário. É importante exercitar o “ser cidadão no século 21”. Além disso, é importante que o que for aprendido seja levado para casa e para a cidade. 3) O primeiro setor a reduzir o consumo de papel na Universidade foi a reitoria. Quais foram as medidas adotadas? Estamos ainda no exercício. É um exercício de reaprender o uso das coisas. Na linha do papel, temos tentado ao máximo reduzir o número de impressões. Existem documentos que podemos ler na tela do computador, sem precisar imprimir. As portarias, por exemplo, que, antes eram impressas e distribuídas nos vários setores da Universidade, agora são enviadas aos gestores através do e-mail. 4) Qual a importância de se adotar medidas de combate ao desperdício? A importância é de criarmos uma nova consciência de uso dos meios naturais ou dos recursos, que são escassos e a natureza vem denunciando isso. O que estamos desperdiçando irá fazer falta para alguém. A importância da preservação é planetária. E quanto à Universidade, é preciso que se crie uma cultura de não desperdício. Nós temos uma cultura que favorece o desperdício. Então, nós precisamos corrigir isso. A Universidade tem um papel fundamental nisso, se a instituição não potencializa os seus recursos, então ela vai estar educando mal os seus próprios estudantes. 5) Qual o consumo mensal de papel na Universidade e quanto se gasta para comprar esse tipo de material? Eu não sei, mas gostaria de saber. E esse será um levantamento que nós precisamos fazer todos, inclusive para saber o que temos de fato que economizar ou que é indispensável para o bom funcionamento da Universidade. Espero que as pessoas ajudem a desvendar os focos de desperdício, pois não se trata de descobrir culpados, porque todos nós temos nossa cota de desperdício; não se trata de julgar ou moralizar a questão, mas de resolver um problema; não se trata de criar um clima de mal-estar, mas de educarmo-nos uns aos outros para cuidar bem do planeta, da cidade, da vida. A Universidade será apenas um ensaio, um lugar, uma realidade ao nosso alcance. 6) Qual é a meta de economia de papel que se pretende alcançar? Também é um cálculo que teremos que fazer. Só podemos fixar o que deve ser gasto, após feito um levantamento para saber o que é necessário usar. A maior meta é educar para a responsabilidade com a vida. Cada área do conhecimento poderá contribuir com essa meta; cada profissional poderá transformar o mundo a partir do seu mundo de relações com os outros e com a natureza. Mas para atingirmos essa grande meta, temos que estabelecer outras para exercitarmos e sobretudo para darmos um passo: afinal , uma caminhada de mil léguas começa com o primeiro passo. 7) Atualmente, a maioria dos professores recebe os trabalhos de seus alunos em papel. Para reduzir o consumo de papel, será que eles não poderiam receber os trabalhos por e-mail ou em disquete? Essa é uma boa idéia. Mas eu não gostaria de ter os professores contra mim. Gostaria que eles adotassem medidas como essas de forma espontânea. 8) A campanha vai se concentrar apenas no desperdício do papel? Eu espero que não. Uma campanha como essa vai descobrindo focos de desperdício de todo o tipo. Falamos do papel porque é algo que lidamos materialmente todo o dia, mas não podemos esquecer da questão da eletricidade, da água e da questão de economizar o tempo, isto é, perde-se muito tempo nos processos e eles precisam ser revistos. Dessa forma, haverá mais disponibilidade para atender as pessoas. Fonoaudiologia promoverá curso de LIBRAS
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é reconhecida, no Brasil, como meio legal de comunicação e expressão entre as pessoas com deficiência auditiva.O sistema brasileiro baseou-se, a princípio, na Língua de Sinais Francesa, apresentando semelhanças, também, com as várias línguas de sinais européias e a norte-americana. Direcionado a todos os interessados em aprender a linguagem das pessoas com deficiência auditiva, o curso vai acontecer todas as segundas e quartas-feiras, das 17h às 19h, na sala 711 do bloco B. A carga horária é de 40 horas-aula. As inscrições para o Curso de Extensão LIBRAS I podem ser feitas, das 8h às 21h, na Secretaria do Curso de Fonoaudiologia, que fica no 7º andar do bloco B. Informações pelo telefone: 2119-4172. Católica sedia o 11º Encontro Regional dos Estudantes de Administração “Após onze anos, ele retorna à Veneza brasileira e vem com força para ser o melhor encontro já realizado”. Esta é a chamada dos organizadores do 11º Encontro Regional dos Estudantes de Administração do Nordeste (EREAD/NE), que será realizado na Universidade Católica de Pernambuco, de 28 de abril a 01 de maio. Com as inscrições já abertas, a expectativa é que cerca de 1500 pessoas compareçam ao evento. O tema central desta edição será “Gestão Ambiental – Desafios da Administração em um Nordeste em Desenvolvimento”. Recife foi a sede da primeira edição do evento, ocorrido em 1996. Desde então, o Encontro anual já passou por diversas cidades da região. O objetivo é congregar os estudantes de Administração e outras áreas afins para debateram temas relacionados às demandas do curso e da sociedade. Palestras, minicursos, oficinas e a apresentação de trabalhos científicos são algumas das atividades a serem desenvolvidas no EREAD/NE. Na programação, já estão confirmadas as presenças de professores da Universidade Católica, como Emanuel Leite, e de demais instituições de ensino. Profissionais de grupos e empresas que estão apoiando o evento, como a Fundação Joaquim Nabuco, a Gerdau e o Sebrae, também marcarão presença. Entre alguns dos temas que eles irão abordar estão a formação de gestores ambientais, a ISO 14001, legislação ambiental e a questão da reciclagem. A estudante da Unicap Daniela Barbosa, presidente do Diretório Acadêmico de Administração (organizador do EREAD), ressalta que o evento não se restringe apenas aos estudos. “Nos intervalos das atividades, promoveremos variadas intervenções culturais, como grupos de dança e capoeira. Além disso, em todas as noites realizaremos festas temáticas com muita música e animação.” O valor de inscrição, até o dia 30 deste mês, é de R$ 85,00 para aqueles que desejarem ficar nos alojamentos (acompanhando das três refeições), e de R$ 65,00 para os que optarem apenas pela participação no evento. Após esta data os valores aumentarão. Estudantes da Unicap receberão desconto e irão pagar, até o primeiro dia do Encontro, R$ 60,00. Informações pelo site www.ereadrecife.org.br. AmBev divulga o Programa de Estágio 2007 O Programa de Estágio AmBev 2007 tem foco em diversos cursos, como Administração, Economia, Engenharia, Ciências Contábeis e Relações Públicas. No entanto, a analista gente & gestão da Companhia, Luciana Trindade, revela que a seleção é para alunos de qualquer graduação. “Existem áreas que estarão mais ligadas com a função ofertada, porém não há restrições.” A carga horária dos estágios é de seis horas por dia e o valor da bolsa, que acompanha ticket refeição e vale-transporte, é de R$ 512,00. Os interessados em participar do processo de seleção precisam estar, no máximo, a um ano e meio da formatura do curso. Como menciona o texto de convite da Companhia, “se você tem postura de dono de negócio, iniciativa, capacidade de trabalhar em equipe, objetividade, habilidade de negociação, organização e liderança: não perca tempo!”
Boletim Unicap :: Expediente ::. EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE) REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bruna Lima, Débora Ramalho, Higor Gonçalves, Raítza Vieira e Rodolfo Bourbon (Estagiários). RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários). PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias). WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ. CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para |
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