A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 29 de janeiro de 2007 Ano 6

Começa a Semana de Estudos Docentes da Católica
Por Janaina Rezende e Raítza Vieira

Abertura da Semana Docente

Começou hoje (29) a XVII Semana de Estudos Docentes da Universidade Católica de Pernambuco. “Gestão Universitária e práticas pedagógicas: da articulação ao compromisso” foi o tema do encontro este ano. Essa temática foi escolhida devido às questões levantadas na  edição anterior do evento, em 2006, e também pelas proposições do Fórum de Gestores da Unicap. 

O Reitor, Pe. Pedro Rubens, realizou a palestra de abertura intitulada de O novo desenho institucional da Unicap: dinâmica de gestão, em que fez uma releitura desse primeiro ano à frente da Reitoria, além de introduzir os grandes temas que podem ser discutidos.

As reformas físicas no campus foram citadas. “Os ambientes determinam o meio de se comportar. É possível recriar o nosso espaço. Por mais simples que seja essa reforma, ela já traz alguma diferença. A mudanças físicas nos setores do Protocolo, DAR e jardim são exemplos disso”, afirmou.

Outro assunto abordado pelo Padre Pedro foi a criação do Fórum de Gestores: excelência acadêmica e sustentabilidade financeira. “O que acontecia, antes, era que chegavam propostas para atividades de extensão, como por exemplo, realização de um congresso. Contudo, quando se ia analisar essa proposta, percebia-se que não havia recursos para tal. Com a criação desse Fórum, será possível debater melhor essas questões.”

Ainda na manhã do primeiro dia do evento, houve a apresentação do painel Reestruturação dos Centros: autonomia e colegialidade, com a participação do Pró-reitor Acadêmico, o professor Junot Matos; e dos diretores de Centro Aranildo Rodrigues (CCBS); José Orlando Filho (CCT), Leonel Morais (CCS), Conceição Bizerra (CTCH) e Mirian de Sá Pereira(CCJ).

Professores visitam a Biblioteca Central
Por Higor Gonçalves

Professores na bibliotecaAs atividades da Semana Docente tiveram prosseguimento hoje (29) à tarde com o painel “Plano de Desenvolvimento Institucional: ensino, pesquisa e extensão”. Na conferência, que teve início às 14h, foram apresentadas metas que deverão ser cumpridas até 2011. Compuseram a mesa o coordenador Geral de Extensão, o professor Alcivam Oliveira; a coordenadora Geral de Graduação, a professora Aline Grego; a coordenadora Geral de Pesquisa, a professora Arminda Saconi; e o coordenador Geral de Pós-graduação, o professor Degislando Nóbrega. Eles expuseram os seus respectivos projetos pedagógicos.

Após o painel, alguns professores seguiram para a Biblioteca Central (BC). Lá, eles puderam constatar as recentes modificações do local. De acordo com a diretora da BC, Jaíse Leão, o intuito da “visita” foi proporcionar uma maior integração. “Os professores são formadores de opinião. São eles, também, que compõem o acervo de livros. Portanto, é de fundamental importância haver uma interação entre eles e a BC”, afirmou.

Para a noite de hoje, ficou programado o planejamento dos cursos da Católica para o ano letivo de 2007. A XVII Semana de Estudos Docentes inicia as suas atividades, amanhã (30), a partir das 8h, com a sistematização das propostas advindas dos cursos.

Curso de Cerimonial e Etiquetas: 12 anos de sucesso no Univerão
Por Rodolfo Bourbon

12 anos. Este é o tempo em que o curso de Cerimonial e Etiquetas nas Organizações, o mais antigo do Univerão, está em atividade e sempre com alta procura. As 20 vagas disponíveis neste semestre foram aumentadas e 31 alunos tiveram a oportunidade de assistir às aulas, que se encerraram na última sexta-feira (26).

Profissionais e estudantes da área da Comunicação Social e pessoas que trabalham na área de organização de eventos e serviço de cerimonial foram o público principal. De acordo com o coordenador do curso, o professor Francklin Bezerra Santos, este é um mercado em crescimento. “Os hotéis e centros de convenções realizam congressos, simpósios e demais solenidades a todo momento. Sem contar com ocasiões sociais, como o casamento, que ocorrem diariamente.”

Sempre em busca de diversificação, Francklin traz outros palestrantes para complementar as aulas do curso. “Eu fico mais com a parte de cerimonial, enquanto meus convidados dão explicações e exemplos de como se comportar nestas ocasiões”, explica. Os alunos aprovaram a idéia, entre eles, a estudante de Marketing Viviana Rodrigues. “Ficou mais interativo juntar a teoria com a prática,” afirmou.

A questão do cerimonial e da etiqueta vai além da mera formalidade. Existe um decreto federal que regulamenta procedimentos nas solenidades, como a utilização do hino e da bandeira nacional. “Saber como organizar mesas solenes, precedência de autoridades, dentre outras atividades, é importante para não quebrar o protocolo e evitar gafes”, explica o professor.

A razão para a grande procura, o coordenador do curso credencia a importância da atividade. “O sucesso? Pelo professor é que não é”, brinca Francklin. Quem o vê em meio a tanta descontração não imagina o vasto currículo do mestre. Lecionando há quase 13 anos na Universidade Católica de Pernambuco, Franklin Bezerra é formado em Relações Públicas, bacharel em Direito, pós-graduado em Planejamento e Gestão Pública e oficial da reserva da Polícia Militar, tendo estado inclusive em missões no Exterior. Atualmente, ele ensina na Católica as disciplinas de Legislação em Relações Públicas, Técnicas em RP e Legislação em Jornalismo, bem como dá aulas no MBA em Gestão de Eventos.

“Foi tão bom. Pena que o tempo passa rápido”. O lamento é da gerente-executiva da Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco (Asserpe) e aluna do Univerão, Goreth Vieira. Talvez a prova de que o curso de Cerimonial e Etiquetas nas Organizações não terminará nem tão cedo.

Católica oferece especialização em Projetos de Vias Urbanas
Por Rodolfo Bourbon

Com o intuito de formar profissionais capazes de desenvolver projetos relacionados à infra-estrutura nas cidades, a Universidade Católica de Pernambuco oferece neste semestre a especialização em Projetos de Vias Urbanas. O pioneirismo da Universidade aparece mais uma vez, já que não existe este tipo de estudo na Região. De acordo com o professor e coordenador do curso, Eduardo Oliveira, está será uma boa oportunidade para arquitetos e engenheiros civis. “Recife está investindo em grandes reformas. Existe demanda, mas, infelizmente, é difícil encontrar especialistas em planejamento.”

Além disso, todo município com mais de 20 mil habitantes é obrigado a desenvolver um Plano Diretor. “São necessárias pessoas capacitadas para elaborar, implantar e controlar estes projetos, sempre em busca de soluções para problemas, como o congestionamento nos trânsitos”, ressalta Eduardo. E é nesta procura por melhorias que será fundamentado o curso. Com bastante ênfase na prática, as aulas terão debates em torno de questões reais. “A primeira turma, que aconteceu no ano passado, realizou estudo sobre uma inversão de trânsito no bairro da Encruzilhada. Tempos depois, esta mudança foi implementada”, complementa o coordenador.

O curso é voltado tanto para alunos recém-graduados, como para profissionais que já atuam na área. E para enriquecer mais ainda a atividade, no término da especialização os participantes terão que desenvolver uma monografia. “Ano passado tivemos ótimos trabalhos”, revela Eduardo, bastante satisfeito.

A previsão de início do curso é no mês de março, com duração total de 18 meses. As aulas serão realizadas às quartas e sextas-feiras (18h45 às 22h) e aos sábados (9h às 13h). O valor da mensalidade é de R$ 285,00, sem cobrança de taxa de matrícula. Os interessados deverão fazer a inscrição no site www.unicap.br e levar os documentos solicitados na Secretaria dos Cursos de Especialização, no térreo do bloco J (sala 19). Mais informações no telefone (81) 2119-4134.

Clique aqui para visualizar a ficha de inscrição

Divulgado resultado final dos aprovados no Mestrado em Ciências da Religião
Por Higor Gonçalves

Foi divulgado o resultado final com o nome dos 20 aprovados no Programa de Mestrado em Ciências da Religião, da Universidade Católica. São eles: Ana Elizabeth Lisboa Nogueira Cavalcanti; Dirson Maciel de Barros; Fabio Medeiros Cordeiro; Francisca Niedja Barros Teixeira; Gilmar Francisco Araújo; Glacilda Soares da Silva Carvalho; Ijaciara Barros de Abreu; Jardson Alves Lemos; Luiz Carlos Vieira de Figueiredo; Luiz Ernesto Mellet; Luiz Justino da Silva Júnior; Marconi de Queiroz Campos; Maria da Penha de Carvalho Vaz; Maria Jeane dos Santos Alves; Maria José dos Santos; Maria José Ferreira de Moraes; Mário Carmelo Barbosa dos Santos; Marlon Anderson de Oliveira; Raimundo Lázaro da Cruz; Valter Luis de Avellar.

A matrícula dos aprovados, no Mestrado em Ciências da Religião, acontece entre os dias 26 e 28 de fevereiro. O início das aulas está previsto para o dia 05 de março.

Veja aqui se o seu nome está na lista dos aprovados.
Outras informações pelo telefone: (81) 2119-4388.

Curso de especialização em logística estratégica

Estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Logística Estratégica da Universidade Católica de Pernambuco. O curso terá início em março e tem duração de 18 meses. Os encontros ocorrerão sempre às quartas-feiras, das 18h45 às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h.

O objetivo do curso é especializar profissionais para as áreas de Logística e Operações, capazes de aplicar métodos e ferramentas para a elaboração de estratégias empresariais e de planejamento da logística. Sendo o público alvo, os profissionais que atuam na Logística Empresarial e áreas afins.

O curso terá uma abordagem sistêmica e estratégica do Planejamento do Sistema Logístico e a Integração de Cadeias de Suprimentos. O conteúdo está divido em vários módulos, dentre eles, encontram-se a Gestão Financeira, Pesquisa Operacional e Simuladores Logísticos. “Também estão programadas visitas a empresas locais e ao porto de Suape, com a finalidade de se conhecer as operações desses locais. Além de palestras com executivos da área logística”, acrescenta o coordenador do curso, Prof. Sales Vidal.

Está será a 2ª turma do curso de especialização em Logística Empresarial. Contudo, essa nova turma contará com algumas novidades.“Acrescentamos algumas atividades para essa nova turma”, explica Vidal.

As inscrições vão até o dia 11 de fevereiro. Maiores informações pelo site: www.unicap.br ou pelo telefone (81) 2119-4134.

Divulgada relação final dos aprovados no Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais
Por Higor Gonçalves

Foi divulgada a relação final com o nome dos aprovados no Programa de Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais, da Católica. São eles: Andréa Cavalcante Vilar; Ednaldo Ramos dos Santos; Fabiana América Silva Dantas de Souza; Fabiola Carolina Gomes de Almeida; Fernando Antonio Marçal Garcia; Fernando Luiz Gomes da Silva; João Carlos Corte Real; Leonila Maria Leandro Acioly; Marcela Vieira Leite; Micheline Oliveira de Menezes Belo; Natasha Pedrosa Pinheiro; Nayara Perla Oliveira da Silva; Renata Gonçalves dos Santos Inácio; Ubirajara Samuel de Albuquerque.

A matrícula dos aprovados, no Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais, acontece entre os dias 26 e 28 de fevereiro. O início das aulas está previsto para o dia cinco de março.

Veja aqui a lista dos aprovados e suas notas. Outras informações pelo telefone: (81) 2119-4015.

Definido prazo para inscrição/renovação de acesso ao estacionamento de alunos
Por Higor Gonçalves

Os alunos que vem à Universidade de carro ou moto devem ficar atentos. As aulas ainda não começaram, mas a Pró-reitoria Administrativa já definiu os prazos para quem quiser renovar ou tirar a primeira via do adesivo que dá acesso ao estacionamento de alunos. Será entre os dias 12 e 14 de março.

Os estudantes regularmente matriculados devem apresentar a carteira de identidade e original do certificado de propriedade do veículo. Para quem participa pela primeira vez do processo, além da mesma documentação, é exigida uma cópia do CRV. Se o veículo estiver no nome de outra pessoa, é preciso também apresentar uma procuração ou declaração com firma reconhecida.

Os adesivos serão entregues no auditório Pe. Antônio Vieira, localizado no 1º andar do bloco G. O horário de atendimento será das 8h30 às 20h30. O estacionamento da Católica tem capacidade para 350 carros e 40 motos. O acesso está condicionado ao número de vagas disponíveis. Só será permitida a entrada dos alunos que estiverem com o adesivo colado no pára-brisa do veículo. Mais informações: 2119-4354.

  versão para impressão 


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0