A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap


Recife, 23 de agosto de 2007 Ano 6

Palestrantes de diversas instituições respondem para onde marcham os periféricos
Por Rodolfo Bourbon

Para onde marcham os periféricos? Nas palavras de abertura do evento promovido pelo Núcleo de Estudos para América Latina (Neal), o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, falou sobre o questionamento. “Os assuntos relacionados à periferia são ‘centrais’, pois tocam o destino da humanidade.” O momento crucial do qual o planeta vive fez o Reitor declarar a importância do encontro. “Para um tema global, é necessário contar com a participação de pessoas de diversas localidades.”

E foi justamente a diversidade de regiões de origem dos palestrantes que marcou o primeiro dia do evento “Para onde marcham os periféricos?”, realizado nos turnos da manhã e da tarde de hoje (23), no anfiteatro do bloco G4. A mesa-redonda inicial, coordenada pelo professor David Rosenthal, contou com os docentes Frederico Katz (Unicap) e Jair do Amaral Filho (Universidade Federal do Ceará), pós-doutor em Economia pela Universidade de Paris.

“Contrapondo a opinião do jornalista americano Thomas Friedman, o mundo, apesar da globalização, não é plano”, afirmou Katz. As desigualdades e a violência imposta pelos centros às periferias, impedem o desenvolvimento igualitário, mas, segundo o palestrante, esta é uma questão que pode ser transformada. “Um exemplo são os Tigres Asiáticos e a Irlanda, que deixaram a condição de periféricos. Para isso, entre muitas outras ações, são necessárias políticas de interesse interno.”

Em seguida, a mesa foi composta pelo professor Christiano German, da Universidade Católica de Eichstätt, localizada na cidade de Ingolstadt, sul da Alemanha, e pelo docente Padre Antônio Mota, da Unicap. Os desafios atuais da União Européia (UE) e as novas relações com o Brasil foram o tema da conferência. “A nação brasileira é uma grande intermediária nas relações intercontinentais. Há um enorme interesse da UE em se juntar com o Mercosul na parceria de negócios”, revelou German.

Reflexão – O Neal, fundado há oito anos pelo ex-Reitor da Unicap, Padre Theodoro Peters, quando era presidente da Ausjal, tem como coordenador o professor Padre Paulo Meneses. O docente ressaltou a preocupação da instituição em debater temas relevantes. “A reflexão sobre o futuro da humanidade, necessariamente deve incluir a discussão sobre a marcha dos periféricos.”

O aprendizado extra-aula foi o fator que motivou a aluna Evelyn Baima, 1º período do curso de Direito, a participar do encontro. “Acabei de entrar na Universidade e ter a oportunidade de participar de um seminário tão dinâmico e organizado é muito interessante”, revelou.

Para enriquecer ainda mais o debate, o público participou com perguntas e posicionamentos. O aluno do curso de Direito, primeiro colocado geral no Vestibular 2007.2, Tiago Siebra, falou sobre a submissão dos países periféricos imposta pelas nações dominadoras. “Esta relação é praticamente irreversível. No entanto, eventos como este servem para embasarmos nossas opiniões e, de alguma forma, alertar a sociedade sobre os desníveis sociais e econômicos.”

Ciclo de palestras discutiu nesta tarde o contexto das relações diplomáticas
Por Higor Gonçalves

O contexto das relações diplomáticas brasileiras no cenário latino americano foi o tema da primeira palestra, da tarde desta quinta-feira (23), que ocorreu no seminário internacional “Para onde marcham os periféricos?”, promovido pelo Núcleo de Estudos para América Latina da Universidade Católica de Pernambuco (NEAL).

O membro do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais e professor da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais, José Carlos Brandi Aleixo, foi convidado para debater o assunto. Em sua análise, ele abordou os períodos históricos compreendidos entre os anos de 1906 e 2006. A contribuição de nomes como José Maria da Silva Paranhos Júnior (historicamente conhecido como Barão do Rio Branco) e Joaquim Aurélio Barreto Nabuco, segundo Aleixo, foi muito importante para o campo das relações diplomáticas brasileiras. O debatedor da primeira palestra foi o professor Paulo Meneses, da Unicap.

Em seguida, às 15h45, houve a palestra “Índia e Brasil: entre o sono e o despertar, será o crescimento desigual a única via?”, ministrada por Marcos Lima, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Fruto de uma pesquisa acadêmica do docente, a palestra debateu os principais modelos de desenvolvimento tecnológico dos dois países. Com dados estatísticos que comprovavam a tese do acadêmico, o debate foi ilustrado com diversas imagens do dia-a-dia e da realidade da população indiana. A palestra foi enriquecida pela erudição do professor da Católica David Rosenthal.
   
Para finalizar o ciclo de palestras da tarde, o seminário “Para onde marcham os periféricos?” convidou o professor Cassiano Bovo, do Núcleo de Estudos sobre a Pobreza da Faculdade São Luís, para debater o panorama da miséria na América Latina. A debatedora foi a professora Rosa Kato, da Faculdade Santa Maria.


Quinta na Química debate planejamento estratégico e gestão ambiental
Por Higor Gonçalves

Realizado pelos cursos da área de Química da Universidade Católica de Pernambuco, o projeto Quinta na Química recebeu na tarde de hoje (23) o engenheiro químico Marivan Costa Gadelha. O encontro teve início às 17h e aconteceu na sala na sala 113 do bloco D. Em sua palestra, Gadelha debateu o tema “planejamento estratégico e gestão ambiental”.

O projeto Quinta na Química é fruto de uma parceria de dez anos dos cursos de Química da Católica. O objetivo principal do projeto é complementar o conhecimento e formação adquiridos em sala de aula.

Informações sobre o projeto pelo telefone: (81) 2119-4188.

Católica abre vagas para sete novos cursos de especialização
Por Rodolfo Bourbon

Sete novos cursos de especialização da Universidade Católica de Pernambuco estão com vagas abertas. As pós-graduações são concentradas nos Centros de Ciências Sociais, Biológicas e Saúde, Jurídicas e Tecnologia. No dia 3 de setembro começam as inscrições, que vão até o dia 28 do mesmo mês. A seleção ocorre entre os dias 1 e 3 de outubro, com divulgação dos resultados para a semana posterior. A data prevista para o início das aulas é 5 de novembro.

Informações pelo telefone (81) 2119-4134 ou na secretaria dos cursos de especialização, localizada na sala 09 do bloco J (Rua Nunes Machado, 42, Boa Vista).

Os cursos de especialização oferecidos são:
Logística Estratégica;
Relações Internacionais na Era da Globalização;
Linguagem;
Psicologia nas Organizações;
Direito Processual Civil;
Ciências Criminais;
Rede de Computadores.

Católica apóia pólo de empresas que repartem o lucro com os pobres
Por Higor Gonçalves

Foi inaugurado, em Pernambuco, no último final de semana, um novo Pólo Empresarial da Economia de Comunhão (EdC). O empreendimento está localizado no município de Cruz de Rebouças e reúne empresas que destinam parte dos próprios lucros aos pobres. Na inauguração, além das autoridades e empresários, também estiveram presentes professores, funcionários, alunos e ex-alunos da Universidade Católica de Pernambuco.

Projeto - Orientando suas atividades produtivas na partilha de recursos de natureza variada, as unidades do Pólo da EdC contam com a participação aberta de todos os seus colaboradores na administração, difundindo no mundo um novo agir econômico centrado na partilha e na doação.

Em 1998, a Católica concedeu o título de Doutor Honoris Causa à idealizadora do projeto, Chiara Lubich, fundadora e presidente do Movimento dos Focolares - movimento de inspiração cristã, presente em mais de 180 países.

O Pólo Empresarial da Economia de Comunhão do Nordeste é o segundo do gênero no Brasil, depois do Pólo Spartaco (da ESPRI), localizado em São Paulo. O terceiro será inaugurado na cidade de Belém. No âmbito internacional, existem mais duas unidades constituídas na Argentina e na Itália. Outras quatro, estão em fase de implantação em Portugal, na França, na Bélgica e nos Estados Unidos. Todas fazem parte de uma rede mundial com mais de 700 empresas.

Diversos empreendedores de médias e pequenas empresas, além de acadêmicos e outros agentes sociais da área econômica, estão criando práticas e formulando teorias inspiradas na cultura da Economia de Comunhão. Hoje, o projeto é objeto de 250 estudos científicos, sendo representado na Organização das Nações Unidas (ONU) pela New Humanity - consultora com experiências socioeconômicas voltadas para a autonomia de comunidades carentes em regiões empobrecidas.

O Pólo Empresarial EdC do Nordeste é uma sociedade anônima de capital fechado com a participação de 980 acionistas. Qualquer pessoa poderá investir no projeto, adquirindo lotes de 50 ações, vendidas, cada uma, a um real. A diretoria executiva do Pólo trabalha voluntariamente com o apoio do Movimento dos Focolares, onde desenvolvem a prática de compartilhar os bens materiais, culturais e éticos, que constituem um importante capital agregado às empresas ligadas ao projeto.

Com capacidade para a implantação de dez empresas e a geração de aproximadamente 300 empregos diretos, o Pólo Empresarial da Economia de Comunhão está instalado na Estrada do Monjope, no município de Cruz de Rebouças, próximo a Igarassu. O projeto se concentra em um terreno de mais de oito hectares, com galpões de 800 metros quadrados de área construída e possibilidade de expansão de 400 metros quadrados, além de toda a infra-estrutura de segurança, acesso e manutenção.

Informações sobre a EdC e o Movimento dos Focolares estão disponíveis no site:
www.focolare.org, ou pelos telefones: (81) 3543.1225 / 99244740.
O e-mail do projeto é poloedcne@focolarefne.org.br

Ambev apresenta Programa Trainee na Católica

A Ambev, maior cervejaria do mundo, realizou na noite dessa quinta-feira (23) uma palestra para apresentar seu Programa Trainee 2008, no auditório G2, aos formandos da Universidade Católica de Pernambuco. O diretor regional de vendas, Frederico Freire, e a gerente de gente e gestão, Bárbara Gurgel, deram as boas-vindas aos estudantes.

Em seguida foi exibido um vídeo sobre a Ambev que aborda o Programa Trainee, responsabilidade ambiental, social, investimentos nos profissionais, mostrando a cultura da empresa. Frederico Freire falou do foco da empresa. “A essência da Ambev são as pessoas, por esse motivo vamos às universidades recrutar nossos futuros colaboradores que são treinados dentro da cultura da empresa para assumirem os nossos postos estratégicos.”

O Programa Trainee foi criado em 1990 e é a principal porta de acesso à companhia, que já formou mais de 500 colaboradores. Destes, 80% estão ocupando cargos gerenciais. A inscrições para a edição 2008 do programa vão até o dia 31 de agosto. O salário é de 3.200,00 mais benefícios.

A formanda em Relações Públicas da Católica, Vanessa Ramos fala do que achou do encontro. “Achei ótimo, pois abre oportunidades de entrar no mercado de trabalho numa empresa que apresenta todos os seus setores para que o candidato escolha a melhor área de atuação. Como me formo no final desse ano, irei participar da próxima seleção”, conclui.

Para estar apto a concorrer à função de Trainee, o interessado deve ter concluído após 30 de junho de 2006, ou ter a previsão de concluir até dezembro de 2007, curso superior de Administração de Empresas, Administração Pública, Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Direito Internacional, Engenharia, Estatística, Física, Marketing, Matemática, Processamento de Dados, Química ou Relações Internacionais.

:.Outras Notícias.:

21/08/2007 - Católica inaugura Núcleo de Prática Jurídica no Ibura
21/08/2007 - Unicap e Universidade Católica Portuguesa firmam convênio
21/08/2007 - Novas turmas dos cursos de especialização iniciam as aulas
21/08/2007 - Mediação de conflitos é tema de palestras na Católica
21/08/2007 - Ambev divulga Programa de Trainee na Católica
20/08/2007 - Católica adota medidas de combate ao desperdício de energia
20/08/2007 - Aniversário do Reitor é comemorado com bingo beneficente
20/08/2007 - Católica orienta alunos sobre o futuro profissional
20/08/2007 - Hemeroteca da Católica oferece espaço para leitura e pesquisa
20/08/2007 - Secretaria Estadual de Saúde abre vaga de estágio para Jornalismo

Impressão  versão para impressão 


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Débora Ramalho, Glaucio Alves, Higor Gonçalves e Rodolfo Bourbon (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS e fotografia: Gabriela de Andrade, Thiago César e Vanessa Fernanda (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Halleine David e Natália Lubambo (Estagiárias).

Produção de Vídeo: Luca Pacheco

Designer: Java Araújo

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 


OUTUBRO

01 a 18/11 - Inscrições para o Vestibular 2008.1 começam na próxima segunda-feira

16 a 19 - Cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia promovem o TacTof

17, 18 e 19 - Grupo Wave Unicap apresenta show “Pra você gostar de mim”

19 - “Ônibus 174” de José Padilhaé exibido na Católica

19 a 23/11 - Estão abertas as inscrições para os Mestrados da Católica

até 19 - Fonoaudiologia oferece curso de Língua Brasileira de Sinais

22 a 26 - Semana da Gagueira na Católica terá programação especial

24, 25 e 26 - Romântico, brega e sertanejo em cartaz no MPB Unicap

NOVEMBRO

6- Simpósio de atualização multidisciplinar foi adiado

7, 8 e 9 - Mandacaru faz reflexão sobre o nascimento de Jesus

Até 30 - Católica abre inscrições para sete cursos de Especialização

 

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000