A Católica | Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home |
|
|||||||
|
Boletim UnicapRecife, 10 de novembro de 2006 ano 5Palestra encerra programação do 8º aniversário do NPCIAMB Foi realizada, na tarde desta sexta-feira (10), no auditório do bloco J, uma palestra encerrando a programação do oitavo aniversário do Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais da Católica (NPCIAMB). Na ocasião, a coordenadora do Núcleo, a Profa Dra Galba Takaki, contou um pouco da história do Núcleo, além de destacar os principais trabalhos e traçar as metas para o ano que vem. Compareceram alunos e professores do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais. A palestra foi aberta pela coordenadora geral de pesquisa da Católica, Arminda Saconi. Ela destacou a importância do NPCIAMB para a Universidade. “O Núcleo é super atualizado e serve de referência na área de Ciências Ambientais, não deixando nada a desejar aos laboratórios do Sul e Sudeste”. Logo em seguida, a professora Galba falou da história e reforçou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores do Núcleo. “Estamos em sintonia com a melhoria da qualidade de vida em Pernambuco e realizando um esforço conjunto para proporcionar desenvolvimento científico à região Nordeste”, afirmou. De acordo com a professora, entre as principais metas para o ano que vem estão a criação e implantação de uma unidade de análise instrumental e uma unidade de produção de insumos. “Esses são os pontos que necessitam de maiores investimentos”, destacou a acadêmica. Por fim foi cortado um bolo, em comemoração ao aniversário, durante um lanche oferecido aos convidados. O NPCIAMB atua na área de Microbiologia e Processos Químicos e Tecnológicos. Nesses oito anos de história já foram publicados 141 trabalhos em periódicos científicos, mais 600 em anais de congresso, 35 teses e dissertações foram orientadas, além de participar de 10 capítulos de livros.
Feras fazem visita à Católica Na tarde desta sexta-feira (10), os vestibulandos tiveram outra oportunidade de visitar a Católica e conhecer os blocos onde farão as provas do vestibular 2007. O convite foi feito pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, por meio de carta enviada a cada inscrito no processo seletivo. Aqueles que não tiveram a oportunidade de participar da 1ª Jornada Portas Abertas, também puderam pegar a camisa exclusiva do vestibular, conhecer os laboratórios, a biblioteca e as salas de aula. A chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Católica, professora Miriam de Sá Pereira, acompanhou os candidatos ao curso de Direito em visita à Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (ASTEPI). Em seguida, os vestibulandos puderam conhecer o Fórum Universitário, onde o professor da Católica Albérico Gomes Guerra explicou o funcionamento da Justiça e tirou dúvidas dos visitantes. “Gostei muito da visita, fiquei muito satisfeita com a estrutura do curso”, afirmou a vestibulanda Amanda Soares. Já a candidata ao curso de Jornalismo Morgânia de Santana Gomes foi recebida, na sala 510 do bloco A, pelo chefe do Departamento de Comunicação Social e Turismo (DCST), professor Paulo Fradique. A vestibulanda, que fará vestibular pela primeira vez, está com boas expectativas. “Tenho uma prima que estuda aqui, ela sempre comenta que a Católica tem os melhores professores”, disse Morgânia. Para deixar os feras bem informados sobre o Vestibular, os cursos e a própria Universidade, alunos de Jornalismo, orientados pelo professor Vlaudimir Salvador, instalaram uma rádio no térreo do bloco G. Ao longo de todo o dia, eles divulgaram boletins, de cinco em cinco minutos com informações para os vestibulandos e alunos da Católica. A idéia deverá ser adotada em outros eventos.
Mesa-redonda discute acessibilidade e envelhecimento bem-sucedido Uma mesa-redonda deu prosseguimento à 3ª Semana Interdisciplinar de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, na manhã de hoje (10), no auditório GII da Católica. O assessor da ONG Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes (FCD), Edmilson Silva, falou sobre o tema “Acessibilidade: você também tem compromisso”. Ele foi convidado por intermédio da assessoria de comunicação da entidade, que é feita, de forma voluntária, por alunos do 7º período do curso de Jornalismo da Unicap. Já a professora do curso de Terapia Ocupacional Mauricéa Tabosa abordou a temática Descobrindo Potencialidades e Desenvolvendo Habilidades para um Envelhecimento Bem-Sucedido: um relato de experiência da Terapia Ocupacional. Ela se baseou num trabalho feito pelas estudantes Genaína Couto e Ivy Ane Perez, sob sua orientação. Edmilson pontuou sua apresentação nas dificuldades de acesso existentes na cidade do Recife. Segundo ele, o número de deficientes em Pernambuco é de 1,3 milhão de pessoas. “Mas a gente não vê esse pessoal nas ruas, justamente pela falta de políticas de acessibilidade”, declarou ele, que é cadeirante. O palestrante ainda mostrou que a violência por arma de fogo, os acidentes de trânsito e a chegada da velhice são os principais responsáveis pelo impedimento da locomoção. “Vocês também têm compromisso porque estarão legislando em causa própria”, disse. Em seguida, Edmilson ilustrou a apresentação com fotos que exemplificavam os obstáculos de acesso em calçadas, faixas de pedestres e ônibus. “Nossa proposta é que as calçadas passem a ser responsabilidade do poder público”, disse. O Artigo 15 do Decreto Lei Nº5296 foi comentado pelo palestrante: “Não adianta fazer simplesmente uma rampa, tem que estar dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”. Além das dificuldades de acesso na cidade, Edmilson falou também sobre o trabalho desenvolvido na FCD. “Entre outras coisas, nós oferecemos cursos profissionalizantes, levando e buscando os alunos em casa, trabalhamos junto ao Ministério Público (MP) pela questão da acessibilidade e prestamos esclarecimentos aos associados quanto à Legislação”, explicou. O trabalho desenvolvido pelas alunas de Terapia Ocupacional junto a um grupo de idosos foi a temática da apresentação da professora Mauricéa. “Em 2025 seremos a sexta maior população de idosos do mundo”, afirmou. A questão da prevenção e as conseqüências desse hábito foram bastante enfatizadas pela palestrante. “Queria pedir aos profissionais presentes que se capacitem nessa área”, disse. Em seguida foram exibidas fotos das atividades feitas com os pacientes. De acordo com a palestrante, é preciso conscientizar as pessoas de que só prevenindo é que se terá uma melhor qualidade de vida no futuro. Quanto aos resultados do trabalho feito pelas alunas, a professora considera bastante positivos. “Pode-se perceber os resultados satisfatórios observados nos relatos dos idosos”, comemora.
Experiências Inclusivas na Comunidade foi tema de conferência na Católica Experiências Inclusivas na Comunidade foi o tema da conferência realizada, na manhã de hoje (10), no auditório GII da Católica. Falaram sobre o assunto o professor do curso de Fonoaudiologia Paulo Freitas Barros e a terapeuta ocupacional da Clínica Escola da Caólica, Ana Karina Pessoa. O evento fez parte da 3ª Semana Interdisciplinar de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Ana Karina relatou casos desenvolvidos em comunidades do Recife, Olinda e Paulista. “São trabalhos desenvolvidos nas aulas práticas da disciplina de Saúde I e II”, disse, se referindo à cadeira orientada pela professora Cinthia Kalyne. Já o professor Paulo falou sobre a transição que está sendo feita dentro do curso de Fonoaudiologia da parte clínica para a pública. “Estamos praticando não só a reabilitação como também a prevenção”, disse, falando da ação desenvolvida, em parceria com o Núcleo UNICAP de Apoio aos Movimentos Populares (Nuampo), na comunidade Chico Mendes.
Professor da Católica lança o livro “A arte e o feio combinam?” O crítico literário e Prof. Dr. do Departamento de Letras da Católica Janilto Andrade lançou, quarta-feira (08), o livro “A arte e o feio combinam?”, na qual analisa a obra do escritor pernambucano Marcelino Freire. Antes dos autógrafos, os autores conversaram com o público na Livraria Saraiva Mega Store do Shopping Center Recife. Na ocasião, Marcelino Freire, ex-estudante da Católica e vencedor do prêmio Jabuti 2006 na categoria contos, destacou a influência do crítico literário – de quem foi aluno, no início dos anos 90 – em sua formação como escritor. “Esse livro é especial porque, nele, minha obra é avaliada por um dos meus mestres. Junto com Raimundo Carrero, Janilto me incentivou a falar de literatura de uma maneira viva, pulsante e apaixonada”, comentou Marcelino, natural do município de Sertânia, no Sertão do Moxotó, a 311 quilômetros do Recife. Para ele, a crítica realizada pelo professor Janilto consegue ser, ao mesmo tempo, solta e profunda, “como todo estudo literário deveria ser, para atrair o leitor e ser compreendida”. Segundo Janilto Andrade, o desafio foi escrever sobre os títulos de forma fácil. O resultado, de acordo com ele, foi um ensaio em que “o leitor pode não concordar, mas comprovará que todas as bases estão amarradas sob um raciocínio cartesiano. A arte de Marcelino reconhece as misérias nas quais vivemos. Ele dá visibilidade ao universo que enxergamos na rua, e é um dos melhores autores da literatura contemporânea”, afirmou o professor. “A arte e o feio combinam?”, publicada pela editora Fasa, da Unicap, é o primeiro ensaio acadêmico sobre a obra de Marcelino Freire, no Brasil. O pernambucano, que vive em São Paulo há mais de 15 anos, é autor de Balé Ralé, Contos Negreiros e Angu de Sangue, publicados pelas editoras Ateliê e Record, de São Paulo.
CBB realiza até domingo clínica de arbitragem na Católica A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) iniciou, ontem (09), no Espaço Loyola da Católica, a 19ª Clínica de Arbitragem Eletrobrás. O evento serve como curso de reciclagem para os profissionais, e é ministrado pelo coordenador de arbitragem da CBB, Geraldo Fontana. A clínica segue até domingo (12), e tem o apoio da Federação Pernambucana de Basketball (FPB). Na abertura do encontro, Fontana analisou as interpretações da comissão técnica 2006, da Federação Internacional de Basketball (Fiba). Houve ainda exibição de vídeo, seguido de discussão, sobre os pontos de ênfase da Fiba em 2005. “O evento é importante porque discute diversos assuntos ligados à arbitragem e contribui para uma maior profissionalização da atividade no Estado”, disse o presidente da FPB, Luís Morais. A Clínica de Arbitragem acontece no Espaço Loyola (térreo do bloco B) e na quadra da Cogesp (Coordenação Geral de Esportes) e destina-se não só aos árbitros, mas também aos oficiais de mesa, professores, técnicos e alunos de educação física. No domingo (12), último dia do evento, das 8h às 12h, haverá jogo treino e aula prática sobre mecânica de arbitragem. Acompanhe a programação: Sexta-feira (dia 10) – Espaço Loyola
Mandacaru apresenta o espetáculo “Vamos brincar de ser criança” O público voltou às décadas de 80 e 90, ontem (09), no Teatro da Católica (1ª andar do bloco B), na estréia do novo espetáculo de dança do Grupo Mandacaru, “Vamos brincar de ser criança”. Com direção, textos e coreografias de Ana Cecília Soares, o espetáculo faz um retrato das memórias infantis através da música, alternando as apresentações do corpo de baile com depoimentos, em vídeo, dos dançarinos sobre os tempos de criança. No repertório, canções do Balão Mágico, Trem da Alegria, Arca de Noé e Xuxa. O grupo está em cartaz até hoje (10), às 20h, com entrada franca. Professores de Teologia participam de encontro em Porto Alegre Os professores do Departamento de Teologia da Católica Sérgio Vasconcelos e Degislando Nóbrega irão representar a universidade em evento promovido pelo Serviço Acadêmico Católico de Estrangeiros- Bonn (KAAD). O encontro, que acontece entre 15 e 19 de novembro, em Porto Alegre-RS, tem como tema “Democracia e Inclusão Social: desigualdade como desafio para a sociedade e a igreja no Brasil”. Prorrogada a inscrição para o Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais Foi prorrogado para o dia 15 de dezembro o prazo de inscrição para o Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais, turma 2007. As inscrições continuam sendo feitas pela internet, através do site www.unicap.br/proespe. Os candidatos devem entregar os documentos exigidos na Secretaria de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proespe), na Rua Almeida Cunha, nº 245, Bairro Boa Vista, sala 303 do bloco G4, no campus da Católica, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h. As aulas começam ainda no primeiro semestre de 2007. Informações pelo telefone 2119-4369. Confira abaixo o novo calendário do processo seletivo. Calendário Prova de Conhecimento Divulgação dos resultados da prova de conhecimento Prova de Língua estrangeira Entrevista Divulgação do resultado final Coordenadora do NPCIAMB participa de simpósio no Japão A coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais da Católica (NPCIAMB), Profa. Dra. Galba Takaki, vai participar do 9º International Symposium of the Research Center for Pathogenic Fungi and Microbial Toxicoses (RC-PFMT). O evento vai ser realizado de 9 a 22 de dezembro no Natural History Museum and Institute, na cidade de Chiba, no Japão. A professora Galba também vai realizar pesquisas relativas ao projeto “Studies on Species Diversity of Microfungi in Brazilian Soil, Specially Ecology and Distribuition of Mycotoxin Producing Fungi and Opportunistic Pathogenic Fungi for Humans”. A pesquisa faz parte do intercâmbio científico, estabelecido com o Dr. Yoshizako Horie, por meio de convênio firmado entre a Católica e a Universidade de Chiba. Antes da viagem ao Japão, a coordenadora do NPCIAMB vai fazer parte do grupo de conferencistas do Second Brazilian Symposium on Petroleum Biotecnology Old and New Energy Sources (II-BSPB), que acontecerá dias 16 e 17 de novembro em Natal, no Rio Grande do Norte. A professora ainda está com viagem marcada para participar entre os dias 28 de novembro a 1º de dezembro do X Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental (X Enama), em Goiânia, Goiás. Ela fará parte da mesa-redonda “Comunidades Microbianas e Remediação”. Neal promove curso de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual O Núcleo de Estudos para a América Latina (Neal) promoverá, de 27 a 29 de novembro, o curso Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual. As aulas vão ser ministradas pelo Prof. Dr. em Economia Antônio Márcio Buainain, da Universidade de Campinas (Unicamp). No programa, dividido em três módulos, serão discutidas as dinâmicas da inovação tecnológica, a propriedade intelectual no mundo moderno e no comércio mundial. O curso acontecerá no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas, 1° andar do bloco B, das 14h às 17h. As inscrições, entretanto, devem ser feitas no 7ª andar do Espaço Executivo, no bloco G4 (por trás do Unibanco). A taxa de inscrição custa R$ 15,00. Informações: 2119.4067. Católica participa do 10º Enama, em Goiás A Católica marcará presença no 10° Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental (Enama), que será realizado, entre os dias 28 deste mês e 1° de dezembro, na Universidade Federal de Goiás. Na ocasião, o Prof Dr. Carlos Alberto Alves da Silva, do Departamento de Química e Meio Ambiente da Católica, apresentará os resultados dos estudos “A influência da temperatura na detecção de amilase e protease em amostras de Bacillus Licheniformis” e “Produção de amilase em diferentes meios de cultivo utilizando amostras de Bacillus Licheniformis”. Professora da Católica apresenta pesquisa em simpósio internacional Católica representa Pernambuco em simpósio nacional Bibliotecárias da Católica participam de Congresso em Portugal As bibliotecárias da Católica Simone Rosa de Oliveira e Ellys Regina de Barros tiveram trabalho selecionado no 9o Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentaristas de Portugal, que acontecerá em Lisboa, em março de 2007. A proposta de comunicação, elaborada pelas duas, com o tema: “Gestão de voluntários para construção de uma biblioteca”, foi aprovada pela comissão organizadora do evento. Os detalhes do encontro estão no site www.apbad.pt/9CongBAD/default.htm. Estão abertas as inscrições para admissão extravestibular da Católica A Diretoria de Admissão e Registro (DAR) divulgou as datas de inscrição para o processo de admissão extravestibular e a redução das respectivas taxas. Quem tiver interesse em se transferir de outra instituição de ensino superior ou ingressar na Católica como portador de diploma de curso superior (concluído na nesta Universidade ou não) pode fazer a solicitação, a partir do dia 1º de novembro, observados os critérios de admissão.
O prazo se encerra no dia 24 de novembro para quem preferir o processo on-line e em 30 do mesmo mês para quem optar em fazer pessoalmente no campus. As inscrições valem também para matrículas de alunos especiais ou em disciplinas isoladas, no entanto, nesse caso, só podem ser efetuadas no campus da Universidade.
As taxas correspondentes à analise desses processos foram reajustadas, em face de reformulações substanciais nos procedimentos internos com repercussão benéfica no processo de automação, as quais vem sendo desenvolvidas com o intuito de agilizar o atendimento do aluno e público em geral. Com a reforma do espaço físico, oferece-se aos interessados maior conforto. Essas duas medidas foram primordiais na melhoria da qualidade dos serviços prestados pela DAR.
Assim é que, a taxa para Transferência e Portador de Diploma de outra instituição de ensino passou a ser de R$ 75,00; para Portador de Diploma por esta Universidade de R$ 55,00; para Aluno Especial e Disciplina Isolada de R$ 40,00.
Os documentos relativos a cada processo de admissão devem ser entregues na DAR, no térreo do bloco R, da Católica. O horário de funcionamento do setor é de segunda à sexta-feira, das 13h 30 às 16h e das 18h30 às 21h. Os interessados graduados por esta Universidade terão prioridade na solicitação de vagas em alguns cursos, como Direito, Fisioterapia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2119-4132 ou no link www.unicap.br/processos_admissao/admissao.htm. Prazo para solicitação de mudança de curso ou de turno e readmissão vai até dia 30 Os alunos que pretendem solicitar a mudança de curso ou de turno, bem como aqueles que queiram pedir a readmissão após abandono de curso, têm até o dia 30 de novembro para fazer o pedido. Este semestre, a novidade do processo é a redução do valor da taxa a ser paga, no segundo caso. Para a readmissão após abandono de curso, o interessado deve se dirigir à Seção de Admissão, no térreo do bloco R, de segunda à sexta-feira, das 10h às 11h30, das 14h às 16h e das 18h às 20h. A exemplo das taxas de admissão extravestibular, houve redução, também, do valor correspondente a taxa para readmissão após abandono de curso, a qual passou a ser R$ 41,00. Maiores informações poderão ser obtidos pelo telefone 2119.4132. Já quem tiver interesse em mudar de curso ou turno deve ir até o Protocolo da Divisão de Admissão e Registro (DAR), no térreo do bloco R, de segunda à sexta-feira, das 10h às 20h. O valor da taxa é de R$ 19,00. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2119.4120.
Boletim Unicap .:: Expediente ::. EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE) REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários). RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários). PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários) WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ. CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para |
|||||||||||||||||||
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000 |