Boletim Unicap
Edição Especial - Vestibular 2007
Recife, 17 de dezembro de 2006
Católica inova vestibular
Por Taciana Góes e Glaucio Alves
A disputa pelas 3.200 vagas oferecidas em 29 cursos de graduação no Vestibular 2007 da Universidade Católica de Pernambuco aconteceu tranqüilamente. Para os pais e acompanhantes dos cerca de 4.665 candidatos foi elaborada toda uma programação especial, realizada durante os dois dias de prova.
Enquanto os feras respondiam, no sábado (16), questões de História, Geografia, Português, Língua Estrangeira e Redação e, hoje (17), as questões de Química, Física, Matemática e Biologia, os familiares participavam de atividades culturais, relaxamento, oficinas de alongamento, assim como momentos de oração na Capela. De acordo com o Reitor, Padre Pedro Rubens, abrir as portas da Católica, também para os pais, é uma iniciativa muito positiva que será repetida nos próximos concursos.
“Estamos quebrando uma tradição de muitos anos. A cena principal do vestibular da Católica não é mais as portas se fechando, e sim se abrindo”, disse o Reitor. Do ponto de vista da comunidade acadêmica, este ano também houve uma maior interação dos professores e, principalmente, dos alunos voluntários. “Todos se envolveram com o vestibular e não ficaram em casa somente torcendo para que tudo desse certo”.
O Reitor ainda garantiu que as atividades realizadas vão se repetir nos próximos vestibulares. “É uma iniciativa que veio para ficar, a tendência agora é multiplicar o serviço”, afirmou. Os pais que compareceram às atividades aprovaram a iniciativa. “Aprovei tudo que foi feito aqui. Não vi isso em nenhuma outra universidade”, afirmou a aposentada Coaracy Salgueiro, que veio acompanhar a filha Isabela Karina que concorre a uma vaga no Curso de Direito.
No Espaço Loyola, Maria do Socorro Rodrigues cantava junto ao pastoralista Gilmar Araújo e outros participantes. Mãe de Isabela Rodrigues, 17 anos, que disputa uma vaga no Curso de Direito, Maria do Socorro aprovou as atividades oferecidas pela Católica. “A estrutura da Universidade é perfeita, as pessoas são atenciosas conosco. As atividades estão muito boas, que vou ficar mais um pouquinho”.
Enquanto isso, a Capela acolheu pais e acompanhantes com momentos de preces, leituras de textos bíblicos e músicas. “É um ato de fé, pois acredito que minhas orações podem transmitir confiança para minha filha”, afirmou Ana Barros, mãe da vestibulanda para o Curso de Direito, Karina Barros, 19 anos.
Último dia do vestibular marcado pela tranqüilidade
Por Taciana Góes e Glaucio Alves
No segundo dia do vestibular 2007 da Católica, os ‘feras’ testaram seus conhecimentos nas áreas de saúde e exatas. Hoje (17) eles responderam às questões de Química, Física, Matemática e Biologia. Os primeiros candidatos a terminar as provas foram liberados para sair da sala às 10h e logo o hall do bloco G ficou lotado.
“A prova de física foi a mais difícil, mesmo assim achei as de ontem mais complicadas”, afirmou Tássia Mirella Araújo, 18 anos, que concorreu a uma vaga em Fisioterapia ao se referir aos exames de Português, História, Geografia, Língua Estrangeira e Redação .
O ‘fera’ Daniel Leal, 18 anos, teve uma opinião um pouco diferente. “As provas de hoje (17) estavam com um bom nível para estudantes do segundo grau”, afirmou. Os candidatos contaram que Física e Matemática foram as mais difíceis mas, isso não abalou o otimismo deles. “Estou muito confiante para passar”, disse o vestibulando Rafael Sena, que tenta uma vaga no curso de Engenharia Civil.
Serviço médico – O plantão médico da Universidade também registrou um dia tranqüilo. De acordo com o Drº Américo Ernesto, responsável pelo posto médico, nenhum candidato deixou de fazer as provas por motivo de saúde. Hoje (17) só foi registrado um atendimento a um ‘fera’ que tem cálculo renal, mas isso não o impediu de fazer as provas.
Neste Vestibular, o curso mais concorrido foi o de Direito com cerca de 2,5 candidatos por vaga. Ao todo, são 660 para as duas entradas. Em seguida, vem Jornalismo, com mais de 2,4 inscritos para cada uma das 120 disponíveis. Também com 120 vagas, o curso de Fisioterapia teve uma das maiores procuras, com relação de 2,35 por uma.
Pais e acompanhantes elogiam atividades da biblioteca
Por Gláucio Alves Taciana Góes
A programação especial criada pela Universidade para acolher pais e acompanhantes dos vestibulandos foi um sucesso. Ao invés de bancos desconfortáveis na Rua do Lazer, eles puderam aproveitar confortavelmente as instalações da biblioteca.
Enquanto os ‘feras’ testavam seus conhecimentos, os acompanhantes participavam, na biblioteca, de oficinas de alongamento e relaxamento, prevenção de doenças ocupacionais, aferição da pressão arterial, avaliação de memória além e ler jornais e revistas.
“Os pais estão super participativos e se sentindo muito acolhidos. As atividades estão repercutindo de forma muito positiva”, destacou o coordenador do curso de Terapia Ocupacional, o professor Nilton Oliveira, responsável por duas oficinas.
Os participantes receberam cartilhas com exercícios para evitar Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou Doenças Ósteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).
Os estudantes voluntários de Fisioterapia ficaram a cargo das atividades de alongamento. Uma das participantes foi Aryluce Hiluey, recém formada em Direito pela Católica e mãe da vestibulanda Thayna Hiluey, que está tentando uma vaga na mesma área. Ela elogiou a iniciativa. “Foi muito bom, cheguei um pouco tensa e agora estou totalmente relaxada”, afirmou.
A estudante Natália Oliveira esperava uma amiga, candidata a uma vaga no curso de Administração. Ela aproveitou para participar das seções de massagem. “Eu não sabia dessas atividades. Quando descobri vim logo para cá”, afirmou, lembrando que, além das atividades, o conforto e o ambiente climatizado ajudam a relaxar.
versão para impressão
Boletim Unicap
.:: Expediente ::.
EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)
REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Glaucio Alves, Niumízia Alves, Manuela Ferreira, Janaína Rezende, Manoela Carina e Taciana Goés (Estagiários).
RELAÇÕES PÚBLICAS: Júlia Fraga , Malika Rouff e Vanessa Ramos(Estagiárias).
PUBLICIDADE: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)
WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.
CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br
Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP
O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para
|