|
Boletim Unicap
Edição Especial - Vestibular 2007
Recife, 16 de dezembro de 2006 ano 5
Vestibular considerado tranqüilo
Por Manuela Ferreira
O Vestibular 2007 da Católica começou no clima da mais absoluta tranqüilidade, realizado entre hoje (16) e amanhã (17), em fase única. Este ano, o concurso trouxe uma novidade: pela primeira vez na história do exame, enquanto os candidatos fazem as provas, a Pastoral e a Biblioteca da Universidade promoveram uma série de atividades com o apoio de alunos e professores voluntários de diversos departamentos (ver reportagem baixo). Os futuros estudantes da Universidade também foram recepcionados por funcionários e pelo Reitor, padre Pedro Rubens Ferreira.
Os candidatos responderam as provas de História, Geografia, Português, Língua Estrangeira e Redação. O tema sugerido pela Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), a relação do indivíduo com a ecologia e o meio-ambiente, surpreendeu e agradou a maioria dos ‘feras’. Um deles foi o estudante André Roberto, 18 anos, que tenta uma vaga no curso de Direito. “Gostei dos testes de Português e da Redação que nos possibilitaram aliar criatividade à interpretação. Estou otimista quanto à minha aprovação”, avalia.
Concluinte do 3º ano, a estudante Anilde Andrade, 18, que também tenta uma vaga em Direito, elogiou as provas de Geografia e Português. “O exame de História, entretanto, trouxe assuntos que não estudei muito. Mesmo assim, estou confiante”, disse. Amanhã (17), os candidatos testarão os conhecimentos em Química, Física, Biologia e Matemática, das 8h às 12h. De acordo com a comissão organizadora do processo seletivo, os portões de acesso aos prédios serão fechados pontualmente às 8h. Até às 14h de hoje (16), a Coave não havia divulgado o índice de abstenção A previsão é que o listão com os nomes dos aprovados seja divulgado amanhã, a partir das 19h. Os gabaritos estão sendo divulgados no www.unicap.br. Pelo site também é possível cadastrar e-mails para receber a relação com os aprovados. Clique aqui para acessar o gabarito >>>
Pais e acompanhantes dos ‘feras’ elogiam a receptividade da Católica
Por Manoela Carina e Manuela Ferreira
Os pais e acompanhantes dos candidatos ao Vestibular 2007 da Católica elogiaram a programação receptiva promovida, pela primeira vez na história do concurso, pela Divisão de Ação Pastoral e Biblioteca da Universidade. No primeiro dia da seleção, enquanto os ‘feras’ respondiam aos exames, os acompanhantes puderam participar de atividades culturais, dinâmicas de grupo, oficinas de alongamento e momentos de oração. A iniciativa, que teve o apoio de alunos, professores e voluntários de diversos departamentos, foi considerada um sucesso pelos participantes.
Segundo o Reitor da Católica, padre Pedro Rubens Ferreira, a programação receptiva pode ser repetida nos próximos vestibulares. “Nosso objetivo é interagir cada vez mais com a comunidade e estreitar ainda mais os laços com quem faz a Universidade”, enfatizou. A programação teve início às 8h, quando os candidatos já haviam entrado nas salas de prova. Para driblar a ansiedade, a aposentada Vera Lins, por exemplo, passou boa parte da manhã na Capela do Campus, rezando pela aprovação da filha, que prestou vestibular para Direito.
“A Católica fez muito bem em abrir as portas da Universidade em um momento tão estressante para nós, pais e mães”, destacou. No Espaço Loyola (térreo do bloco B), os integrantes da Pastoral também receberam um grande número de acompanhantes dos vestibulandos. No local, foram realizados momentos de reflexão ao som de músicas religiosas e populares. “Fiz questão de comparecer. A iniciativa é bastante válida porque humaniza a relação entre a Universidade e os pais de seus futuros alunos. No lugar das longas horas de espera no desconforto, somos acolhidos e tratados com respeito”, elogiou a psicóloga Alvani Oliveira, mãe de André Felipe, que tenta uma vaga em Ciência da Computação.
A Biblioteca Central da Católica também ofereceu uma série de atividades. “A intenção é acolher, entreter e relaxar os acompanhantes no momento de espera pelos vestibulandos que estão fazendo prova”, explica a diretora da Biblioteca, Jaíse Leão. Na programação estão sendo oferecidas massagens antiestresse, oficinas de alongamento e relaxamento, aferição de pressão arterial e massa corpórea, teste individuais de memória, orientações de prevenção de doenças por esforço repetitivo, além da exposição fotográfica “Túnel da História”, que faz uma retrospectiva aos 55 anos da Universidade.
O conforto do ambiente climatizado foi o espaço escolhido pelo Engenheiro Civil e ex-aluno da Católica, George Washington. “Enquanto aguardo a minha filha, estudo para a prova de outro concurso que acontece amanhã. Eu iria ficar no sol, sentado na calçada. Aqui, com certeza é bem melhor”, frisa. A dona de casa Vilma Araújo preferiu a sessão de massagem. “Sou uma mãe presente em todos os eventos da minha filha. Tento reduzir o estresse dela passando calma e tranqüilidade mas, acho que quem acaba ficando mais tensa sou eu. A massagem me renovou as energias”, disse Vilma.
“O alívio da tensão muscular promove o estiramento dos músculos, provocando a sensação de relaxamento além de melhorar a circulação sanguínea e aumentar a percepção dos sentidos”, explica a coordenadora do curso de Fisioterapia da Católica Francisca Motta.
Fumantes e portadores de deficiência tiveram atendimento especial
Por Manuela Ferreira
No primeiro dia do Vestibular 2007 da Católica, 11 candidatos precisaram realizar as provas em regime especial. Os exames foram aplicados em três salas do bloco D. Segundo a Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), quatro vestibulandos com surdez fizeram provas com a ajuda de intérpretes de libras. Dois ‘feras’ com deficiência visual também participaram da seleção. Um deles solicitou um ledor e o outro, provas ampliadas. Um estudante recém-operado também prestou vestibular em regime especial. Outros quatro candidatos com problemas motores necessitaram de auxílio para preencher os gabaritos e escrever as redações.
Um deles foi Gustavo Melo Santos, 18 anos, candidato a uma vaga no curso de Ciências da Computação. Apesar da dificuldade motora, ele levou apenas três horas para finalizar as provas de hoje (16). “O nível foi moderado. Mas o teste de História foi o mais difícil e cansativo”, avalia. Os candidatos em regime especial tiveram uma hora a mais para responder a prova.
As salas 62 e 63 de bloco G, por sua vez, foram reservadas aos 91 vestibulandos fumantes. No posto de atendimento médico da Católica, o movimento foi considerado tranqüilo. Neste primeiro dia de provas, seis candidatos sentiram-se mal e precisaram ser atendidos pela equipe do Dr. Américo Ernesto, responsável pelo local. Quatro casos eram de enjôos e dois, causados por dores musculares. Os ‘feras’ foram medicados e, em seguida, liberados para responder os exames.
Futuros alunos vão estudar numa das melhores universidades do País
Amanhã (17) será o segundo e último dia do vestibular 2007. Os candidatos farão provas de Química, Física, Matemática e Biologia. Os portões serão fechados pontualmente às 8h. Os candidatos aprovados vão estudar numa das melhores universidades do Nordeste. Os novos alunos vão fazer parte de uma instituição que tem como marcas registradas a tradição e qualidade. Com 55 anos de fundação, a Católica já formou mais de 55 mil alunos. Atualmente, a Unicap possui cerca de 15 mil alunos distribuídos nos 32 cursos de graduação, 31 de especialização, quatro MBAs, além de seis mestrados.
O corpo docente é formado por 492 professores, sendo 48 graduados, 88 especialistas, 235 mestres e 121 doutores. Com 10 prédios construídos numa área de 69.964,39 m², a Católica oferece a seus alunos 194 laboratórios, vários auditórios e salas diversas. A Universidade também dispõe de três clínicas-escolas, nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Na área de Comunicação, a Católica conta com duas agências experimentais, uma de Relações Públicas e outra de Publicidade e Propaganda.
Já na área de Direito, a Universidade dispõe de 10 núcleos de práticas jurídicas em diversos bairros da Região Metropolitana do Recife, através dos quais os estudantes prestam assessoria jurídica de graça à população. Em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, a Católica conta também com o Fórum Universitário, que funciona como Juizado de Pequenas Causas. Os alunos da Unicap dispõem ainda com uma empresa júnior multidisciplinar, que oferece consultoria a empresas públicas e privadas.
A biblioteca da Católica é uma das maiores e melhores do Nordeste. Totalmente climatizada e informatizada, oferece um acervo de 128.718 títulos com 397.033 exemplares. Para estimular a formação de futuros pesquisadores, a universidade oferece mais de 300 bolsas de iniciação científica. Os alunos também dispõem de um programa de intercâmbio estudantil com diversas universidades do exterior, grupos de voluntariado, atividades esportivas e culturais. A universidade oferece ainda um sistema de concessão de bolsas e crédito educativo. Informações pelo telefone (81) 2119-4143.
Confira a relação dos 29 cursos oferecidos:
Administração de Empresas
Arquitetura e Urbanismo
Ciências Biológicas
Ciências Contábeis
Ciências da Computação
Ciências Econômicas
Direito
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia Química
Filosofia
Física
Fisioterapia
Fonoaudiologia
História
Jornalismo
Letras - Português
Letras – Português/Espanhol
Letras – Português/Inglês
Matemática
Pedagogia
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Química
Relações Públicas
Serviço Social
Teologia
Terapia Ocupacional
Turismo
versão para impressão
Boletim Unicap
.:: Expediente ::.
EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)
REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Glaucio Alves, Niumízia Alves, Manuela Ferreira, Janaína Rezende, Manoela Carina e Taciana Goés (Estagiários).
RELAÇÕES PÚBLICAS: Júlia Fraga , Malika Rouff e Vanessa Ramos(Estagiárias).
PUBLICIDADE: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)
WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.
CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br
Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP
O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para
|
|
|