A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 4 de dezembro de 2006 ano 5

Bingo beneficente movimenta a Católica
Por Glaucio Alves 

Quadrilha

Foi realizado na tarde da última sexta-feira (1º), no hall do bloco G, um bingo beneficente com o objetivo de ajudar o projeto Fé e Alegria do distrito de Vazantes, interior do Ceará. Na ocasião, o grupo musical Aquarela Nordestina, formado por seis músicos e 16 pares de dançarinos, da mesma localidade, realizou a apresentação de uma quadrilha junina. Estavam presentes o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, pró-reitores, diretores dos centros, chefes de departamento,  coordenadores de curso, professores e funcionários. 

O primeiro prêmio do bingo, uma garrafa de whisky 12 anos, ficou com Valdemir Fernandes de Souza, funcionário da Clínica de Psicologia. O segundo, uma cafeteira elétrica foi para a convidada Alba de Sá, e o terceiro, uma cesta de natal, para o coordenador Geral de Estágio, professor Aprígio Carvalho. No intervalo de um prêmio e outro foi realizado o sorteio de brindes surpresas, como bolsas feitas pelos artesãos de Vazantes e produtos natalinos.

Quem foi ao bingo ainda pôde ver e adquirir objetos feitos pelos artesãos de Vazantes que são apoiados pelo Movimento Fé e Alegria. De acordo com a Diretoria de Admissão e Registro (DAR), foram arrecadados R$ 1.363. O responsável pelo Fé e Alegria no distrito de Vazantes, o jesuíta Denir Robson, disse que o dinheiro servirá para ajudar na aquisição de material didático e para a reforma de uma casa, doada para sediar o Espaço das Artes (futuro centro de artes da cidade). Denir destacou que o projeto promove a inclusão social de toda a comunidade e busca aproveitar os talentos locais. “Queremos dar uma formação humana e intelectual à comunidade”, disse o jesuíta. 

Antes de vir para o Recife, o grupo de Vazantes, formado por 54 pessoas, foi pela primeira vez a São Paulo se apresentar no aniversário dos 25 anos do Movimento Fé e Alegria no Brasil.O grupo voltou para o distrito ainda na sexta-feira. Vazantes tem cerca de 3 mil habitantes e está localizada a 90 quilômetros de Fortaleza.  

Economia dá mais ênfase ao comércio exterior e negócios internacionais
Por Manuela Ferreira

Os estudantes que optaram pelo curso de Ciências Econômicas no vestibular 2007 da Católica encontrarão uma grade curricular reformulada, voltada para o comércio exterior e negócios internacionais. O novo perfil, explica o coordenador do curso, Prof. Dr. Thales Castro, está mais dinâmico e concentrado nas novas exigências do mercado,  e deverá entrar em vigor no próximo semestre. “A novidade acompanha a tradição e excelência do curso de Economia da Católica, que está completando 55 anos, assim como a Universidade”, explica Castro. Estão sendo oferecidas 60 vagas para o curso, em única entrada, no turno da noite.

Entre as mudanças estão a inclusão de disciplinas ligadas ao mercado de capitais e gestão financeira. “Nos próximos anos, o Brasil e Pernambuco estarão passando por mudanças  econômicas significativas. No curso, os estudantes terão a chance de compreender os processos a partir do contexto atual, que envolve a consolidação dos blocos econômicos internacionais e a globalização”, analisa o professor.

O projeto pedagógico do curso deve inovar em outro ponto: será o único do país a oferecer a disciplina de Teoria dos Jogos, conceito que teve contribuição do matemático John Nash. “A matéria pretende descrever o comportamento econômico a partir do estudo de situações-chave”, afirma Thales Castro. Informações pelo fone (81) 2119-4173.

Começa Jornada de Monografia de Terapia Ocupacional
Por Taciana Góes

Jornada de MonografiaComeçou hoje (4) e vai até a próxima quinta-feira (7) a primeira Jornada de Monografia do curso de Terapia Ocupacional da Católica, que está sendo realizada no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), no 1º andar do bloco B, das 7h às 17h30.

No primeiro dia, dez alunos apresentaram, em 20 minutos, seus trabalhos à banca examinadora, formada por professores da Católica. De acordo com a professora Cinthia Kalyne, o trabalho proporciona a vivência na pesquisa e todos os alunos saem preparados para concorrer a vagas em cursos de mestrado ou doutorado. “Este é o momento de articular as idéias e toda a fundamentação teórica”, afirma.

No final da jornada, 30 estudantes terão apresentado suas monografias e nove alunos, os projetos de qualificação, que vão ser executados no próximo período. “A primeira etapa da monografia é a apresentação do projeto, pois este é o momento de fazer ajustes”, explica Cinthia Kalyne, que foi orientadora e também compõe a banca examinadora. As monografias com notas acima de oito ficarão expostas na biblioteca, podendo ser utilizadas como fonte de pesquisa.

 

Cartões de inscrição estarão disponíveis a partir do dia 7

Os cartões de inscrição dos candidatos ao vestibular 2007 da Católica estarão disponíveis no site www.unicap.br, no período de 7 a 14 de dezembro. O candidato que preferir receber o cartão na sede da Comissão de Aplicação do Vestibular (Coave) poderá fazê-lo no mesmo período, no horário das 10h às 20h. Reclamações sobre possíveis erros no cartão deverão ser feitas também na sede da Coave, no período de 7 a 15 de dezembro, das 10h às 20h. As provas serão realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro.

Os candidatos aprovados vão estudar numa das melhores universidades do Nordeste. Os novos alunos vão fazer parte de uma instituição que tem como marcas registradas a tradição e qualidade. Com 55 anos de fundação, a Católica já formou mais de 55 mil alunos. Atualmente, a Unicap possui cerca de 15 mil alunos distribuídos nos 33 cursos de graduação, 31 de especialização, quatro MBAs, além de seis mestrados.

O corpo docente é formado por 491 professores, sendo 49 graduados, 86 especialistas, 244 mestres e 112 doutores. Com 10 prédios construídos numa área de 64.024 m², a Católica oferece a seus alunos 194 laboratórios, vários auditórios e salas diversas. A Universidade também dispõe de três clínicas-escolas, nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Na área de Comunicação, a Católica conta com duas agências experimentais, uma de Relações Públicas e outra de Publicidade e Propaganda.

Já na área de Direito, a Universidade dispõe de 10 núcleos de práticas jurídicas em diversos bairros da Região Metropolitana do Recife, através dos quais os estudantes prestam assessoria jurídica de graça à população. Em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, a Católica conta também com o Fórum Universitário, que funciona como Juizado de Pequenas Causas. Os alunos da Unicap dispõem ainda com uma empresa júnior multidisciplinar, que oferece consultoria a empresas públicas e privadas.

A biblioteca da Católica é uma das maiores e melhores do Nordeste. Totalmente climatizada e informatizada, oferece um acervo de 128.718 títulos com 397.033 exemplares. Para estimular a formação de futuros pesquisadores, a universidade oferece mais de 300 bolsas de iniciação científica. Os alunos também dispõem de um programa de intercâmbio estudantil com diversas universidades do exterior, grupos de voluntariado, atividades esportivas e culturais. A universidade oferece ainda um sistema de concessão de bolsas e crédito educativo. Informações pelo telefone (81) 2119-4143.

Confira a relação dos 29 cursos oferecidos:

Administração de Empresas
Arquitetura e Urbanismo
Ciências Biológicas
Ciências Contábeis
Ciências da Computação
Ciências Econômicas
Direito
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia Química
Filosofia
Física
Fisioterapia
Fonoaudiologia
História
Jornalismo
Letras - Português
Letras – Português/Espanhol
Letras – Português/Inglês
Matemática
Pedagogia
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Química
Relações Públicas
Serviço Social
Teologia
Terapia Ocupacional
Turismo

Aluna de Serviço Social apresenta pesquisa na UFPE
Por Manoela Carina

Jeane Alves Santos CançadoA aluna do curso de Serviço Social da Católica Jeane Alves Santos Cançado apresenta, quarta-feira (6), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE, a sua pesquisa do Pibic “Os Impactos da Violência Urbana na Família de Comunidade de Baixa Renda do Recife, realizada de agosto de 2005 a agosto de 2006. A apresentação será feita na Oficina de Iniciação Científica, durante o X Encontro de Pesquisa em Serviço Social. A pesquisa teve orientação da professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Janice Albuquerque.

O encontro, que começou hoje (4) e segue até a sexta-feira (8), é um espaço de incentivo e apoio à formação de pesquisadores na área de Serviço Social e visa articular estudantes de ensino superior interessados em socializar seus projetos de iniciação cientifica.

Católica é campeã pernambucana de tênis de mesa
Por Glaucio Alves

A equipe masculina de tênis de mesa da Católica foi a vencedora invicta do Campeonato Pernambucano de Equipes Adulto Masculino deste ano. A competição foi realizada no último sábado (2), no Marchioretto Table Tennis, em Piedade. Na final, a equipe derrotou o Astra 6 por 3 x 0. Seis equipes participaram do evento, que encerrou a temporada 2006 da Federação Pernambucana de Tênis de Mesa.

A equipe da Católica é formada pelos alunos Edmar Azevedo, Chen Chuan, Onassis Santos e Rafael Taveira. Na primeira fase da competição, a equipe venceu por 3 x 1 o Clube Português e  ganhou de 3 x 2 contra o Cândido Ferrari, de Paulista. Na semifinal, o placar foi de 3 x 0, contra a equipe Unicap B. A Universidade já tem tradição no tênis de mesa. A equipe adulta feminina é a atual pentacampeã estadual.

Coordenador do Intervozes faz palestra na Católica
Por Manoela Carina

IntervozesEstudantes do curso de Jornalismo da Católica e professores da graduação participaram sexta-feira (1º), às 19h, na sala 510 do bloco A, da palestra “Quem Tem Direito à Comunicação no Brasil?”, dirigida pelo coordenador executivo do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, Diogo Moyses.

Segundo Moyses, a comunicação é o setor mais importante da atualidade. “Não é à toa que a pauta nº 1 de importados dos EUA são os produtos audiovisuais. Hoje, ouvimos a música americana como se fosse a nossa música”, ressaltou. Ele se referiu ainda à comunicação como um ambiente de exercício do direito. “Isso é mais do que ter acesso à mídia, é entender e saber mexer com a técnica. A maioria das pessoas não entende os recursos utilizados pela TV e não compreende os controles da programação”. De acordo com ele, os conteúdos da TV brasileira ferem os princípios da Constituição e a comunicação ainda não é reconhecida como direito de todos.

Em outubro do ano passado, o Intervozes, juntamente com mais cinco ONGs e o Ministério Público Federa,l entrou como uma ação civil contra o apresentador João Kleber e a Rede TV!. Os três programas, Teste de Fidelidade, Tardes Quentes e Eu Vi na TV, exibidos na emissora faziam uso ilegal da concessão pública, pois violavam os direitos humanos e produziam preconceito e incentivavam a violência e a homofobia.  Além de pedir a suspensão imediata do programa, a liminar exigiu que fosse exibido, durante 60 dias, programas sobre direitos humanos, como direito de resposta e que fosse custeado pela emissora.

A TV digital também foi pauta das discussões. Segundo Moyses, ela é mais que uma melhoria na qualidade da imagem; promove interação dos conteúdos e permite que o veículo seja provedor de serviços de interesses públicos, como se tem na internet. “Se não houver uma regulamentação de mercado e se este não se transformar em uma política pública, continuaremos apenas com a participação para votar no Big Brother”, alerta.

A integrante do Intervozes em Pernambuco e ex-aluna do curso de Jornalismo da Católica, Rosário Pompéia, esteve presente e divulgou a campanha “Quem Financia Baixaria é contra a Cidadania”, organizada por várias entidades nacionais envolvidas com direitos humanos. A iniciativa permite que os telespectadores, através do telefone 0800619619, denunciem os programas considerados baixarias. Em breve, será divulgado o Ranking Regional dos programas locais e uma comissão, formada por especialistas no assunto, fará uma análise dos conteúdos, que será enviada ao Ministério Público.

Inscrições  para mestrados vão até o dia 15
Por Arthur Cunha

As inscrições para os mestrados em Desenvolvimento de Processos Ambientais e em Engenharia Civil estão abertas até o dia 15 de dezembro. Já os interessados em participar da seleção para o Mestrado em Ciências da Religião têm até o dia 5 de janeiro para se inscrever. A inscrição deve ser feita pelo site da Unicap (www.unicap.br) e a documentação deverá ser entregue na Secretaria da Pós-graduação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 10h30 e das 14h15 às 16h30, na sala 303, no terceiro andar do bloco G4 da Católica. Confira abaixo a lista dos cursos, período de inscrição e vagas. Informações pelo telefone (81) 2119-4369.

Desenvolvimento de Processos Ambientais
Inscrições: até 15 de dezembro
Vagas: 20

Engenharia Civil
Inscrições: até 15 de dezembro
Vagas: 18

Ciências da Religião
Inscrições: até 5 de janeiro
Vagas: 20

Católica abre inscrições para quatro MBAs
Por Glaucio Alves

A Católica está com inscrições abertas para quatro MBAs: Planejamento e Gestão Ambiental; Gestão em Serviços de Saúde; Planejamento e Gestão de Eventos e em Gestão de Negócios. As inscrições devem ser feitas através do site www.unicap.br.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, também disponível no site, e anexar original e cópia do diploma, do histórico escolar e do documento de identidade e CPF. Também devem anexar o curriculum vitae e uma fotografia 3x4 recente.

Os documentos devem ser entregues no Espaço Executivo, no térreo do bloco G4, localizado na Rua Almeida Cunha, 245, Boa Vista. O horário da entrega é das 9h às 13h e 14h às 17h30. Informações pelo telefone 2119-4344.  

Flui arrecada presentes de Natal
Por Arthur Cunha

Vinculado à Pastoral da Católica, o Fórum Latino Americano de Universitários Inacianos (Flui) está arrecadando presentes de Natal para crianças carentes de uma creche na comunidade do caranguejo, em Olinda, - por meio da campanha “Neste Natal transforme, doe um presente”.

Os interessados em contribuir com a iniciativa devem dirigir-se à sala da Pastoral, no térreo do bloco A, onde há uma árvore de Natal com os nomes das setenta crianças da creche. Em seguida, a pessoa deve pegar um dos nomes, comprar um presente entre R$ 5,00 e R$ 10,00 e entregar no mesmo local. A campanha tem validade até o dia 8 de dezembro, já que no primeiro final de semana de dezembro o Flui realiza a festa de Natal da creche.

Criado em 1993 com o objetivo de promover uma rede de intercâmbio entre universidades jesuítas da América Latina, o Flui desenvolve trabalhos voluntários em comunidades carentes não apenas no Natal, mas durante todo o ano.

CGC lança Campanha de Natal 2006
Por Manoela Carina

Arquivo/NatalA Coordenação Geral Comunitária (CGC) da Católica lança a Campanha de Natal 2006. Como nos anos anteriores, ela conta com a ajuda da comunidade acadêmica para arrecadar o maior número de donativos para ajudar as pessoas carentes. Este ano, a CGC fará um natal mais feliz para 77 idosos do Asilo Nossa Senhora de Lourdes, uma associação filantrópica, localizada em Peixinhos, Olinda.

A CGC já começou a arrecadar os donativos que podem ser alimentos não-perecíveis, como leite, aveia, maisena, adoçante etc; materiais de limpeza e higiene pessoal, como sabonete, desodorante, colônia etc e fraldas geriátricas. As doações podem ser entregues até o dia 20 de dezembro na sala da CGC, que fica no térreo do bloco B, das 8h às 12h e das 14h às 22h. Informações pelo telefone 2119.4186.

  versão para impressão 


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0