Instituto Humanitas Unicap celebra a Semana Laudato Si

Instituto Humanitas Unicap celebra a Semana Laudato Si

O Instituto Humanitas Unicap iniciou, nesta segunda-feira, 18 de maio, a celebração da Semana Laudato Si, Encíclica do Papa Francisco que aborda o cuidado da casa comum. Assim como o documento papal, publicado em 18 de junho de 2015, a semana, que trata da atual crise de forma integral, sem segmentar aspectos como meio ambiente e crise econômica, abriu a programação com uma live do Padre Francisco Bispo da Silva, da diocese de Pesqueira, interior de Pernambuco, sobre povos indígenas e continua com mais lives durante a semana (veja a programação abaixo).

O Pró-reitor Comunitário e coordenador do Instituto Humanitas Unicap, Padre Lúcio Flávio Ribeiro Cirne, destaca que a Semana faz parte de um chamamento global feito pelo Papa Francisco para que seja discutida a Encíclica, que tem um forte apelo socioambiental. Segundo Padre Lúcio, diversas organizações da sociedade civil, instituições de ensino e movimentos sociais no mundo estão debatendo a Encíclica. “Essa Encíclica trata da crise socioambiental que nós estamos vivendo, que não é uma crise apenas ecológica num sentido naturalista. É uma crise mais ampla, global, que envolve aspectos do meio ambiente em sua consideração físico-biológica, como também seu aspecto social”, diz o Pró-reitor, ao destacar que, a rigor, não existem crises, mas apenas uma única, com componentes interligados, o que provoca a comunidade acadêmica a abordá-la com diferentes contribuições de cada área do conhecimento.

“Não há duas crises separadas, alerta o Papa Francisco, uma ambiental e outra social. Há uma única e complexa crise socioambiental. Dada a sua complexidade, o caminho para as soluções requer uma abordagem integral. É a ecologia integral proposta na Encíclica, uma ecologia que leva em consideração aspectos ambientais, socioculturais, econômicos e políticos, para combater simultaneamente a injustiça social – ouvir o grito dos pobres e cuidar da natureza – escutar o gemido da nossa mãe Terra”, completa Padre Lúcio, ao salientar que o título da Encíclica foi inspirado na oração de São Francisco de Assis, considerado o padroeiro da Ecologia.

“Tudo está conectado, nos diz a Encíclica, adotando um pressuposto básico do paradigma ecológico: a teoria dos sistemas. Como a crise é sistêmica, não dá para tratar unilateralmente as questões. Nenhuma abordagem isolada dará conta da complexidade dos problemas que hoje enfrentamos. Por isso, precisamos de um verdadeiro mutirão de conhecimentos, uma abordagem multidisciplinar, e a Universidade é um espaço privilegiado para o estudo, a pesquisa e a produção de conhecimentos que possam apontar concretamente para soluções, sem romper com o vínculo do saber popular, do conhecimento genuíno das comunidades tradicionais”, completa Padre Lúcio.

Expectativa positiva online – A Semana Laudato Si, celebrada pelo Instituto Humanitas Unicap, está sendo realizada completamente online. O Pró-reitor Comunitário avaliou positivamente a experiência e disse que essa mudança, em virtude da pandemia do novo coronavírus, permitiu a participação de um público que não poderia estar presente na universidade.  “O que seria um limite, a ausência física das pessoas, converteu-se num ganho. Se fosse presencial, talvez a participação não fosse tão ampla como foi, favorecida pelos meios de comunicação online”.

Para participar da programação, é muito fácil. Se o acesso for pelo celular, é necessário baixar o Google Meet e acessar o link da live que lhe interessar. Se o acesso for pelo computador, basta clicar no link que abrirá o navegador de internet na live. Ainda há possibilidade de compartilhar os links com amigos e colegas de estudos.

Live: Mudanças climáticas, pandemias e o antropoceno

Palestrante: Prof. Fábio José de Araújo Pedrosa

Data: 20 de maio (quarta-feira), às 17h

Link de acesso: meet.google.com/atz-jfvx-gve

Live: A Encíclica Laudato Si e a questão ambiental: o que está acontecendo na nossa casa?

Palestrante: Profa. Cynthia Suassuna

Data: 21 de maio (quinta-feira), às 17h

Link: meet.google.com/erj-sjeo-iqz

Live: TVDH Direitos Humanos na Laudato Si

Palestrantes: Pe. Lúcio Flávio, Prof. Manoel Moraes, Fátima Brayner

Mediação: Profa. Andrea Trigueiro

Data: 21 de maio (quinta-feira), às 18h

Link: https://bit.ly/2LFaBP6

Live: O Modelo de Economia Segundo a Laudato SI’

Palestrante: Prof. Valdeci Monteiro dos Santos

Data: 22 de maio (sexta-feira), às 17h

Link: meet.google.com/cxq-vepm-asu