Portal de Conferências da Unicap, IV Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina

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A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS A PARTIR DAS AÇÕES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NO ESTADO DE ALAGOAS
Amanda Montenegro Lemos de Arruda

Última alteração: 2019-07-11

Resumo


A educação tem sido proclamada como uma das áreas-chave para enfrentar os novos desafios gerados pela globalização e pelo avanço tecnológico na área da informação.
Neste cenário, observa-se uma ampliação do conceito de Educação, que não se restringe mais aos processos de ensino-aprendizagem no interior de unidades escolares formais,
transpondo os muros da escola para os processos organizativos da sociedade civil, ao redor de ações coletivas dos movimentos sociais. Cumpre destacar ainda que o fenômeno da jurisdição do social, que se instalou na sociedade brasileira atual, criou
canais específicos para o acolhimento das demandas populares, atribuiu ao judiciário o papel de catalizador das ações que buscam resolver os conflitos sociais e conferiu às
assessorias especializadas dos movimentos o papel de encaminhadoras, tradutoras e intérpretes das demandas populares. A relevância social da temática está na dívida
histórico-social com gerações de sujeitos em situação de vulnerabilidade social que não têm conhecimento dos seus direitos fundamentais. Esta precarização é ainda reforçada
por um conformismo culturalmente presente neste ambiente social, sendo este último aspecto intimamente ligado à ausência de uma política efetiva de educação em direitos
humanos. O objetivo desse trabalho é o de interpretar os aspectos relativos à dimensão político-social da educação em e para os Direitos Humanos. O foco do trabalho, portanto, é fornecer elementos que contribuam para fundamentar a noção de Direitos Humanos e as práticas que ela enseja, a fim de ressaltar sua importância e significado na educação de sujeitos em situação de vulnerabilidade social. Deseja-se proporcionar
acesso a aspectos históricos, filosóficos e políticos que estão implicados no uso da noção e das práticas em Direitos Humanos pelas ações dos movimentos sociais e da organização da sociedade civil no Estado de Alagoas. Portanto, para a concretização da cidadania, promoção e redução das violações dos direitos humanos, é fundamental o reconhecimento de tais valores. A presente pesquisa será exploratória no intuito de
desenvolver e esclarecer conceitos e ideias relativas ao problema a partir do levantamento bibliográfico e documental, identificando os conceitos, atores, ações e as formas de intervenção do referido projeto em estudo quanto à efetivação das práticas cidadãs e humanistas. A pesquisa ainda se apresentará como explicativa, porque procurará identificar, a partir do levantamento de dados, se a educação popular emdireitos humanos será um fator importante para o empoderamento e efetivação dos direitos humanos destes sujeitos.

Palavras-chave


Educação. Direitos humanos. Cidadania. Movimentos sociais. Organização da Sociedade Civil.