Portal de Conferências da Unicap, IV Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina

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Descolonizar a cultura: os mestres e as mestras dos saberes populares tradicionais na Escola Básica e as práticas socioeducativas no Extremo Sul da Bahia
Francisco Antonio Nunes Neto

Última alteração: 2019-07-09

Resumo


O objeto da pesquisa do projeto em desenvolvimento problematiza a introdução dos mestres e das mestras dos saberes populares tradicionais das comunidades remanescentes de quilombo Helvécia, Arara e Rio do Sul e indígenas Maxakali e Pataxó no contexto dos processos de ensino-aprendizagem na Escola Básica no Extremo Sul da Bahia. Para tanto, parte da constatação sobre a importância da implementação de currículos educacionais que dialoguem com as questões teórico-metodológicas elaboradas nas pesquisas e nos estudos sobre descolonização. Igualmente, tendo em vista as determinações das Leis 10.639/03 e 11.645/08, a pesquisa de que trata o projeto buscará – ultrapassando a etapa da constatação sobre a necessidade e importância da introdução das histórias e culturas africanas, afro-afro-brasileiras e indígenas nos currículos escolares da Educação Básica – analisar de que maneira, em que medida e em quais sentidos os saberes populares tradicionais em trânsito nas comunidades quilombolas e indígenas podem ser estruturantes da reformulação curricular na Bahia. Neste sentido, ao problematizarmos a introdução dos mestres e das mestras dos saberes populares tradicionais daquelas comunidades nos contextos dos processos de ensino-aprendizagem na Educação Básica, visamos, para além de estabelecer o mapeamento de práticas socioeducativas, identificar como estas podem, a um só tempo, acionar e articular outras estratégias epistemologias na promoção de uma educação diversa, plural, polifônica, inclusiva, intercultural e emancipatória. Numa visada, a pesquisa se dedica a problematizar a introdução de outras perspectivas epistemológicas em espaços formais de escolarização, de modo a garantir que os diversos sujeitos sintam-representados e protagonistas de suas experiências cotidianas de aprendizagem, praticando, significativamente, uma vida cidadã, acionandopara isso, os repertórios culturais que lhe permitam a construção identidades socioculturais positivas em aldeias indígenas, em áreas remanescentes de quilombos rurais ou urbanos, em terreiros de candomblés, em assentamentos e em outros espaços de sociabilidades. Em uma síntese, no trabalho de enfrentamento e combate às desigualdadeshistórico-sociais em países subdesenvolvidos como os da latino-américa, precisamosacionar estratégias que efetivem, em bases significativas e equitativas, o acesso aos bens,patrimônios e repertórios culturais aos diferentes povos, de tal maneira a possibilitarmonosa garantia dos nossos direitos humanos.