Última alteração: 2019-07-16
Resumo
O Brasil tem apresentado nas últimas três décadas alarmantes índices de violência e criminalidade, especialmente nas capitais e suas regiões metropolitanas.
Com base nesse aspecto, alguns governos estaduais buscaram implementar políticas públicas no sentido de gerenciar, melhor e aplicar os recursos destinados à segurança pública de forma racional e com mais efetividade. O fenômeno da criminalidade desponta neste início de século como um dos principais problemas vividos pelos habitantes das grandes cidades. Diversas ciências têm se dedicado ao estudo deste tema, mas somente nas últimas décadas a Engenharia Cartográfica vem explorando a dimensão espacial da criminalidade através da Cartografia do Crime. No escopo desta perspectiva surgem diversas contribuições para o estudo espacial da criminalidade. Desta feita, o objetivo do trabalho é explorar a distribuição espacial dos homicídios nos bairros de Casa Amarela, Nova descoberta e Morro da Conceição localizados na cidade do Recife usando mapas gerados através do estimador de densidade Kernel. Para tanto, utilizou-se de técnicas de análise espacial, tendo com auxílio o Sistemas de Informações Geográficas e a estatística espacial. Como abordagem
metodológica
Violência e criminalidade são temáticas abrangentes e, de acordo com a abordagem
utilizada, podem ser explicadas sob diferentes vertentes.
, utilizou-se dados censitários fornecidos pelo IBGE, base de dados
estatísticos provenientes das ocorrências criminais obtidos junto ao 11° Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, confecção dos mapas de calor e por fim a análise dos resultados utilizando-se a teoria ecológica do crime. Fizemos uso também de relatos de diversos atores da cidade, uma vez que seus posicionamentos foram importantes para ajudar a entender a dinâmica da violência criminal na cidade. Os resultados da pesquisa mostram que as ocorrências criminais relacionadas aos homicídios se concentram numa área onde os níveis de renda, escolaridade e instrução são baixos. Observou-se também que os homicídios de modo geral, distribuem-se diferentemente dos crimes contra o patrimônio, e que em muitos casos essa diferenciação pode estar relacionada a fatores sociais, econômicos e de infraestutura urbana do bairro. É importante acrescentar que aocorrência de alguns tipos de crimes segue padrões específicos. Assim, nesse estudo, foi preciso questionar as fontes de dados pesquisadas, o porquê da ocorrência diferenciada dos crimes nos bairros, possíveis vítimas e agressores, porque alguns crimes tiveram maior visibilidade que outros, qual a relação com as desigualdades sociais, qual a análise sobre os tipos de homicídios. Os resultados do estudo apontaram que a violência registrada em Recife, em especial na dimensão dos bairros estudados, se distribui de forma diferenciada no espaço urbano, e tem provocado, sobretudo, medo e insegurança na população. Portanto, o presente estudo contribuiu para alerta os governantes a implementarem políticas públicas de segurança, nas áreas urbanas onde se encontram os maiores índices de criminalidade.